O trema, sinal gráfico de dois pontos usado em cima do u para indicar que essa letra, nos grupos que, qui, gue e gui, é pronunciada, será abolido. É simples assim: ele deixa de existir na língua portuguesa. Vale lembrar, porém, que a pronúncia continua a mesma.
Vlad and Niki Pretend Play with Baby Chris | Funny stories for kids
O que e um o?
Ø (ø) é uma vogal utilizada nas línguas dinamarquesa, feroesa e norueguesa. É uma ligadura tipográfica, combinando as letras o e e. Já existia em latim sob a forma œ, tendo evoluído para œ em francês, ø em dinamarquês e norueguês, e ö em sueco, islandês, estónio, finlandês, alemão, húngaro e turco.
Sua pronúncia é a de um О palatalizado (/jo/,/jo/), mas quando seguida de uma consoante fricativa pós-alveolar, como je (ж), tche (ч), sha (ш) e shcha (щ), sua pronúncia é apenas [o]. A sílaba na qual esta letra está presente é sempre uma sílaba tônica.
– ö (corresponde à pronúncia do som da vogal fechada o + a vogal fechada e = o'e); – ü (corresponde à pronúncia do som da vogal fechada u + a vogal i = u'i).
"Ö", ou "ö", é um carácter usado em muitos alfabetos latinos, ou a letra O com umlaut. O ö é usado em línguas escandinavas (islandês, sueco, norueguês, etc.), línguas germânicas (alemão), no turco, finlandês, estoniano, húngaro, etc.
Como você bem percebeu, existem algumas palavras escritas com Ä, que no dia-a-dia são ditas com som de E fechado, no alfabeto fonético [e:] (longo). Oficialmente, é uma pronúncia considerada "errada" ou seja "não-padrão".
A letra Å nos alfabetos nórdicos representa dois sons, um curto e um longo. A versão curta é similar em qualidade à vogal pronunciada nas palavras molde ou poste. Em norueguês e sueco, a versão longa é como "o" em mofo, e em dinamarquês, é pronunciada como a vogal em dó.
i) A vogal o, inicial da palavra, pertence a uma sílaba tónica. Tenha ou não acento agudo, a pronúncia é, frequentemente, ¦ó¦ (ex.: obra, óbvio, ocre, óculo, ode, ópera, ordem, óvulo, etc.). ii) Se pertencer a uma sílaba átona, a pronúncia frequente é ¦ô¦ (ex.: oliveira, opor, orelha, orgulhoso, oscilar, ovelha, etc.).
O trema ( ¨ ), às vezes chamado de diérese, é um sinal diacrítico usado em diversas línguas para alterar o som de uma vogal, ou para assinalar a independência dessa vogal em relação a uma vogal anterior, constituindo-se às vezes em uma vogal própria e distinta no alfabeto.
O alemão é escrito utilizando o alfabeto latino. Além das 26 letras padrão, possui três vogais com Umlaut (ä, ö e ü) mais a consoante eszett ou scharfes es ("ß"). A forma do ß lembra a do beta (β) grego, mas a pronúncia é a mesma do "ss". Esse som pode ser escrito tanto com essa letra como com "ss": Straße e essen.
Em islandês, possui o som [ai] Em norueguês, possui o som de [æ] Em latim existem várias pronúncias possíveis. Na pronúncia eclesiástica, æ é pronunciado como "é", por exemplo, se pronuncia Cæsar (César) como "Tchésar".
Œ ou œ é uma ligadura do alfabeto latino usada na língua francesa, no inglês, no latim medieval e moderno, e na língua nórdica antiga. Uma ligadura de o + e.
"H" não é propriamente consoante e nem vogal, porque não tem valor algum de som ou ruído, sendo assim, tornando impossível a existência de fonemas que apontem para ela. Oficialmente, esta letra é apenas classificada como letra diacrítica, pois é, propriamente dita, a segunda letra de um dígrafo.