O 'mineirês', com forte influência de referências rurais, é também o sotaque mais cativante, superando o baiano e o falar marcante do cearense. Para os autores do estudo, as diferentes pronúncias regionais chamam a atenção dos outros brasileiros e evidenciam o charme da língua portuguesa.
Uma pesquisa recente realizada pela plataforma online de ensino de idiomas Preply revelou os sotaques mais charmosos do Brasil. O estudo contou com a participação de 700 pessoas de todas as regiões, que elegeram o sotaque mineiro o mais atrativo do país.
Quando o assunto é sotaque mais cativante, o mineiro e o baiano também ficam em primeiro e segundo lugares. Mas quem completa o pódio, na terceira posição, é o sotaque cearense.
O jeitinho mineiro de conversar foi eleito o mais charmoso e cativante de todo o país, aponta uma pesquisa feita em várias regiões do Brasil pela Preply — plataforma dedicada ao aprendizado de idiomas.
Pesquisa revela qual é o sotaque mais atraente do Brasil
Qual o sotaque mais fofo do Brasil?
O estudo realizado pela Preply entrevistou 700 internautas entre os dias 19 e 25 de maio, de diferentes regiões do Brasil. Os resultados apontaram o sotaque mineiro como o mais sexy, ganhando do baiano, que ficou em segundo lugar. O fluminense foi considerado o mais marcante, seguido pelo baiano.
Qual estado do Brasil que tem o sotaque mais bonito?
Conforme a pesquisa, o Rio de Janeiro lidera lista dos sotaques que as pessoas gostariam de ter. A maioria dos internautas disse que, se pudesse escolher, falaria como os fluminenses, com direito ao uso de termos como “mermão” (meu irmão) e bróder (brother, irmão em inglês).
O modo de falar deste estado já foi considerado duas vezes como o sotaque oficial do Brasil. Referência quando o mundo fala do país, o Rio de Janeiro lança moda todos os dias transformando o som do "S" em "X".
Um dos primeiros sotaques brasileiros nasceu da miscigenação entre portugueses e indígenas. Na região onde hoje é o estado de São Paulo, na época dos bandeirantes, surgiu a língua geral paulista.
Embora seja difícil determinar um sotaque como o mais neutro do Brasil, alguns estudiosos apontam que o sotaque carioca, falado no Rio de Janeiro, pode ser considerado mais próximo dessa neutralidade.
Em nenhum: não existe essa de português mais ou menos correto. “Já circulou pelo Brasil o mito de que era no Maranhão”, diz o linguista Marcos Bagno, da Universidade de Brasília. “Mas toda variedade linguística é correta na medida em que satisfaz às necessidades de comunicação da comunidade que a utiliza.”
No levantamento mais recente da especialista, as diversas formas de falar nos 27 estados foram avaliadas por pessoas de todo o Brasil, que elegeram o jeito mineiro e baiano de conversar os destaques nacionais em matéria de charme. Já quem lidera o ranking das pronúncias inconfundíveis são os fluminenses.
E além do S, o sotaque do Rio tem ainda uma característica única: o som do R. É parecido com o H em hot, hello, porém, mais forte e mais longo, produzido bem no fundo da garganta. O modo de se pronunciar esse R e S vem de 1808, quando a corte portuguesa se mudou para o RJ, fugindo das tropas de Napoleão.
O sotaque do Rio Grande do Sul traz o R e o L bem acentuados. O jeito de falar é uma mistura do português com o espanhol — no século 17, a região recebeu padres jesuítas vindos da Espanha.
O sotaque de Recife, capital do estado de Pernambuco, tem o “r” com uma pronúncia bem forte, que lembra o das línguas de origem germânica. Ele tem origem na invasão pelos holandeses, no século 17, da capitania de Pernambuco, a mais rica das possessões portuguesas na época.
De acordo com o levantamento, o sotaque mineiro foi eleito o mais charmoso e cativante do país. A pesquisa ouviu cerca de 700 pessoas em todas as regiões do Brasil, de 19 a 25 de maio deste ano: 15% deles do Sul; 44% do Sudeste; 8% do Centro-Oeste; 8% do Norte; e 25% do Nordeste.
Qual é o sotaque brasileiro mais parecido com o de Portugal?
Como português sempre ouvi dizer que o carioca é o mais parecido ao sotaque português, mas acho que o sotaque nordestino é muitíssimo mais parecido. Até uma pessoa como o Lula, por exemplo, fala de um jeito muito mais parecido ao de uma pessoa em Portugal do que o Impronunciável.
O sotaque carioca apresenta algumas semelhanças com o português lusitano. Entre tais semelhanças, percebe-se a pronúncia do "s" chiado e as vogais abertas em palavras como "também", características comuns em ambos.
Uma pesquisa realizada entre 19 e 25 de maio deste ano, pela Preply, plataforma online de aulas particulares, com 700 brasileiros de todas as regiões do País, concluiu que o sotaque mineiro é o mais charmoso e cativante do Brasil.
Para os brasileiros, o jeito de falar dos mineiros é o mais charmoso e cativante de todo o país. Segundo uma pesquisa realizada pela Preply — plataforma dedicada ao aprendizado de idiomas —, a maneira de pronunciar as palavras em Minas Gerais é, de longe, a mais sexy, ganhando dos pernambucanos e catarinenses.
1. Caipira. Tem aquele R bem acentuado, comum no interior de São Paulo. Veio da mistura da maneira de falar dos índios e dos portugueses, que chegaram à região entre os séculos 16 e 17.
1. Caipira. Tem aquele R bem acentuado, comum no interior de São Paulo. Veio da mistura da maneira de falar dos índios e dos portugueses, que chegaram à região entre os séculos 16 e 17.
O sotaque paulista é considerado o sotaque 'neutro' do Brasil? - Quora. A ideia de sotaque é que sotaque têm os outros. Cidades que são o centro de atração para migrantes de outros lugares identificam esses migrantes pelo modo como falam, como pronunciam o português típico dos lugares de onde são provenientes.