- O Rio São Francisco é carinhosamente chamado de "Velho Chico". - É também conhecido como "Nilo brasileiro", por tornar férteis suas margens em tempos de cheia.
O rio São Francisco (popularmente conhecido por Velho Chico), é um dos mais importantes cursos de água e quarto maior rio do Brasil e da América do Sul.
A bacia do São Francisco ocupa uma área de 645.067 quilômetros quadrados e passa por cinco estados brasileiros: Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Aliás, suas águas formam a divisa natural entre esses dois últimos.
A NASCENTE HISTÓRICA - O rio São Francisco nasce na serra da Canastra e vem em corredeiras até suas águas cairem de 162,8 metros de altura para formar a Casca D´Anta. Percorre 98,12km até chegar na confluência com o rio Samburá.
Velho Chico | Conheça o caminho do RIO SÃO FRANCISCO
Que rio brasileiro é chamado de Velho Chico e por que esse rio se comporta?
Curiosidades sobre o Rio São Francisco
- O Rio São Francisco é carinhosamente chamado de "Velho Chico". - É também conhecido como "Nilo brasileiro", por tornar férteis suas margens em tempos de cheia.
Foz do Rio São Francisco entre Alagoas e Sergipe. O Rio São Francisco possui sua foz (local onde ocorre o deságue do curso d'água) entre os estados do Alagoas e Sergipe. Depois de percorrer quase três mil quilômetros, o rio deságua no Oceano Atlântico, tornando-se, portanto, uma divisa natural entre os estados.
O Rio Amazonas, com quase 7 mil quilômetros, é o de maior extensão no Brasil e no mundo. Possuindo mais de mil afluentes, tais como o Madeira, o Negro e o Japurá, ele detém a sua nascente do Rio Apurímac, na Cordilheira dos Andes (sul do Peru), desaguando Oceano Atlântico.
Cientistas acreditam que a cor vermelha da água é resultado da mistura de microalgas com sedimentos. A temperatura do corpo d'água varia entre 40ºC e 50ºC. Reza a lenda local que a lagoa pertence ao diabo, que tingiu as águas de vermelho como um aviso a qualquer visitante.
Maior rio do Brasil: rio Amazonas, que possui extensão de 6.992 km e banha os estados do Amazonas e do Pará, na região Norte do Brasil. Possui mais de 1.000 afluentes e é considerado o mais longo e mais volumoso rio do mundo.
Bem-humorado e perverso, ele habita o rio, de onde raramente se ausenta, e se diverte assustando pescadores e pregando peças. Segundo a lenda de origem desconhecida, ele chega a virar a canoa dos pescadores que se recusam a lhe fornecer peixe.
O Velho Chico foi descoberto por Américo Vespúcio. Em suas margens pernambucanas formou o primeiro povoamento que usaria suas águas como fonte de vida. O rio São Francisco caminha para o mar, irriga a terra árida e realiza um verdadeiro milagre de São Francisco: dá vida ao sertão.
O Velho Chico, como é conhecido, nasce na Serra da Canastra, em Minas Gerais e percorre Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe até chegar à foz, na divisa entre esses dois últimos estados.
“Os nossos novos dados confirmaram que o rio Amazonas é mais velho, mas também apontam para uma expansão de prados – terrenos de vegetação baixa – durante o Pleistoceno (entre 2,588 milhões e 11,7 mil anos atrás) que não era conhecida antes.
Para quem não se lembra, o livro do Êxodo na Bíblia, especificamente o capítulo 7 versículo 21, conta como o Nilo ficou vermelho quando Moisés bateu no rio com o seu cajado fazendo com que a água se transformasse em sangue, deixando assim os habitantes da região sem ter onde beber para se hidratarem.
A profecia de Moisés foi constantemente recordada por estes dias, no entanto, evidência científica mostra que a cor da água não tem a ver com uma maré de sangue, mas sim com uma “maré vermelha”. Segundo o Live Science, “o súbito aparecimento de águas vermelhas pode ser causado pela proliferação de algas vermelhas”.
Como uma pesquisa no Google já consegue mostrar, não há notícias locais afirmando que o rio Nilo teria ficado vermelho recentemente, o que já é um forte indício de que a suposta profecia não ocorreu.
O Rio Sucuri, localizado em Bonito/MS, possui uma das águas mais cristalinas em todo o mundo e por isso encanta as pessoas que têm a oportunidade de conhecê-lo.
Qual o único rio que não deságua no mar no Brasil?
Ao contrário da maioria dos rios do Brasil, o Tietê se volta para o interior e não para o oceano, caracterizando, dessa forma, um rio com drenagem endorreica, característica que o tornou um importante instrumento na colonização do Brasil.
O principal curso d'água responsável pelo abastecimento da capital estadual é o rio Pratagy. Observa-se a presença de lagoas na paisagem maceioense, entre as quais se destaca a lagoa Mundaú.
Qual é a cidade de Alagoas que faz divisa com a Bahia?
Delmiro Gouveia: Com mais de 50 mil habitantes é a cidade mais populosa e mais influente do sertão de Alagoas. De clima semiárido, a cidade faz divisa com a Bahia e tem como uma das atrações do lugar estão parte do cânion do Rio São Francisco.