Sodoma e Gomorra têm sido usadas historicamente e no discurso moderno como metáforas da homossexualidade, e são a origem das palavras inglesas sodomita, um termo pejorativo para homossexuais masculinos, e sodomia, que é usado em um contexto legal sob o rótulo de "crimes contra a natureza "para descrever sexo anal ou ...
Cidade bíblica da antiga Palestina, que foi totalmente destruída pela sua imoralidade. Uns sugerem a sua localização geográfica a N. do Mar Morto, mas outros sugerem o seu afundamento pelas águas deste mar. O Mar Morto por vezes é chamado de Mar Sodomítico dada a sua proximidade Sodoma.
A partir de comparações complexas e filológicas com outros relatos bíblicos do Antigo Testamento, e um trabalho de análise da sexualidade na antiguidade, Thomas Römer chega à conclusão definitiva de que a punição de Sodoma está ligada à violação, à violência sexual, à recusa da justiça e à falta de hospitalidade.
Sodoma e Gomorra estavam localizadas no vale de Sidim, próximo ao mar Morto, no Oriente Médio. Após o retorno de Abrão do Egito, o relato bíblico menciona que os habitantes de Sodoma e Gomorra eram grandes pecadores contra Deus.
Mateus 10:15-23 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) Eu lhes digo a verdade: no dia do juízo, as cidades perversas de Sodoma e Gomorra serão tratadas com menos rigor que essa cidade. “Ouçam, eu os envio como ovelhas no meio de lobos. Portanto, sejam espertos como serpentes e simples como pombas.
Os textos proféticos (como o Livro de Ezequiel, capítulo 16, versículo 49) explicam que Sodoma foi destruída por causa de seu orgulho, descuido e por não ter ajudado os pobres e os infelizes. Em Evangelho segundo Mateus, capítulo 11, versículo 23, Jesus mencionou que Sodoma foi destruída por sua falta de hospitalidade.
Os homens de Sodoma eram extremamente maus e pecadores contra o SENHOR. Disse o SENHOR a Abrão, depois que Ló separou-se dele: “Olhe até onde a sua vista alcançar. Olhe para o norte, para o sul, para o leste e para o oeste.
Para quem não se lembra, a narrativa da Bíblia afirma que Sodoma, junto de Gomorra, teria sido destruída pela ira de Deus devido às práticas pecaminosas de seus habitantes. Tanto que a palavra “sodomia” vem daí.
Na Bíblia, Sodoma, uma cidade perto do Mar Morto, foi destruída por Deus com fogo e enxofre jogado do céu. No livro de Gênesis é relatado que a cidade e seus habitantes foram queimados como punição por seus pecados.
Quanto a palavra malakoi (que literalmente significa "mole", "macio") já houve versões bíblicas que a traduziram como "depravados", "pervertidos", "efeminados", "efebos", "meninos prostitutos" e algumas versões modernas chegaram até mesmo a falar em "homossexuais".
24 Então o Senhor fez chover sobre Sodoma e Gomorra enxofre e fogo do Senhor desde os céus; 25 E derrubou aquelas cidades, e toda aquela campina, e todos os moradores daquelas cidades, e o que nascia da terra. 26 E a mulher de Ló olhou para trás dele, e ficou convertida numa estátua de sal.
A Bíblia nos conta que Ló e suas filhas deixaram Zoar e passaram a habitar uma caverna nas montanhas. Devido à falta de homens na região, a filha mais velha de Ló tem um plano para preservar a linhagem de sua família: embriagar seu pai e deitar-se com ele, convencendo a irmã mais nova a também fazer isso.
Resumo. Há muito tempo os intérpretes cristãos têm considerado o texto de Gn 19 comouma referência ao pecado da homossexualidade. Essa interpretação surgiu um contraponto na proposta revisionista de que o pecado de Sodoma e Gomorra consistiu numa falta de hospitalidade.
Qual o nome da cidade que foi amaldiçoada por Deus?
Apesar dos muitos milagres aqui realizados, as pessoas em geral rejeitaram o ministério do Salvador. Jesus, portanto, amaldiçoou a cidade (Mt. 11:20, 23–24). Com o passar do tempo, Cafarnaum se transformou em ruínas e permanece desabitada.
Gênesis 14:12 declara que Ló “habitava em Sodoma”. Em Gênesis 18, mensageiros de Deus visitaram Abraão a caminho de Sodoma e Gomorra, e Abraão ficou sabendo do plano de Deus de destruir essas cidades.
Sodoma e Gomorra (do hebraico סְדוֹם Sodom e עֲמוֹרָה Amorah ) são, de acordo com a Bíblia judaico-cristã, duas cidades que teriam sido destruídas por Deus com fogo e enxofre descido do Céu.
Segundo o Antigo Testamento (Génesis, 18-19), Sodoma e Gomorra, duas cidades situadas junto ao Mar Morto, sofreram o castigo divino da sua destruição pelo fogo e pelo enxofre, provavelmente durante um terramoto, pelo comportamento sexual perverso e aberrante dos seus habitantes.
Birsa foi um rei de Gomorra mencionado em Gênesis 14:2, onde fazia parte da coalizão militar de Bera, rei de Sodoma, Sinabe, rei de Admá, Belá, rei de Zoar (também chamdo de Quefalaque), e Semeber, rei de Zeboim, contra Quedorlaomer, rei de Elão, Anrafel, rei de Sinar, Tidal, rei de Goim, e Arioque, rei de Elasar, na ...
Depois eles foram até Canaã. Devido à grande quantidade de bens que Abraão e Ló possuíam, os dois se separaram como está em Gênesis 13. Abraão ficou em Canaã e Ló foi se dirigindo para Sodoma. Houve uma guerra pouco tempo depois e Sodoma foi saqueada e Ló foi levado cativo.