Força é uma grandeza física vetorial capaz de modificar a direção, o sentido e a velocidade dos corpos, retirá-los do repouso e ocasionar deformações neles.
O módulo de uma força diz respeito à sua intensidade; a direção diz respeito às direções nas quais as forças se aplicam (horizontal e vertical, por exemplo); cada direção, por sua vez, apresenta dois sentidos: positivo e negativo, esquerda e direita, para cima e para baixo etc.
A força é uma grandeza do tipo vetorial, ou seja, é definida a partir das informações de valor numérico (módulo), direção e sentido. A ideia de força está associada a ações como puxar, empurrar, arrastar, quebrar, etc.
A orientação da força elétrica é a seguinte: Direção: paralela à reta imaginária que liga as cargas elétricas. Sentido: atrativo se as cargas tiverem mesmo sinal ou repulsivo se as cargas tiverem sinais opostos.
Força é uma grandeza física vetorial capaz de modificar a direção, o sentido e a velocidade dos corpos, retirá-los do repouso e ocasionar deformações neles.
O SENTIDO DA FORÇA NEM SEMPRE INDICA O SENTIDO DO MOVIMENTO
Qual a diferença entre a direção e sentido de uma força?
Ao observar essas retas podemos concluir que direção está ligada ao que diz respeito à posição horizontal, vertical, norte, sul, leste e oeste. Já o sentido é a orientação do móvel. Unindo direção e sentido podemos determinar a posição de qualquer corpo ou objeto que esteja descrevendo uma trajetória curvilínea.
Na força magnética que atua em um condutor percorrido por corrente elétrica, a posição do condutor deve ser perpendicular ao campo magnético. Caso contrário, a força será nula.
A segunda lei de Newton afirma que F = ma, ou seja, que a força resultante é igual à massa vezes a aceleração. Uma força resultante maior agindo em um objeto causa uma aceleração maior, e os objetos com massas maiores exigem mais força para acelerar.
Em 1687, Newton publicou sua tese no tratado chamado Philosophiae Naturalis Principia Mathematica. Neste trabalho, ele enunciou as três principais leis da dinâmica, que até hoje são a maneira como as forças são descritas na física, chamadas de Leis de Newton.
Visto que a força muscular é definida como a tensão gerada por um músculo, ou um grupo muscular contra uma resistência, essa valência física possui 3 tipos: – Força máxima ou pura; – Força de potência; – Força de resistência.
A Força (F) necessária para mover um objeto de Massa (m) com uma Aceleração (a) é expressa através da fórmula F = m x a. Portanto, Força = Massa multiplicada pela Aceleração.
O aparelho usado para medir a intensidade da força é chamado dinamômetro (dínamo = força; metro = medida). O aparelho consiste em uma mola que se deforma a medida que a força é aplicada sobre ela, indicando os efeitos em uma de suas extremidades.
Força normal é a força de reação que uma superfície exerce sobre qualquer corpo que lhe aplica uma força. Quando andamos, por exemplo, fazemos força contra o chão. O chão, por sua vez, aplica sobre nossos pés uma força normal, que atua sempre na direção perpendicular (ângulo de 90º) à superfície.
Sentido: é a orientação que tem a força na direção (esquerda, direita, cima, baixo); Direção: é a linha de atuação da força (horizontal, vertical, diagonal.); Intensidade: é o valor da força aplicada.
A direção da força pode ser encontrada usando a regra da mão direita. Essa regra descreve a direção da força como a direção da 'palma' numa mão aberta. Assim como a regra do 'aperto' da mão direita, os dedos apontam na direção do campo magnético. O polegar aponta na direção que a carga positiva está movendo.
Uma dada direção, possui sempre dois sentidos. Por exemplo, na direção vertical, temos o sentido de baixo para cima, e o sentido de cima para baixo. Enquanto que, na direção horizontal, temos o sentido da direita para a esquerda, e da esquerda para a direita.
Qual é a direção e o sentido da força da gravidade?
A força gravitacional que a Terra exerce em qualquer corpo é uma força atrativa em direção ao centro da Terra. Com isso, qualquer objeto caindo (em queda livre), vai cair em direção ao centro do nosso planeta com a aceleração da gravidade.
Para a Ciência, força é um agente físico capaz de deformar ou alterar o movimento de um corpo. corpo que estava parado, alterar a direção em que ele se move, aumentar ou diminuir sua velocidade.