Senadores, imperadores, sacerdotes usavam as alianças de ouro para simbolizar o seu comprometimento com suas escolhas e carreiras. As demais pessoas usavam o adereço confeccionado em prata ou ferro.
Simboliza autoestima, autoridade e liderança. Isso explica porque reis possuíam o hábito de usar anéis chamativos no dedo indicador. Também assinala a capacidade de se tomar a frente nas situações do dia a dia e o poder de decisão.
As jóias de ouro são importantes na Bíblia, simbolizando riqueza, realeza e presença divina. Desde os relatos do Antigo Testamento até aos ensinamentos de Jesus no Novo Testamento, as jóias de ouro são mencionadas em vários contextos, com significados literais e simbólicos.
Por que usamos anel? O anel foi criado pelo povo egípcio, que o usava para representar a eternidade. Desde então, existe a crença que os anéis emanam energia e estão ligados até com a escolha de qual mão usar: na direita, ele atrai força e poder; já na esquerda, traz sabedoria.
As cores nas alianças possuem significados distintos, enquanto a aliança dourada, usada na mão direita, representa que a pessoa está noiva, a aliança na cor prata na mão direita simboliza que ela está em um relacionamento sério.
VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA SONHAR COM ANEL DE OURO 💍? | Kaio Alef
O que a Bíblia fala sobre aliança de ouro?
A Bíblia tem muito a dizer sobre a importância da aliança. Ela nos lembra que a aliança é um acordo sagrado, uma promessa de fidelidade e compromisso. Em Eclesiastes 4:9-12, por exemplo, lemos sobre a importância de ter um parceiro para compartilhar a vida e enfrentar os desafios juntos.
É o símbolo de amor e devoção, da concordância de um casal em amar e respeitar um ao outro. Sendo assim, sua forma circular representa que não tem começo nem fim, é constante como o amor deve ser. Embora existam vários símbolos na aliança de casamento, o mais importante será aquele que você mesmo der.
Os anéis podem representar laços afetivos, status, ou simplesmente complementar o estilo pessoal. Eles têm o poder de transmitir mensagens sutis ou ousadas, tornando-os um acessório versátil e significativo.
Dedo anelar – estado de relacionamento – é onde usa a sua aliança de casamento. Dedo médio – individualidade – comunica ordem e propósito. Dedo indicador – lealdade – liderança e ambição – usado principalmente para anéis de pertença. Polegar – força de caráter – mostra força de vontade e liberdade de pensamento.
Significado simbólico: O ouro é o presente típico oferecido aos reis (ver I Reis 9:14, 28), pois simboliza a monarquia e a realeza — um presente mais que adequado para o “Rei dos reis” (I Timóteo 6:15).
O ouro simboliza a perfeição, a iluminação, o conhecimento, a nobreza, a realeza e a imortalidade. O ouro simboliza também o fogo purificador e está associado à masculinidade. Segundo a tradição grega, o ouro evoca o sol e a sua simbologia relacionada à riqueza, à fecundidade, à dominação, e ao calor, ao amor e ao dom.
Símbolo da união fiel por livre vontade entre homem e mulher e da troca de votos simbolizada pela troca dos anéis, o anel nupcial era antigamente usado pelos monges cristãos e pelas freiras como símbolo da sua ligação e compromisso, respetivamente, com a Virgem Maria e Jesus Cristo.
A aliança tem um significado muito profundo no casamento judaico, simboliza a vida, um elo eterno e inquebrável de confiança, lealdade e proteção entre os noivos.
Usar o anel no dedo indicador da mão direita comunica autoestima, liderança e força de vontade. Pelo contrário, a mão esquerda indica que é uma pessoa de caráter calmo, que prefere se deixar levar.
No geral, comunicam uma personalidade forte, marcante, segura, decidida, sem medo de se expressar. Comunicam também ação, atitude. Muito usado por mulheres com características de liderança e de fácil comunicação. Temos anéis statement na maioria das nossas linhas.
Nesse caso, o solitário é colocado no dedo anelar da mão esquerda, onde se dizia que ficava a veia amoris (veia do amor). Ao combinar com a aliança de casamento, carrega o significado de amor vindo do coração. Contudo, ele não é usado apenas como anel de noivado, aparador ou qualquer outro uso relacionado ao casamento.
O polegar representa a vontade e o poder pessoal. O indicador está ligado à autoridade e liderança. O dedo médio é frequentemente associado à individualidade e à expressão pessoal. O anelar é tradicionalmente usado para alianças, simbolizando compromisso e união.
O nó de amor é um símbolo duradouro de laços inquebráveis. Este anel de prata e zircônia cúbica é uma adição atemporal a qualquer coleção de joias. O design clássico do nó de amor é criado com duas fileiras de pedras brilhantes que continuam pela faixa.
Recomenda-se usar o anel do humor no dedo polegar. O polegar representa Vênus e os gestos com o polegar estão associados ao humor e à amizade, como o joinha para cima e para baixo.
Já a cor dourada representa sofisticação, riqueza, nobreza, prestigio, fertilidade e luz. Quem não quer todas essas características para seu casamento?
E assim se manifestou Deus: “E a aliança que eu faço com você e seus futuros descendentes, e que vocês devem observar, é a seguinte: circuncidem a carne do prepúcio. Este será o sinal da aliança entre mim e vocês” (Gn 17, 10-11). A terceira aliança foi com Moisés, com os Dez Mandamentos.
O que significa quando a pessoa fica mexendo na aliança?
Quando uma pessoa está nervosa, por exemplo, vários sinais não propositais começam a aparecer. “Gestos de manipulação, como mexer na aliança, no botão da camisa ou qualquer coisa do gênero, a princípio, demonstram nervosismo.