Sangue arterial é o sangue rico em oxigênio. O sangue arterial circula pelas veias pulmonares e pelas artérias sistêmicas. O termo sangue arterial não significa sangue que circula nas artérias, mas sim sangue rico em oxigênio.
O sangue conduzido pelas artérias, na circulação sistêmica, é chamado de sangue arterial. Por ser proveniente do pulmão, o sangue está rico em oxigênio e demais nutrientes necessários para carrear ao longo do organismo. É um sangue de coloração vermelho vivo.
Em sangue retirado da veia (sangue venoso) o nível de oxigênio cai para próximo de 60%, e os 40% da parte desoxigenada o deixa com a cor vermelho cornalina ou vermelho escuro.
Já o sangue dourado ocorre quando as hemácias não contam com nenhum tipo de antígeno RhD, o que o torna, ao mesmo tempo, muito especial e perigoso para quem o possui.
Sangue venoso é o sangue pobre em oxigênio (carregado com dióxido de carbono), que circula pelas veias sistêmicas e pela árvore arterial pulmonar. O sangue que circula nas veias pulmonares é arterial — rico em oxigênio. O sangue venoso drena para a aurícula direita e o sangue oxigenado drena para a aurícula esquerda.
Glóbulos vermelhos ou hemácias são células que têm a função de transportar oxigênio dos pulmões para os tecidos e gás carbônico dos tecidos para os pulmões. São essas células que dão a cor vermelha ao sangue.
Dentre os tipos sanguíneos raros, muitos consideram que o “sangue dourado” é o mais difícil de ser encontrado. Também chamado de “sangue de Rh nulo”, ele é bastante precioso para salvar vidas, pois pode ser doado a qualquer pessoa dentro da tipagem sanguínea tradicional com Rh positivo e negativo.
O tipo de sangue O é o mais comum em todo o mundo, e é também a tipagem de quase 70% dos sul-americanos. É também o tipo de sangue mais comum nos Estados Unidos e no Canadá. No Brasil, O+ e (com 36% da população) e A+ (34%) predominam.
O tipo de sangue considerado mais raro é o Rh nulo e, para você saber mais detalhes sobre ele, o ideal é consultar um hematologista. Além disso, o médico pode indicar exames para confirmar o seu tipo de sangue, caso deseje.
Diferentemente da hemoglobina comum, no entanto, a metemoglobina não consegue transportar oxigênio para os tecidos do corpo de forma eficiente. Mal oxigenado, o corpo — e o sangue — torna-se azul.
O sangue verde foi causado por uma condição denominada sulfahemoglobinemia, na qual um átomo de enxofre (ao invés de oxigênio) é incorporado à hemoglobina do sangue.
A partir de qual valor a saturação é considerada baixa? Pessoas saudáveis que apresentam valores abaixo de 95% já podem indicar uma baixa saturação de oxigênio e que algo está impedindo a passagem do oxigênio para o sangue. Nesse caso, é importante investigar o que está causando o quadro.
Quando somos concebidos, metade de nosso material genético vem de nossa mãe, e a outra metade, de nosso pai. Herdamos de cada um deles um conjunto completo de informação genética. Sendo assim, cada um de nós carrega dois conjuntos de informação genética completos.
Indivíduos tipo A possuem anticorpos naturais contra o antígeno B, e indivíduos tipo B possuem anticorpos contra o antígeno A. Indivíduos do tipo AB não possuem esses anticorpos naturais, e os do tipo O possuem anticorpos contra ambos os antígenos A e B.
No Brasil, os grupos sanguíneos mais comuns são o O e o A. Juntos eles abrangem 87% de nossa população. O grupo B contribui com 10% e o AB com apenas 3%. O sangue O Negativo é conhecido como universal, pode ser transfundido em qualquer pessoa.
Pessoas com tipo sanguíneo O são mais atraentes para o mosquito da dengue. A dengue, uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, tem sido uma preocupação constante no Brasil, levando a um verdadeiro estado de alerta em várias regiões do país.
O doador de sangue tipo O positivo, por exemplo, pode atender à necessidade de receptores igualmente do tipo O+, além do A+, B+ e AB+. Já o O negativo supre a necessidade todos os demais tipos, sejam eles Rh positivo ou negativo. É o chamado doador universal.
O sangue com este pigmento é normalmente denominado hemolinfa. Uma das diferenças da hemoglobina dos vertebrados para a hemocianina é o fato de esta ser um pigmento azulado, pois em vez de ferro, possui cobre em seu princípio ativo, e ao reagir com o oxigênio, fica azulado, e quando livre do oxigênio, fica incolor.
Sem pensar nas extremidades, cabelos e unhas, só a córnea não tem sangue. Ela é uma membrana que fica nos olhos e ajuda a dar foco na visão, não é vascularizada, é muito fininha e sua manutenção é feita por líquidos dos olhos, como a lágrima e o humor aquoso.