Fabricar o sal mais caro do mundo pode levar até 50 dias
O Korean Bamboo Salt é um produto de luxo que pode custar mais de US$ 100 por frasco. ...
A fabricação do sal começa com o corte de troncos de bambu em cilindros, deixando uma extremidade fechada e enchendo-os com sal marinho da costa oeste da Coreia do Sul.
O sal marinho, como o próprio nome sugere, é o tipo de sal que resulta da evaporação da água do mar. Ele não passa pelo processo de refinamento, o que o torna mais puro. Também, costuma apresentar um sabor menos salgado que o sal refinado.
O sal de bambu desintoxica o corpo, protege os vasos e células do sangue de bactérias e toxinas e também aumenta a resistência aos antibióticos do corpo. Ele também atua como um coagulador do sangue e ajuda a combater a infecção bacteriana.
Para fazer o sal de bambu, o sal marinho deve ser torrado repetidamente dentro do bambu a temperaturas acima de 800 graus Celsius. O objetivo é enriquecer o sal com minerais e reduzir a toxicidade. Mas dependendo de onde você o compra, o sal de bambu roxo pode custar mais de 10 vezes o preço do sal rosa do Himalaia.
QUAL O MELHOR SAL PARA NÃO CORRER RISCO DE SAÚDE? | Peter Liu
Como fazer sal na Natureza?
i. Processo comum O processo de extração do sal marinho divide-se em três etapas: a concentração da água do mar, a cristalização do cloreto de sódio e a colheita e lavagem. A água do mar é exposta ao sol para evaporar e aumentar a concentração em sal.
O bambu não é árvore, mas ele também forma maciços florestais, chamados de bambuzais, que se renovam pela brotação de novos colmos a partir dos rizomas subterrâneos. A brotação ocorre uma vez por ano, sempre na mesma época.
O bambu é uma planta que pode ser usada de diversas maneiras na construção civil, podendo fazer parte de estruturas, paredes, telhados, revestimentos, rodapés, pisos e até mesmo móveis.
A Essência Bamboo é um aroma que alivia o estresse, traz proteção, serenidade, calma, harmonia e sorte. Essência Bamboo também é capaz de refrescar seus ambientes sem sobrecarregar os sentidos.
Tradicionalmente, o extrato de seiva de bambu favorece uma ação de firmeza sobre a pele. O pó extraído da seiva de bambu é utilizado para matificar quando é fino e para esfoliar quando é grosso.
Segundo Feng Shui, o bambu tem o poder de transmutar a energia do ambiente, fazendo circular as energias estagnadas e é por isso que é bom ter uma plantinha dessas em casa. Mesmo sendo uma planta forte, ela precisa de cuidados, pois se ela morrer, ele significará má sorte.
O sal MARINHO é mais caro do que o sal de cozinha por ser raspado manualmente da superfície de lagos de evaporação. Não é tão processado, preservando mais os sais minerais.
O Korean Bamboo Salt é um produto de luxo que pode custar mais de US$ 100 por frasco. O preço é principalmente ditado pelo demorado processo de fabricação, que envolve assá-lo 9 vezes em cilindros de bambu.
Além disso, a nutricionista alerta, “este é um sal que não contém iodo, então é arriscado para a saúde, porque o sal iodado serve justamente para combater o bócio (aumento do volume da glândula tireóide).
Uma das maiores florestas nativas de bambu do planeta localiza-se na Amazônia Sul-Ocidental e engloba parte do estado do Amazonas e a maior parte do estado do Acre, além de áreas vizinhas em Pando, na Bolívia, e Madre de Dios, no Peru. Nessa região, ocorrem grandes concentrações de bambus nativos do gênero Guadua.
Acredita-se que a China tenha sido o local onde essa planta foi cultivada pela primeira vez, há mais de 5.000 anos (Longhi, 1998). Desde então, o Bambu desempenha papel crucial na cultura e ideologia chinesa, permeando escritas, pinturas e poesias (Yang e Hui, 2010).
O sal vegetal é feito a partir do processamento das folhas do aguapé, uma espécie aquática que prolifera na superfície das lagoas locais. A planta boia, com as folhas visíveis, e a raiz, submersa. A produção do condimento é uma atividade feminina e leva vários dias.
Vejamos: o sal usado no preparo de alimentos tem origem no mar. Está diluído na água (por isso ela é salgada) e, de maneira simplificada, é por meio da evaporação, ou seja, da separação da mistura formada por sal (sólido) e água (líquida), que o homem obtém o produto.
No plano nacional, o Rio Grande do Norte continua como o maior produtor de sal marinho, com uma produção estimada em 4.436 mil t, representando 95,9% da produção nacional de sal marinho, tendo o município de Macau contribuído com 1.744 mil t (39,3%), seguido de Mossoró com 1.278 mil t (28,8%); Areia Branca, 704 mil t ( ...
O sal marinho contém a mesma quantidade de sódio que o sal refinado. No entanto, esse tipo de sal não passa pelo processo de refinamento, contendo um pouco mais minerais que o sal refinado. Além disso, o sal integral não possui aditivos e sua textura varia entre flocos, grãos grossos ou finos.
O sal integral tem mais de 20 minerais; Enquanto que o sal de cozinha comum possui muitos aditivos químicos; O verdadeiro sal integral costuma conter cloreto de sódio, sulfato, magnésio, zinco, ferro, cálcio, potássio e manganês; O sal refinado de cozinha possui sódio e iodo.