Aliança (em hebraico: berith; em grego, segundo a versão septuaginta, diatheke), no sentido bíblico, refere-se ao pacto entre Deus e os homens. Refere-se à decisão de Deus de salvar a humanidade por meio de sua graça. Assim, segundo o cristianismo, Jesus encarna, morre e ressuscita para salvar os homens.
A origem da palavra “aliança” vem do latim, do termo alligare, que significa “relação de proximidade, união”. Em outras palavras, o anel com nome de aliança é um pacto feito entre marido e esposa, que simboliza o amor, comprometimento, fidelidade, cumplicidade e eternidade.
Como em todo pacto, a aliança acontece por meio de uma entrega mútua, de um acordo de ambas as partes. Deus nos escolhe como seus filhos e promete abençoar nossas vidas em toda plenitude. Em troca, cabe a nós acolher esse chamado e sermos fiéis a Ele, seguindo os passos de Jesus e de nossa Boa Mãe.
Casamento: A aliança de casamento é o que simboliza o matrimônio, a união definitiva entre duas almas. Essa aliança é usada pelo casal e trocada no altar, diante da promessa de amor eterno. A aliança tradicional é dourada, feita em ouro.
TEOLOGIA DAS ALIANÇAS: Entenda o assunto com a Bíblia - Leandro Quadros - Nova e Antiga Aliança
Qual é o objetivo da aliança?
No contexto das relações internacionais, uma aliança é compreendida como um compromisso entre dois ou mais Estados que concordam em colaborar em questões de segurança mútua.
A palavra aliança tem origem no latim alligare, que remete a um relacionamento de proximidade, intimidade e união. Fazer uma aliança com alguém é como fazer um acordo, um contrato de que o casal compartilhará dos mesmos valores, por exemplo: cuidado mútuo, amizade, fidelidade etc.
Primeiramente, o ouro é um metal precioso associado à durabilidade, beleza e valor atemporal, refletindo a natureza eterna do compromisso matrimonial. Além disso, o ouro possui uma história rica e simbólica em muitas culturas ao redor do mundo, sendo considerado um símbolo de amor, prosperidade e estabilidade.
Na Antiga Aliança, sacrificava-se um cordeiro; na Nova Aliança, quem se sacrifica é o próprio Jesus, o “Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (Jo 1,29). Na última ceia, Jesus se entrega a Deus por nós mediante o pão e o vinho.
Deste modo, as nove alianças podem ser divididas em duas seções distintas: anteriores e posteriores ao exílio do Egito e ao recebimento das leis no Sinai. As primeiras cinco alianças, todas contidas no livro de Gênesis, apresentam fundamentalmente uma relação “triádica” entre Deus, o povo e a terra.
"Senhor, fazei com que compartilhemos a vida como verdadeiro casal, esposo e esposa; que saibamos dar um ao outro o que temos de melhor em nós, no corpo e no espírito; que nos aceitemos e nos amemos como somos com as riquezas e limitações que temos.
Aliança (em hebraico: berith; em grego, segundo a versão septuaginta, diatheke), no sentido bíblico, refere-se ao pacto entre Deus e os homens. Refere-se à decisão de Deus de salvar a humanidade por meio de sua graça. Assim, segundo o cristianismo, Jesus encarna, morre e ressuscita para salvar os homens.
Aliança Espiritual revela as características do novo tipo de relacionamento que pode existir entre quaisquer indivíduos que se juntem, de livre vontade e num plano de igualdade, com o fim de cultivar o desenvolvimento espiritual.
Muitas vezes, Abraão, o pai da fé, perdeu sua fé em Deus e tentou agir com as próprias forças. Assim a aliança foi quebrada inúmeras vezes por ele. Mas, quem pagou o preço dessa aliança fragmentada novamente não foi Abraão, foi Deus. Cristo morreu por nós para refazer essa aliança entre Deus e seus filhos.
As Escrituras indicam o casamento como uma aliança: “sendo ela (a esposa) a tua companheira e a esposa de tua aliança” (Malaquias 2,14). “Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu” (Mateus 19,6).
É o símbolo de amor e devoção, da concordância de um casal em amar e respeitar um ao outro. Sendo assim, sua forma circular representa que não tem começo nem fim, é constante como o amor deve ser. Embora existam vários símbolos na aliança de casamento, o mais importante será aquele que você mesmo der.
A primeira aliança de Deus foi estabelecida com Noé: “Eu estabeleço a minha aliança com vocês e com seus descendentes” (Gn 9,9). A segunda aliança foi com Abraão (Gn 12-25), Deus fez uma promessa e ele saiu em busca de uma terra nova; depois Deus fez aliança com Jacó, mantendo a promessa feita a Abraão (Gn 25 e 27).
Qual versículo da Bíblia fala sobre aliança com Deus?
Gênesis 9:13-17 NVI. o meu arco que pus nas nuvens, que será o sinal da minha aliança com a terra. Quando eu trouxer nuvens sobre a terra e nelas aparecer o arco-íris, então me lembrarei da minha aliança com vocês e com todo tipo de ser vivo.
Deus fez uma aliança com Davi que continha uma promessa a ser cumprida por Jesus. Perto do final de sua vida, Davi afirmou que Deus fez essa aliança com ele (2 Samuel 23:5). Isso também é mencionado em 2 Crônicas 21:7, num relato do período de declínio da história da nação de Judá.
As alianças são um selo de fidelidade. Quando o sacerdote benze as alianças, representa que Deus está se “lembrando” de seu contrato de amor para conosco. O cônjuge que é fiel ao seu companheiro está sendo fiel ao seu Criador e tornando concreto e atual o contrato amoroso de Deus com seu povo.
Os romanos (como os gregos) acreditavam que o quarto dedo da mão esquerda passava a vena amoris (Veia d'amore) que estava ligada ao coração diretamente. E por tal motivo, a aliança representava a união sagrada formada entre duas pessoas e portanto deveria ser usada neste dedo.