Qual é o significado dos tapetes de Corpus Christi?
Segundo a Igreja Católica, os tapetes simbolizam a reverência e a honra dos fiéis ao receber Jesus Eucarístico, criando um caminho ornado para a passagem do Santíssimo Sacramento durante a procissão de Corpus Christi. LEIA TAMBÉM: Corpus Christi é feriado ou ponto facultativo? Vai viajar no feriado de Corpus Christi?
Os tapetes remetem ao momento em que Jesus entrou em Jerusalém. Trata-se de uma forma de comemorar a data, que chegou ao Brasil através da influência portuguesa. Apesar do nome, os tapetes são feitos não apenas de sal, mas de outros materiais, como serragem.
Neste feriado, há a tradição de tapetes confeccionados para enfeitar o caminho por onde o Santíssimo irá passar , ou seja, a hóstia que será conduzida pelo sacerdote da celebração. Sendo assim, os fiéis só podem pisar sobre as peças depois da passagem do padre que conduz o ostensório.
Qual é o verdadeiro significado de Corpus Christi?
O próprio nome dado a este feriado já nos dá pistas sobre seu significado: “Corpus Christi”, em latim, quer dizer “corpo de Cristo”. Isto significa que o feriado foi instaurado como uma forma de celebrar o corpo e o sangue de Jesus Cristo, honrando sua morte e ressurreição.
Serragem, sal e outros materiais são utilizados para colorir as ruas com obras de arte efêmeras. O dia de Corpus Christi, celebrado este ano em 30 de maio, refere-se a instituição da Eucaristia feita por Cristo durante a Última Ceia.
O QUE É CORPUS CHRISTI? QUAL O SIGNIFICADO DOS TAPETES COLORIDOS?
Qual o significado de sal grosso debaixo do tapete?
Os japoneses têm o costume de deitar sal na soleira da porta de suas casas depois de alguém não desejado ou negativo ter saído. Nos dias atuais, o sal continua sendo muito usado por vários povos com muita força mística. É usado no esoterismo e bruxaria para afastar as energias ruins e os maus espíritos.
O Ostensório ou Hostiário é um utensílio que transporta a hóstia, feito normalmente de ouro ou prata e que possui seu formato aludindo ao sol. Esse formato tem como finalidade fazer referência ao deus sol, Mitra, ou ao sol invictus (sol Invencível), que era adorado pelos romanos.
O que significa Corpus Christi na Bíblia evangélica?
O que é comemorado no Corpus Christi? A celebração de Corpus Christi refere-se ao momento em que Jesus Cristo partilhou o pão e vinho com seus apóstolos na última ceia antes de ser crucificado. No versículo São Mateus 26:26 da Bíblia, mostra exatamente como foi o último momento de Cristo com seus discípulos.
Entenda significado da data. Os católicos comemoram nesta quinta-feira (30) o dia de Corpus Christi, data celebrada anualmente 60 dias após a Páscoa que faz referência a um milagre ocorrido em 1264 na Itália.
A festa a Oxóssi (o Orixá da caça responsável pela fartura e alimentação do ser humano) feita no dia de Corpus Christi nos terreiros de Candomblé, tem como desígnio, celebrar o alimento, a fartura e a prosperidade. Sendo assim, ambos rituais enaltecem o sustento do corpo e da alma.
A confecção desses tapetes surgiu na Europa medieval, onde a festa era celebrada com procissões. No Brasil, essa prática foi introduzida ainda no século XVI pelos colonizadores portugueses e espanhóis, que trouxeram a devoção e os costumes religiosos da época.
Relacionada à Páscoa, a data relembra a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. No Brasil, o Corpus Christi entrou para o calendário religioso em 1961. Na tradição católica, não há restrições alimentares para o dia e está liberado comer carne.
Os tapetes são feitos tradicionalmente com serragem e sal colorido. Mas os fiéis usam hoje pó de café, areia, cascas de ovos e até tampinhas plásticas. O padre disse que essa tradição não é feita somente em Corpus Christi, mas também no Domingo de Ramos e no Domingo de Páscoa.
Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.
Qual foi o milagre que deu origem a festa de Corpus Christi?
Em meados do século XIII aconteceu, na Itália, o milagre eucarístico de Bolsena. Um sacerdote chamado Pedro de Praga, que se encontrava em viagem pelo país, duvidava da presença de Cristo na Eucaristia. Ao celebrar a Missa na Basílica de Bolsena, o padre vê a hóstia transformar-se em carne durante a consagração.
"O termo Corpus Christi, em latim, significa 'Corpo de Cristo'. A celebração está ligada à última Ceia que Jesus que celebrou com os apóstolos, na qual abençoou o pão e o vinho e disse: 'Tomai e comei, isto é o meu corpo e meu sangue' (Mt 26,26-27.)", explicou a coordenadora.
Datas religiosas como a Sexta-feira Santa e Corpus Christi podem até ser feriados civis, mas o repouso que elas pedem não é o da simples ausência de trabalho.
Qual o verdadeiro sentido da festa de Corpus Christi?
Afinal, o que significa o Corpus Christi? O próprio nome dado a este feriado já nos dá pistas sobre seu significado: “Corpus Christi”, em latim, quer dizer “corpo de Cristo”. Isto significa que o feriado foi instaurado como uma forma de celebrar o corpo e o sangue de Jesus Cristo, honrando sua morte e ressurreição.
Qual versículo da Bíblia fala sobre Corpus Christi?
3. Evangelho (Jo 6,51-58) O evangelho de Corpus Christi é o final do “sermão do Pão da Vida” segundo o Evangelho de João. Depois da multiplicação dos pães, Jesus explicou o sentido do “sinal” que acabou de fazer: ele mesmo é “o pão que desce do céu” como presente de Deus à humanidade (Jo 6,26-50).
Portanto, ninguém use o ostensório como 'amuleto' que se procura tocar, gerando choro e gestos descontrolados. Esses gestos não favorecem a manifestação autêntica da fé, confundida com emoções e devocionismo superficial.
A sigla JHS aparece em relevo na hóstia e, basicamente, significa Jesus Salvador dos Homens. Este (esse) é um símbolo da fé católica e que foi originalmente criado por São Bernardino de Sena, mais especificamente no século XV, e, posteriormente, foi adotado por Santo Inácio de Loyola, em meados do século XVI.
De acordo com Pe. Henrique Strehl, o ostensório simboliza o valor dado à eucaristia. “Ele por si só não vale nada, ele vale quando se coloca Jesus na hóstia santa”, concluiu.