História. A forma do "A" encontra, aparentemente, sua origem num hieróglifo (pictografia) egípcio, simbolizando uma águia (ahom) na escrita hierática cursiva. Os fenícios renomearam a letra aleph (bovídeo), a partir da semelhança imaginada com a cabeça e os chifres deste animal.
Em Física, a letra α minúscula é usada como símbolo para, entre outras, a aceleração angular, o coeficiente linear de dilatação térmica e proporcionalidade.
Os gregos, com uma língua cheia de vogais, precisavam de um símbolo para esse som. Foram então buscar o aleph fenício, que deixou de ser uma consoante e passou a representar a vogal que hoje encabeça o alfabeto. Comecemos a andar com o filme para a frente: imaginemos um grego a aprender a escrever a letra.
Era a letra “aleph” (palavra que significava precisamente “touro”), uma letra fenícia que deu origem ao nosso “A”, mas também a letra correspondente no árabe e no hebraico, entre mais umas quantas línguas.
Em astronomia, a letra A é utilizada para indicar a estrela principal de uma constelação, também dita alfa. Em cartografia marítima, é usado para representar a existência de bancos de areia. Em gramática, o A pode exercer as funções de substantivo, artigo definido, preposição, pronome pessoal ou pronome demonstrativo.
O primeiro alfabeto conhecido é o fenício, que deu origem a quase todos os outros. Nascimento: Entre os séculos XIII e XI a.C. Algumas línguas que o utilizam: fenício e diversas outras línguas da Antiguidade, da região onde ele foi inventado.
A vogal “a”, utilizada sem acento e sem a letra “h”, pode ser um artigo definido ou uma preposição. Quando é um artigo definido, é utilizado junto a substantivos geográficos, títulos, nomes de obras literárias e trabalhos artísticos.
Use o número 1 para as letras A, J, S. Use o número 2 para as letras B, K, T. Use o número 3 para as letras C, L, U, Use o número 4 para as letras D, M, V.
Áries. Data: 21 de março a 20 de abril. Representado pelo elemento fogo e pela cabeça de carneiro como símbolo, o signo de áries é conhecido pelo senso de liderança, autonomia e pioneirismo, assim como pela sua coragem e autoconfiança.
á: é usado para acentuar a sílaba tónica de uma palavra (nunca é usado isoladamente). Ex.: água; árvore; mágica; vácuo; página. à: implica uma direção, sentido ou ação (é sempre usado isoladamente exceto aquando da fusão com artigos ou pronomes como em: às, àquelas, àqueles).
O alfabeto latino, também conhecido como alfabeto romano, é o sistema de escrita alfabética mais utilizado no mundo, e é o alfabeto utilizado para escrever a língua portuguesa e a maioria das línguas da Europa Ocidental e central e das áreas colonizadas por europeus.
A razão parece ser histórica, não havendo um princípio interno que justifique a ordem das letras. Sabe-se que o alfabeto latino provém do alfabeto grego, que, por sua vez, está relacionado com as escritas semitas, nomeadamente, a fenícia e a hebraica.
Na língua portuguesa, a letra mais frequentemente usada é a vogal A. A vogal menos frequente é a letra U. A consoante que aparece com mais frequência é a letra S e a mais rara é a letra W (ou a letra X se for considerado o uso inapropriado K, W e Y e a natureza ambígua do W e do Y).
A palavra possui 189.819 letras. São necessárias cerca de 3,5 horas para pronunciá-la. No Reino Unido, uma das maiores palavras registradas é o nome de uma estação de trem numa cidade do País de Gales: Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch.