Iansã foi sincretizada com a santa católica Santa Bárbara. Iansã é uma orixá guerreira muito relacionada à força feminina. As cores de Iansã são o branco, o vermelho ou o rosa. Seus símbolos são a espada, o erexin, os chifres de búfalo e a borboleta.
Iansã é a Orixá regente do signo de Sagitário. Tida como dona dos ventos e rainha dos raios e das tempestades, ela é conhecida por ser uma entidade otimista e dona de si, assim inspirando autossuficiência e liberdade nos sagitarianos.
Oiá (em iorubá: Oyá), também chamado Iansã, provém do nome do rio na Nigéria, onde seu culto é realizado, atualmente chamado de rio Níger. É uma divindade do fogo, como Xangô, mas também é relacionada ao elemento ar, regendo os raios.
Na igreja católica Iansã é sincretizada por SANTA BARBARA. É a única que se relaciona com os espíritos dos mortos a tornando conhecida senhora do cemitério. Também era conhecida por suas trocas de parceiros, que se tornar uma de suas lendas, sendo conhecida como arrebatadora das paixões.
Complementando, a Pirita confere proteção e prosperidade. Juntas, estas pedras se unem para criar um amuleto que não apenas celebra a energia de Iansã, mas também oferece uma sinergia de poder, paixão e proteção em sua jornada.
Além das velas, Iansã também gosta de champanhe branca, licor de menta, anis ou cerejas, rosas e palmas amarelas. A oferenda para esta Orixá deve ser deixada em campo aberto, pedreiras, praias ou cachoeiras.
Oferenda. A senhora das emoções intensas recebe com prazer velas brancas, amarelas e vermelhas. Também gosta de champanhe branca, licor de menta, anis ou cerejas, rosas e palmas amarelas, que devem ser deixados em campo aberto, pedreiras, praias ou cachoeiras.
Yansã é a guerreira dona dos ventos e raios. Rege a sedução, paixão e também os espíritos dos mortos. Para ter sua proteção, use às quartas-feiras roupas ou peças vermelhas e brancas e ofereça-lhe acarajé ou bobó de camarão. Seus números para sorte: 4, 9 e 11.
Hoje é dia de Iansã. Nesta terça-feira, 4 de dezembro, a Igreja Católica também celebra Santa Bárbara, protetora contra os raios e trovões. #FestasPopulares.
Pomba giras na linha de Iansã, Pomba Gira rainha Maria Padilha, Pomba Gira Rosa vermelha da Encruzilhada, Pomba Gira Maria Padilha das 7 encruzilhadas, Pomba Gira Maria Padilha do cabaré, Pomba Gira Maria Padilha da estrada, Pomba Gira Maria Padilha 7 facadas, Pomba Gira rainha d s rosas, Pomba Gira Rosa negra do ...
Iniciada no culto aos orixás há 41 anos, Mãe Lindete de Oyá é sacerdorte e uma das filhas de Iansã (Oyá). De acordo com Mãe Lindete de Oyá, as filhas de Iansã são: Poderosas, com temperamento audacioso, autoritárias, bem-humoradas, impossível de passar despercebidas.
Saúde: Iansã, por estar ligada aos elementos fogo e ar, de grande intensidade mental, pode “causar” em seus filhos, quando vibrando no negativo do Orixá por muito tempo, processos psíquicos de crises de identidade, perda de memória, bipolaridade, transtornos de personalidade, conjugados com crises psicológicas, de ira, ...
Linha de Iansã = Contas Rosas (em alguns casos Vermelhas e Laranjas) - Candomblé/ Amarelas, em alguns casos podendo usar laranja ou vermelho escuro (Umbanda)
Iansã: A cor da vela associada a Iansã é o rosa ou o laranja, simbolizando a transformação, a força dos ventos, a liderança e a proteção. Iansã é a orixá dos raios, dos ventos e das tempestades. Oxalá: A cor da vela associada a Oxalá é o branco, representando a paz, a pureza, a espiritualidade e a luz divina.
Enquanto que as ervas mornas e equilibradoras são: abre caminho, peregum verde amarelo, calêndula (flores), folhas de limão, romã (folhas a casca e o fruto), cipó caboclo, samambaias e gengibre.
Como dona e dominante do elemento fogo, uma de suas essências favoritas é a pimenta. Assim, aromas picantes e sensuais são os que melhor representam a personalidade deste orixá forte e guerreiro, assim como de seus filhos e filhas.