O rio Danúbio é favorável à navegação em grande parte de seu trajeto. Sua nascente está localizada na Floresta Negra, em território alemão. O rio possui 2850 quilômetros de extensão até desaguar no mar negro.
O Danúbio, que começa na Floresta Negra, na Alemanha, e deságua no mar Negro, atravessa quatro capitais européias: Bratislava (Eslováquia), Viena (Áustria), Budapeste (Hungria) e Belgrado (Sérvia).
O rio passa por diversas capitais da Europa e constitui a fronteira natural de dez nações. As mais importantes cidades nas suas margens são Ulm, Ingolstadt, Ratisbona, Linz, Viena, Bratislava, Budapeste, Vukovar, Novi Sad, Belgrado, Ruse, Brăila e Galați.
Mas, e o nome floresta negra? Diferente do que muitos imaginam, o bolo não recebeu esse nome em referência à Floresta Negra (sim, ela existe!). Algumas teorias afirmam que a sua nomenclatura foi baseada no licor de cerejas Ginja, muito típico daquela região, também conhecido como Schwarzwälder Kirsch.
Localizada no sudoeste da Alemanha, no estado de Baden-Württemberg, a Floresta Negra (Schwarzwald, em alemão) é uma região peculiar na Alemanha, com sua natureza encantadora e tradições locais preservadas.
FLORESTA NEGRA O CENARIO DE FAMOSOS CONTOS DE FADAS QUE EXISTE DE VERDADE
O que significa Floresta Negra?
A Floresta Negra (em alemão: der Schwarzwald) é uma cordilheira do sudoeste da Alemanha, no estado (Land) de Baden-Württemberg, coberta por uma floresta boreal. Ela é separada pelo vale do Reno do maciço dos Vosges, de que retoma a forma triangular e o tipo de relevo, mais elevado ao sul.
O rio Danúbio possui 2850 quilômetros quadrados de extensão, ao todo é divisa natural de 10 países europeus. Também é muito conhecido pelo seu alto potencial de navegação.
Depois do rio Volga, o Danúbio é o segundo maior em comprimento do continente europeu, mais especificamente tem uma extensão de 2888 km. Esta via fluvial tem uma dimensão internacional, já que suas águas atravessam um total de 10 países europeus e sua bacia hidrográfica está relacionada a 19 países.
E, embora o Canal do Danúbio não seja ideal para nadar, há praias aqui, incluindo clubes de praia que servem bebidas aos banhistas. O rio Danúbio, ao norte do centro da cidade, parece menos urbano.
Rio Volga (Rússia): desempenha um importante papel como via de navegação dentro do continente europeu. O rio possui 3 688 km, o que faz com que ele seja o maior do continente.
1. Amazonas: duas vezes o maior do mundo. Além de ser o mais extenso do mundo, superando o rio Nilo em quase 140 quilômetros, o Amazonas também detém o título de rio com o de maior volume de água do planeta, segundo informa o Inpe.
Ouça o texto abaixo! Rio Amazonas é o mais extenso do mundo, percorrendo 6992 km desde a cordilheira dos Andes, no Peru, até a região da ilha de Marajó, no norte do estado brasileiro do Pará.
Qual o maior rio do Brasil, Amazonas ou São Francisco?
Conhecido carinhosamente como “Velho Chico”, o Rio São Francisco é o maior rio totalmente brasileiro e de extrema importância para a Região Nordeste do país.
Os principais rios navegáveis da região amazônica são o Solimões/Amazonas, o Negro, o Branco, o Madeira, o Purus e o Juruá, e a navegação hidroviária é o único meio de acesso a quase totalidade dos municípios da região.
Qual o rio mais extenso que passa apenas no Brasil?
O rio Amazonas é o mais extenso e o mais caudaloso (maior vazão de água) rio do mundo, estendendo-se por 6.992 km desde a sua nascente na parcela peruana da cordilheira dos Andes até a sua foz na ilha do Marajó, entre os estados brasileiros do Amapá e do Pará.
O nome Floresta Negra originou-se da grande quantidade de pinheiros escuros que crescem na região. Mas vale ressaltar que a floresta em si não tem nada de escura. Na verdade, essa é a região que mais recebe sol na Alemanha, propiciando o cultivo de uva e a produção de vinho.
A teoria sugere que o universo pode estar cheio de civilizações tecnologicamente avançadas, mas que elas permanecem ocultas, tornando o cosmos uma "floresta negra" aparentemente vazia e silenciosa.