A cruz, instrumento de suplício no qual Jesus morreu, passou a ser um símbolo do cristianismo e também símbolo da Páscoa. Antes símbolo de condenação, com a morte de Cristo tornou-se símbolo de salvação.
O «símbolo da fé» é, pois, um sinal de identificação e de comunhão entre os crentes. «Symbolon» também significa resumo, colectânea ou sumário. O «símbolo da fé» é o sumário das principais verdades da fé. Por isso, serve de ponto de referência primário e fundamental da catequese.
ARCA DA ALIANÇA♦ Era o símbolo máximo da presença de Deus no meio de seu povo escolhido. A Arca era uma caixa feita de madeira de acácia, revestida de ouro puro por dentro e por fora.
Segundo a Bíblia, o escudo da fé é uma proteção contra as armadilhas do diabo para aqueles que creem em Deus. É uma representação do abrigo, proteção e defesa que é possível encontrar na dependência de Deus.
Sinal de ter fé é crer em Deus e nas suas promessas, é praticar a palavra de Deus sempre, quer seja em tempos de tempestades, quer seja em tempos de abundância. Depois encontro outro tipo de cristãos que vivem com medo das maldições pronunciadas por homens. Nenhum homem tem poder para amaldiçoar ou abençoar pessoas.
A imagem do Sagrado Coração de Jesus, retratado em chamas e cercado por uma coroa de espinhos, nos convida a uma profunda reflexão. Cada elemento possui um significado particular que nos revela a essência do amor divino: O Coração: Símbolo da vida, do amor, dos sentimentos e das emoções.
Qual é o nome do símbolo mais antigo de Jesus Cristo?
Ichthys ou Ichthus (do grego antigo ἰχθύς, em maiúsculas ΙΧΘΥΣ ou ΙΧΘΥC, significando "Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador") é um símbolo que consiste em dois arcos que se cruzam para formar o perfil de um peixe, sendo um dos símbolos mais antigos do cristianismo.
A cruz é o símbolo mais popular do cristianismo. Relicário em forma de uma cruz cristã decorada. A cruz representou em diversas sociedades a interseção do plano material e do transcendental em seus eixos perpendiculares.
Deus é frequentemente concebido como a maior entidade existente. Muitas vezes acredita-se que Deus é a causa de todas as coisas e, portanto, é visto como o criador, sustentador e governante do universo.
O símbolo religioso é assim reconhecido, pois é parte integrante da tradição religiosa e de seus rituais, se apresentando, muitas vezes, como objeto de veneração. Nesse sentido, o símbolo religioso é uma manifestação ou sinal da crença, expressa uma fé. É uma representação visual do sagrado.
O «símbolo da fé» é, antes de mais nada, o símbolo baptismal. E uma vez que o Baptismo é conferido «em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo»(Mt 28, 19), as verdades da fé professadas por ocasião do Baptismo articulam-se segundo a sua referência às três pessoas da Santíssima Trindade.
Segundo o dicionário, é um sentimento de crença em algo ou alguém, ainda que não haja nenhum tipo de evidência que comprove a veracidade da proposição em causa. A fé é um dos mistérios do planeta. É a forma como cada um de nós enxerga a verdade.
A espada do Espírito, que é a palavra de Deus, é a única fonte de recurso que temos para enfrentar a guerra espiritual. São as Escrituras, devidamente examinadas e aplicadas, que nos garantem vitória sobre os ataques de Satanás e os conflitos espirituais.
O Espírito Santo de Deus é aquele mesmo que soprou vida nas narinas do primeiro homem, sendo assim é também aquele que “sopra” sobre a nossa vida espiritual, a fim de nos assemelhar a Cristo — fim último de nossa vida. A Igreja é o Templo do Espírito Santo.