Esta sigla significa 'gran turismo' e serve para automóveis com maior desempenho. Abaixo, alguns exemplos da categoria. A sigla GTI é parecida com a de cima e significa 'gran turismo injection', indicando a injeção eletrônica. Como maior exemplo, temos o Golf GTI.
A sigla nasceu da abreviatura de “Grand Touring Injection”, em referência ao sistema de injeção eletrônica, que revolucionou os motores a gasolina. No novo logotipo, em vez da letra “I”, há um raio (ou relâmpago), justamente uma confirmação de que os futuros modelos GTI, da VW, serão eletrificados.
A sigla TSI, que significa "Turbocharged Stratified Injection" ou Turbo com Injeção Estratificada em tradução livre, é uma das mais comuns na linha de motores Volkswagen. Esta tecnologia combina turbocompressor com injeção direta de combustível o que oferece uma solução equilibrada entre desempenho e sustentabilidade.
LTZ – luxo turismo “topo de linha”. O “Z” indica o máximo em equipamentos, o que nem sempre acontece. Na linha Chevrolet, por exemplo, acima do LTZ há ainda o Premier – na França, o chefe de estado, ou seja, o manda-chuva.
Significado de TODAS AS LUZES DO PAINEL DO CARRO para entender MUITO FÁCIL | 📺 275 Rafa Filgueiras
O que significa GTR?
A primeira vez que o nome GT-R (Gran Turismo Racing) surgiu na linha Nissan foi para batizar a versão de alta performance do sedan Skyline, em fevereiro de 1969. Os engenheiros da Nissan decidiram colocar um moto r de alta performance em um modelo da linha.
GTS. Outra sigla que celebrizou-se no Brasil nos carros esportivos da Volkswagen, particularmente no Gol e no Passat da década de 80. GTS significa Gran Turismo Sport.
XEi é a sigla para Extra Executive, representando a versão 'i' intermediária de alguns veículos da Toyota, como o Corolla, sedan médio líder em vendas no Brasil desde 2014.
A sigla LT é a abreviação de “Light truck”, que em tradução livre seria algo como “caminhão leve”. Na prática, esses pneus são usados em veículos como picapes e vans. Como eles são mais pesados do que os carros convencionais, é importante que esse tipo de pneu seja mais resistente.
A sigla GLI vem de Grand Luxury Injection e foi criada no início dos anos 1980 nos Estados Unidos, onde os consumidores haviam perdido o gosto pelos hatches esportivos e passaram a desejar sedãs mais nervosos.
O GTI antigo veio apenas com três portas e tinha o mesmo motor do Golf GTI da época. O 1.8 turbo rende 150 cv e 22,4 kgfm de torque a 1.950 rpm. Por sua vez, o Polo GTS tem um 1.4 turbo com a mesma potência do 1.8 turbo do seu antepassado. Contudo, rende 25,5 kgfm de torque a mínimas 1.400 rpm, 550 rotações a menos.
Sigla ELX significa Electronic Luxe Extra: versão eletrônica de luxo extra (Foto: Divulgação) Os nomes dos carros normalmente são acompanhados por uma sigla, algumas mais conhecidas, como 4X4 e GT, outras nem tanto.
GTR ou GT-R, (Gran Turismo Racing) - um GT de corridas, como o Mercedes AMG GTR, o McLaren F1 GTR e o Nissan GT-R. HGT (High Gran Turismo) - usado pela FIAT em algumas versões esportivas, como o Brava HGT.
LTZ – Luxury Touring + a letra Z, por ser a última do alfabeto. Representa a versão de topo de linha. RS – Rally Sport. Representa as versões apimentadas dos modelos.
A sigla GT, que significa “grã-turismo”, é muito utilizada em automóveis de luxo e de alto desempenho. O programa "AutoEsporte" deste domingo (11) vai explicar a importância destas iniciais na caracterização destes carros que são projetados para percorrer longas distâncias.
Vamos por partes: TSI é a abreviatura de Turbocharged Stratified Injection (turbo com injeção estratificada, ou direta, em uma tradução livre). Já os números indicam o torque gerado pelo motor em Nm (Newton/metro), e não em kgfm (quilograma-força/metro), como é mais usual no Brasil.
RS indica que o veículo foi "Recuperado de Sinistro", ou seja, sofreu um acidente ou dano significativo e foi reparado. Embora um carro com RS no documento possa ser uma boa oportunidade de negócio - porque o valor tende a ser menor - é fundamental ter cautela para garantir uma compra segura.
TFSI é a abreviação de injeção direta turbo. A Audi foi a primeira montadora no mundo a produzir esta tecnologia em larga escala a partir de 2004. A marca começou a diminuir o tamanho do motor (downsizing) com o primeiro 2.0 TFSI no A3 Sportback.
Os nossos carros diesel são mais avançados e melhores do que nunca, graças à tecnologia TDI, que significa Turbo Diesel Injection, ou injeção com turbocompressor.