Dentro de um brasão, o “C”, remetendo a uma ferradura, em referência ao campo para criar cavalo em que o time treinava, e o “P”, preenchido em preto, aparecem entrelaçados. A partir de 1919, o escudo passou a ter a bandeira do estado de São Paulo, o nome completo do clube e a data de sua fundação.
A âncora, os remos e a boia, elementos tão destacados em sua construção, foram obra do pintor Francisco Rebolo, ex-jogador do clube, em 1939. Eles fazem alusão ao sucesso do Corinthians nos esportes náuticos.
Escudos: 1913 – Desde a fundação até 1913, o Timão não usava escudo nas camisas. O primeiro foi feito para a disputa na vaga da Liga Paulista e utilizava apenas as iniciais "C" e "P", de Corinthians Paulista.
Em 1913, o Corinthians estreou em jogos oficiais, contra o Minas Gerais-SP. Para isso, o Timão bordou pela primeira vez em seu manto o lendário CP, que possuía dois significados: Clube do Povo ou Corinthians Paulista. Para a sua segunda participação na Liga Paulista, em 1914, o Corinthians criou um novo distintivo.
De acordo com o site Notícias do Timão, o Gavião foi adotado como símbolo oficial da torcida em meados da década de 60, quando a torcida organizada começou a se formar. A escolha do Gavião como símbolo se deu por sua força, coragem e agilidade, características que a torcida corintiana sempre associou ao time.
O termo timão (do latim temo, eixo de carroça ou arado) pode se referir a: Roda de leme - roda ou volante com que se manobra o leme de uma embarcação. Sport Club Corinthians Paulista - apelidado de Timão pelos seus torcedores.
Rebolo, um Modernista corintiano. Rebolo era como dizem os torcedores aficcionados pelo Timão, um “corintiano roxo”, de carteirinha e tudo. A paixão pelo Corinthians era tanta que Rebolo desenhou o emblema que o time carrega no peito até hoje, com a âncora e os dois remos cruzados.
Ele utilizava apenas as letras C e P, de Corinthians Paulista. No ano seguinte, veio a primeira alteração. O segundo distintivo foi encontrado na camisa de uma partida contra o Germânia. Sua descoberta também ajudou a provar que as primeiras camisas eram na cor bege.
Mosqueteiro é atrelado à história corintiana por sua garra, como no romance do francês Alexandre Dumas. O mascote do Corinthians é o Mosqueteiro, inspirado na história dos "Três Mosqueteiros", criada e publicada pelo escritor francês Alexandre Drumas em 1844.
Maior campeão paulista da história e um dos maiores campeões do futebol brasileiro, o Corinthians tem uma história repleta de glórias e conquistas. Em seus 113 anos de existência, o Timão já conquistou, contando apenas com títulos oficiais, 54 troféus ao longo de sua história.
O gavião é uma ave de rapina e não apenas se tornou a mascote do Corinthians, mas dá nome a uma torcida organizada do clube, que também mantém uma escola de samba.
Portanto, 1 Coríntios é, na verdade, a segunda carta de Paulo aos membros de Corinto. Na época de Paulo, Corinto era a capital da província romana de Acaia, que ocupava a maior parte da Grécia antiga, ao sul da Macedônia.
O nome Corinthians surgiu em homenagem ao Corinthian-Casuals Football Club, clube inglês que excursionou no Brasil pouco antes da fundação do Corinthians (1910).
O Sport Club Corinthians Paulista foi fundado em 1º de setembro de 1910. O nome acabou definido posteriormente, em homenagem ao time inglês Corinthian FC, que estava excursionando pelo Brasil na época. Outras ideias de nome foram Santos Dumont e Carlos Gomes.
O que significa a estrela no símbolo do Corinthians?
Representa o Campeonato Brasileiro de 1985. O Corinthians não utiliza estrelas em seu atual escudo. Estrelas que formam a constelação Cruzeiro do Sul. Representa o Mundial de Clubes de 1981.
São Jorge era o padroeiro do Corinthian Football Club, que excursionou pelo Brasil em 1910 e serviu de inspiração para a criação do Corinthians. Nesta versão, os cinco fundadores teriam resolvido também herdar a devoção do time inglês.
Torcedor roxo é aquele fanático pelo time do coração, que não o abandona nem mesmo nos momentos mais difíceis. Em outras palavras, é o corintiano que está mostrando, dia após dia, o amor que sente pelo time.
2024. Em 2 de janeiro de 2024, Augusto Melo assumiu como o 36º. Presidente do Sport Club Corinthians Paulista em uma cerimônia realizada no Parque São Jorge. Durante sua posse, Augusto revelou ter contratado a empresa Ernst & Young para realizar uma auditoria em todas as finanças e contratos do clube.
CP: Sigla usada nos chans para "child porn", pornografia infantil. Falho: Refere-se a pessoas que "falharam" na vida, e segundo os usuários dos chans, é atribuído a quem carece de vida social ou habilidades de comunicação interpessoal.