A ovelha, no Cristianismo é um símbolo cristão usado para designar os seguidores de Deus no Cristianismo, as almas salvas por Cristo. Também significa esperança e conforto. Seu significado deriva dos tempos antigos, na antiga Galileia, na atual Israel, onde o pastoreio de ovelhas era uma atividade econômica comum.
Em outras palavras, elas entendem o principio de transbordar, ganhar vidas, falar de Jesus, viver Jesus, tomar iniciativa, não ficar parada, não esperar as coisas acontecerem, fazer as coisas acontecerem.
A ovelha é atrelada também a felicidade e a caridade. A expressão “guardar o rebanho”, para muitos cristão, está intimamente ligada ao procurar fazer o bem sem olhar a quem e pensar e dar prioridade para o que nos faz feliz! Que tal vir ver de perto esses animais que são símbolos de renovação, fé e esperança?
Quais são as características de uma ovelha na Bíblia?
Ela está sempre gerando alguma coisa, ela frutifica sempre. Em outras palavras, elas entendem o princípio de transbordar, ganhar vidas, falar de Jesus, viver Jesus, tomar iniciativa, não ficar parada, não esperar as coisas acontecerem, fazer as coisas acontecerem.
Há milênios, a ovelha é um animal muito útil para o homem. Mas, no período bíblico, essa relação ficou ainda mais evidente. Da lã, eram confeccionados tapetes e cobertores. Da carne e do leite, provinham alimentos que sustentavam as famílias (Ezequiel 34.3).
VEJA SE VOCÊ É UMA OVELHA DE JESUS (O Que Significa a Parábola da Ovelha Perdida)
O que Jesus fala sobre a ovelha?
Evangelho: (Jo 10, 1-10) Disse Jesus: “quem não entra pela porta do curral das ovelhas, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. Para este o porteiro abre a porta, e as ovelhas ouvem a sua voz.
Jesus nos compara a ovelhas por pelo menos 5 motivos: 1) Ovelhas são naturalmente distraídas, sempre correndo o risco de ficar para trás ou seguir direções diferentes enquanto estão no caminho com o pastor. 2) Além disso, são animais incrivelmente frágeis, desprovidos de qualquer defesa.
A que distância a ovelha enxerga? A visão das ovelhas não tem grandes alcances. Por serem míopes, esses animais enxergam pouco mais de 10 metros. Por isso, uma das características da ovelha é sempre andar em grupos, pois quando se afastam, se perdem e são facilmente capturadas por predadores.
Pertencer ao rebanho de Jesus significa ter comunhão (intimidade) com Deus. No versículo 14, Jesus afirma: 14 Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim, No versículo 27, Jesus disse: 27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.
A sobrevivência da ovelha depende do cuidado do pastor, pois ela é muito dependente. Sua visão é limitada e a percepção de perigo é zero, não tem senso de direção e se desgarra facilmente.
É um animal de enorme importância econômica como fonte de carne, laticínios, lã e couro. Criado em cativeiro em todos os continentes, a ovelha foi domesticada na Idade do Bronze a partir do Urial (Ovis orientalis), que vive actualmente nas montanhas da Turquia e Iraque, ou de outras espécies da ovinos da região.
Você sabia que as ovelhas são animais gregários, isto é, sensíveis e inteligentes? Assim, elas são capazes de diferenciar expressões das outras espécies e identificar os outros integrantes do rebanho, garantindo uma memória de excelência. Conhecer o reino animal é fundamental para mandar bem no vestibular.
Queridos irmãos e irmãs, bom dia! Todos conhecem a imagem do Bom Pastor que carrega sobre os ombros a ovelha perdida. Desde sempre este ícone representa a atenção de Jesus para com os pecadores e a misericórdia de Deus que não se resigna a perder alguém.
Qual a diferença entre a ovelha perdida e o filho pródigo?
Não confunda ovelha perdida com filho pródigo. A ovelha não tem noção porque se perdeu e não sabe o caminho de volta. Então o Pastor deixa as 99 e vai em busca dela. O filho pródigo sabe muito bem porque saiu e conhece perfeitamente o caminho de volta.
A ovelha, no Cristianismo é um símbolo cristão usado para designar os seguidores de Deus no Cristianismo, as almas salvas por Cristo. Também significa esperança e conforto. Seu significado deriva dos tempos antigos, na antiga Galileia, na atual Israel, onde o pastoreio de ovelhas era uma atividade econômica comum.
Podemos dizer que o papel da ovelha é ouvir a voz do pastor – João 10.4 (o ensino, a orientação e seu conselho); obedecer e seguir o pastor – (Hb 13.17) (sujeitando-se com bom ânimo à sua autoridade espiritual).
4 E quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz; 5 Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. 6 Jesus contou-lhes essa parábola; porém eles não entenderam o que era que lhes dizia.
As ovelhas são animais sem muito senso de orientação, que se perdem facilmente do seu rebanho. Elas têm dificuldade de encontrar o próprio alimento. E o simples fato de beber água pode ser perigoso, pois elas podem cair em águas correntes, que encherão seu pelo de água, fazendo-as afundar e se afogar.
Enfaixarei as ovelhas feridas e fortalecerei as fracas. Destruirei, porém, as gordas e poderosas. Sim, eu as alimentarei, mas com juízo! “Quanto a você, meu rebanho, assim diz o SENHOR Soberano: Julgarei entre um animal e outro do rebanho e separarei as ovelhas dos bodes.
Que as ovelhas reconhecem a voz do pastor, todo mundo sabe. Mas uma equipe de pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Diego descobriu que elas conseguem distinguir indivíduos da espécie e recordar de suas faces. As ovelhas podem até mesmo reconhecer o rosto de pessoas.
Somos como as ovelhas. Nós precisamos de alguém para nos guiar, e neste caso temos Jesus, o nosso pastor, que nos guia sempre pelo caminho certo e seguro, nunca deixando que nos percamos no caminho pelo qual ele nos conduz.
Porque as ovelhas são animais indefesos que podem desviar-se facilmente, cair em perigos, abismos e ser atacados por lobos. Daí ser necessário um pastor disposto a colocar a vida em risco para protegê-las dos perigos, estar com elas e orientá-las.