Balança da justiça Por esse motivo, a balança representa a profissão do Direito. A origem desse símbolo advém da deusa Themis que segura uma balança com intuito de expressar a equivalência entre o castigo e a culpa.
Muitas pessoas não saber por que a deusa Themis é um símbolo do direito. Ela leva esse título porque na mitologia grega ela era conhecida como a deusa da justiça. Filha de Urano (céu) e Gaia (terra), Themis é tradicionalmente representada com uma venda nos olhos.
Representada em objetos, fotografias, pinturas e até em logomarcas, a balança é atribuída ao significado de justiça, do comportamento correto segundo as leis e do equilíbrio. Ela representa a nivelação das partes envolvidas em um processo e expressa a equivalência e equação entre o castigo e a culpa.
O hábito de usar a toga é uma das mais antigas tradições civis. Utilizada desde a Roma Antiga, a peça tornou-se um dos símbolos da magistratura. A palavra remete à ideia do comprimento, pois deriva de um termo associado ao tornozelo ou calcanhar.
Como deve ser o logotipo do advogado? O logotipo e marca de um advogado devem conter traços e cores sóbrias, sem chamar muita atenção, passando seriedade e confiança.
Por isso, até hoje falamos “voto de Minerva” quando nos referimos ao voto de desempate. Na mitologia romana, a coruja sempre esteve associada à figura de Palas Atena (Minerva) como imagem de sua sagacidade, e acabou se transformando num verdadeiro símbolo da advocacia a partir dessa relação.
Entre os muitos elementos que compõem um julgamento nos tribunais brasileiros, está o traje usado por desembargadores e juízes federais, conhecido como toga.
O bastão de Asclépio, símbolo da Medicina. Por que o símbolo da Medicina é confundido com o do Comércio? Asclépio, deus da Medicina na mitologia grega, era filho de Apolo e da ninfa Coronis. Ele reunia a delicadeza de um tocador de harpa e a agressividade de um cirurgião.
Também chamado de malhete, o martelo do juiz, todo em madeira, é, juntamente com a deusa Thêmis e a balança da justiça comutativa, um dos mais fortes e conhecidos símbolos do direito e da justiça.
O Símbolo da Psicologia é representado por um tridente, um objeto de três pontas, considerado um símbolo solar e mágico, que simboliza o poder, a força, o universo; foi muito utilizado por gladiadores na antiguidade. O símbolo Ψ (lê-se: “psi”) é uma das letras do alfabeto grego.
O hábito de usar a toga é uma das mais antigas tradições civis. Utilizada desde a Roma Antiga, a peça tornou-se um dos símbolos da magistratura. A palavra remete à ideia do comprimento, pois deriva de um termo associado ao tornozelo ou calcanhar.
O preto da vestimenta remete à ideia de abnegação do indivíduo, que, no rito processual, não representa ele mesmo, mas uma instituição ou um cargo. Já as cores dos detalhes variam conforme o usuário da veste. O branco, usado pelo juiz, significa a imparcialidade na aplicação da lei.
A espada da justiça é um símbolo da advocacia que significa poder. A arma contra todas as injustiças. Algumas representações da espada incluem ela na balança e é possível ver as deusas da justiça carregando a espada ao seu lado.
Temis. É uma divindade grega por meio da qual a justiça é definida, no sentido moral, como o sentimento da verdade, da equidade e da humanidade, colocado acima das paixões humanas. Por este motivo, sendo personificada pela deusa Têmis, é representada de olhos vendados e com uma balança na mão.
A figura da coruja é associada à sabedoria e ao conhecimento, frequentemente usada para representar a figura do juiz e simbolizar a necessidade de discernimento e imparcialidade na tomada de decisões legais.
Dessa forma, ao lado das alternativas C e D, foi marcado um pequeno "X" indicando que aquelas duas alternativas, na visão do candidato, estão erradas. Na sequência do processo decisório, o candidato aponta, com setas (letras A e B), as alternativas que, sob sua ótica, são as mais adequadas como respostas ao enunciado.
O que significa a letra "N" depois do número da OAB?
Dessa forma, estabeleceu-se o módulo “N” equivalente à medida de largura referente a primeira letra do nome Nacional. A marca utilizada preferencialmente é a criada com trabalho de volume e luz.