Hoje (18), a Igreja Católica celebra santo Arnulfo (ou Arnaldo) de Metz, o padroeiro da cerveja. “Não é o patrono da embriaguez ou dos bêbados porque isso nada tem a ver com a santidade”, ressaltou em um vídeo de 2021 o vice-diretor de Rádio e Televisão da Arquidiocese do México, padre José de Jesús Aguilar.
Centenas de pessoas enchem as ruas para comemorar a protetora dos que bebem e padroeira do vinho, Santa Bebiana. Ao longo do caminho o barril vai sendo recarregado (Foto: Marcos Palacios/Divulgação) Acontece que a santa nem existe. Pelo menos não na Igreja Católica.
Naturalmente, a imaginação do povo escolheu na hagiologia um grupo de ao menos quatro santos católicos com santos protetores da cachaça. São eles: Santa Joana d'Arc, São Benedito, São Jorge e Santo Onofre.
Wolverine de porre - Dizem que o santo protege os bêbados, esse que o diga
Qual santo faz a pessoa parar de beber?
Escreva na parte debaixo de uma imagem de Santo Onofre, o nome da pessoa que tem o vício da bebida, deixe-a no seu quarto e, todos os dias, antes de dormir, reze: "Santo Onofre, sofreste com o vício e sabes o quanto essa doença afeta a saúde e ameaça a dignidade.
Santo Onofre que vencestes o vício do álcool, através da penitência e da oração, olhai para todas as nossas famílias que sofrem por causa desta doença. Afastai delas as terríveis consequências deste mal, que têm causado a destruição de muitos lares.
Com a imposição do consumo da bebida, os portugueses também impuseram São Benedito, filho de um escravo, como padroeiro dos escravos e, por tabela, da aguardente, fazendo nascer daí uma relação bem mais ampla dos negros com o São Benedito, a ponto de surgirem várias irmandades na Bahia.
Hoje (18), a Igreja Católica celebra santo Arnulfo (ou Arnaldo) de Metz, o padroeiro da cerveja. “Não é o patrono da embriaguez ou dos bêbados porque isso nada tem a ver com a santidade”, ressaltou em um vídeo de 2021 o vice-diretor de Rádio e Televisão da Arquidiocese do México, padre José de Jesús Aguilar.
Enquanto desencasavam e saciavam a sede dividindo a bebida, milagrosamente a quantidade de cerveja não diminuía. Esse feito foi atribuído a Santo Arnolfo, por esse motivo é venerado como padroeiro dos cervejeiros.
Depois de sua morte, muitos milagres passaram a ser atribuídos a ele, tanto pelos fiéis católicos, quanto pelos ortodoxos. Hoje em dia, Santo Onofre é invocado como intercessor junto a Deus em favor de quem quer selivrar de vícios, especialmente o alcoolismo, e pelo bem-estar e a união da família.
É sobretudo em França que São Vicente é celebrado como padroeiro do vinho e também da vinha. Em francês, o nome Saint-Vincent soa como “vin saint” (vinho santo) ou “vin cent” (vinho cem), que é sinónimo de abundância.
Data é comemorada nesta quarta-feira (6). Referência mais antiga ao encostar de bocas apareceu em 1.200 a.C, e ato ganhou novos significados ao longo do tempo.
Primeiramente, sabe-se que Zé Pilintra gosta de bebidas alcoólicas bem fortes. Também fala-se sobre sua preferência por bebidas de coco como batidas e caipirinhas. Aliás, ainda fazendo referência às suas características boêmias que adoram bares e botequins, outra bebida muito apreciada por Zé Pilintra é a cerveja.
"Com essa imposição de consumo da cachaça pelos negros, os portugueses também impuseram São Benedito, filho de um escravo, como padroeiro da aguardente, fazendo nascer daí uma relação bem mais ampla dos negros com o santo siciliano, a ponto de surgirem irmandades na Bahia", explica o jornalista e pesquisador.
Santo Onofre, que vencestes o vício do álcool, através da penitência e da oração, olhai para todas as nossas famílias, que sofrem por causa desta doença. Afastai delas as terríveis conseqüências deste mal, que têm causado a destruição de muitos lares.
Junto à imposição de consumo, veio a imposição de São Benedito, filho de um escravizado, como padroeiro da aguardente. E dessa forma, a cachaça passou a ser utilizado em oferendas nas religiões africanas, principalmente no Candomblé, como um pedido de proteção aos Orixás.
Santo Arnulfo de Metz (585 – 640) Patrono dos cervejeiros, foi muito influente em vida como bispo de Metz, e posteriormente canonizado. É comemorado no dia 18/08. Recomedava o consumo de cerveja ao invés de água, que era impura e carregava doenças.
São Benedito padroeiro da cachaça no sincretismo é orixá Ossain. O mistério que ronda a existência do Orixá Ossain é o que o relaciona sincreticamente com a figura católica de São Benedito, protetor dos escravos e afrodescendentes.
Senhor, clamo o Teu perdão por tudo que joguei fora (dinheiro, bens, emprego, amizades, o carinho dos familiares). Tenho causado problemas e sofrimentos, mas não quero que nada disso vá para os meus descendentes. Senhor, olha com misericórdia para mim.