O protocolo J.A indicado para o controle e tratamento da tristeza parasitária bovina é a utilização de Ganavet Plus, babesicida à base de Diminazeno e Fenazona, associado ao Diclotril, antimicrobiano e anaplasmicida à base de Enrofloxacina e Diclofenaco de Sódio.
O Imidofort B12 é um medicamento hemoparasiticida injetável, indicado no tratamento da Anaplasmose e da Babesiose dos bovinos, enfermidades hemolíticas conhecidas popularmente como TPB (Tristeza Parasitária Bovina). “Com o Imidofort B12, o produtor tem em mãos o tratamento completo da doença.
Os primeiros sintomas da doença começam com os animais se separando dos demais, têm o apetite deprimido, permanecem constantemente de cabeça baixa, orelhas caídas, dificuldade de respiração (dispnea) emagrecimento rápido, e em alguns casos a morte.
A doença é também conhecida como Mal Triste ou Tristezinha. Os principais sinais clínicos da Tristeza Parasitária Bovina são, principalmente, febre, icterícia e anemia.
O protocolo J.A indicado para o controle e tratamento da tristeza parasitária bovina é a utilização de Ganavet Plus, babesicida à base de Diminazeno e Fenazona, associado ao Diclotril, antimicrobiano e anaplasmicida à base de Enrofloxacina e Diclofenaco de Sódio.
A tristeza parasitária bovina é um complexo de duas enfermidades causada por agentes etiológicos distintos, a babesiose e anaplasmose. Embora os causadores sejam diferentes os sinais clínicos são similares.
A vacinação deve ser feita nos bovinos a partir dos três meses de idade sob a orientação do médico-veterinário. A vacina deve ser descongelada em banho-maria (38ºC a 40ºC) e transferida para o frasco com diluente para aplicação nos animais.
É importante a utilização de esterqueiras ou biodigestores para evitar a proliferação de moscas hematófagas que se desenvolvem nas fezes e restos alimentares dos animais, o que auxiliará na prevenção da ocorrência da anaplasmose bovina.
O Imizol é referência quando falamos em quimioprofilaxia da tristeza parasitária, sendo diretamente eficaz contra a anaplasmose e a babesiose, evitando perdas no rebanho e garantindo eficácia no tratamento.
Os medicamentos mais eficazes contra depressão, de acordo com o estudo, são: agomelatina, amitriptilina, escitalopram, mirtazapina e paroxetina. Já os menos eficazes são: fluoxetina, fluvoxamina, reboxetina e trazodona.
Izoot B12 50ml é indicado para o tratamento e prevenção da tristeza parasitária (babesiose e anaplasmose) em bovinos. Mas também é recomendado para o tratamento da piroplasmose em equinos e da babesiose em cães.
Para o tratamento a J.A Saúde Animal sugere o uso do Ganavet®, medicamento composto por Diminazeno e Fenazona, indicado para casos de Babesiose em bovinos, devendo ser utilizado na dosagem de 1 ml/20kg (3,5mg/kg) via intramuscular em dose única.
Quais principais sintomas de um animal com tristeza parasitária bovina?
Os principais sinais clínicos encontrados nos animais doentes são febre, anemia, fraqueza, apatia e pelos arrepiados (sem brilho, fracos etc). Muitos animais ficam tão debilitados que não toleram nem o manejo, como por exemplo deslocamentos do pasto até as mangas do curral e acabam ficando para trás.
O tratamento para babesiose pode ser feito com diaceturato de diminazeno na dose de 3,5 a 7 mg/ kg ou imidocarb na dose de 1 a 3 mg/kg. Não se deve utilizar imidocarb em animais debilitados devido ao risco de intoxicação.
O Ranivet 80mg é um medicamento indicado para diminuir a secreção gástrica. Recomendado nos casos de esofagite, refluxo gastroduodenal e distúrbios de refluxo gastresofágico.
BABESIN é uma solução injetável e específica para o combate da Piroplasmose, causada por Babesias e tripanosomíase (mal de cadeiras), em bovinos, equinos, ovinos e cães. BENEFÍCIOS: Contém pirazolona para combater a febre e suas consequências.
O período de incubação varia de 7 a 14 dias. É interessante saber que a Babesia bovis é inoculada nos bovinos por larvas do carrapato e Babesia Bigemina por ninfas (CARLSON, 2006; FARIAS, 2001).
A tristeza gera em nosso organismo uma diminuição muito notável de energia. Além disso, sentimos a necessidade de limitar nossas relações sociais, que nos incomodam, o barulho pode até nos perturbar, até mesmo o de nosso próprio ambiente se torna algo ruim, e preferimos de longe a solidão.
O que causa a tristeza? A causa pode estar ligada, por exemplo, à perda de alguém querido, término de um relacionamento, frustração no trabalho ou com a carreira, problemas de performance, infelicidade com as conquistas pessoais, traumas e conflitos internos mal resolvidos.