Qual é o sotaque brasileiro mais parecido com o de Portugal?
Por isso, o sotaque carioca é considerado o mais próximo do português de Portugal. A cidade do Rio de Janeiro foi sede da corte portuguesa entre os anos 1808 e 1821 e, deste período histórico, ainda restaram algumas características na fala.
Quando se pergunta qual é a língua mais próxima do português, a resposta precisa ser essa: o galego! Esse idioma, na verdade, remete às origens diretas do português. A língua é falada na Galícia, ou Galiza, região da Espanha que faz divisa com o norte de Portugal.
Com base nas respostas, o sotaque mineiro foi considerado o mais charmoso e cativante do Brasil. Ainda de acordo com o levantamento, Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais são os Estados com os sotaques mais marcantes.
1. Caipira. Tem aquele R bem acentuado, comum no interior de São Paulo. Veio da mistura da maneira de falar dos índios e dos portugueses, que chegaram à região entre os séculos 16 e 17.
O português falado no Brasil e o utilizado em Portugal não compartilham as mesmas características. Diferenciam-se, pois, em relação ao vocabulário, à maneira de falar e de entoar as frases, à posição das palavras na estrutura da frase e assim por diante.
Brasuca ou Brazuca (pronúncia: /bɾa'zukɐ/) é uma gíria para designar os brasileiros ou algo de origem no Brasil. O termo foi cunhado em Portugal, inicialmente com caráter depreciativo, em contraposição ao termo "portuga". Neste país, também se usa a redução "zuca", com o mesmo sentido.
Em que lugar do Brasil se fala o melhor português?
Terra geradora de grandes escritores da cultura literária clássica no Brasil, o Maranhão é apontado por estudiosos como o estado que fala o melhor português.
Nosso português normalmente é mais apreciado pelos estrangeiros que o português de Portugal. Eles falam que nosso português é mais cantado e tem menos o som do "s" do português de Portugal.
O sotaque de Lisboa é parecido ao de Coimbra, embora talvez com vogais um pouco mais fechadas, e muitas vezes mais cortadas das palavras. Os sotaques do Sul já são talvez um pouco mais arrastados, e uma das características mais notórias é que transformam muitos ditongos em vogais únicas.
De acordo com o levantamento, o sotaque mineiro foi eleito o mais charmoso e cativante do país. A pesquisa ouviu cerca de 700 pessoas em todas as regiões do Brasil, de 19 a 25 de maio deste ano: 15% deles do Sul; 44% do Sudeste; 8% do Centro-Oeste; 8% do Norte; e 25% do Nordeste.
O italiano substituiu o francês como a língua mais sexy do mundo, de acordo com uma nova pesquisa realizada por uma plataforma de ensino de idiomas e divulgada pelo Daily Mail.
No levantamento mais recente da especialista, as diversas formas de falar nos 27 estados foram avaliadas por pessoas de todo o Brasil, que elegeram o jeito mineiro e baiano de conversar os destaques nacionais em matéria de charme. Já quem lidera o ranking das pronúncias inconfundíveis são os fluminenses.
Você já deve ter notado que essa é a característica mais forte do sotaque do Rio de Janeiro - o chiado. Ele é motivo de orgulho para quem é de lá - e muitas vezes de estranhamento para quem é de fora.
Embora seja difícil determinar um sotaque como o mais neutro do Brasil, alguns estudiosos apontam que o sotaque carioca, falado no Rio de Janeiro, pode ser considerado mais próximo dessa neutralidade.
Um dos primeiros sotaques brasileiros nasceu da miscigenação entre portugueses e indígenas. Na região onde hoje é o estado de São Paulo, na época dos bandeirantes, surgiu a língua geral paulista.
E além do S, o sotaque do Rio tem ainda uma característica única: o som do R. É parecido com o H em hot, hello, porém, mais forte e mais longo, produzido bem no fundo da garganta. O modo de se pronunciar esse R e S vem de 1808, quando a corte portuguesa se mudou para o RJ, fugindo das tropas de Napoleão.