1. Caipira. Tem aquele R bem acentuado, comum no interior de São Paulo. Veio da mistura da maneira de falar dos índios e dos portugueses, que chegaram à região entre os séculos 16 e 17.
Qual é o estado que fala o português mais correto no Brasil?
Em nenhum: não existe essa de português mais ou menos correto. “Já circulou pelo Brasil o mito de que era no Maranhão”, diz o linguista Marcos Bagno, da Universidade de Brasília. “Mas toda variedade linguística é correta na medida em que satisfaz às necessidades de comunicação da comunidade que a utiliza.”
O sotaque paulista é considerado o sotaque "neutro" do Brasil? A ideia de sotaque é que sotaque têm os outros. Cidades que são o centro de atração para migrantes de outros lugares identificam esses migrantes pelo modo como falam, como pronunciam o português típico dos lugares de onde são provenientes.
O modo de falar deste estado já foi considerado duas vezes como o sotaque oficial do Brasil. Referência quando o mundo fala do país, o Rio de Janeiro lança moda todos os dias transformando o som do "S" em "X".
O Brasil é o único país da América que tem a Língua Portuguesa – herança dos nossos colonizadores lusitanos – como idioma oficial. Isso significa que, por aqui, o Português é usado para estabelecer todas as relações entre os cidadãos e o Estado. Mas, a língua vai muito além disso: ela é também a identidade de um povo!
O italiano substituiu o francês como a língua mais sexy do mundo, de acordo com uma nova pesquisa realizada por uma plataforma de ensino de idiomas e divulgada pelo Daily Mail.
O jeitinho mineiro de conversar foi eleito o mais charmoso e cativante de todo o país, aponta uma pesquisa feita em várias regiões do Brasil pela Preply — plataforma dedicada ao aprendizado de idiomas.
Qual é o estado do Brasil que fala melhor o português?
O melhor Português do Brasil é o Capixaba, aquele falado no Espírito Santo. Por serem rodeados por estados em que se fala com sotaques pesados como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia, os capixabas quase não tem acentos marcantes, como seus vizinhos.
Um dos primeiros sotaques brasileiros nasceu da miscigenação entre portugueses e indígenas. Na região onde hoje é o estado de São Paulo, na época dos bandeirantes, surgiu a língua geral paulista.
Português arcaico: teve influência de dialetos dos árabes e do latim, sendo o idioma falado entre o século XIII e a primeira metade do século XVI. Foi nesse contexto que iniciaram os estudos da língua portuguesa. Português clássico e moderno: o português arcaico se transformou em clássico (língua de Camões).
Nosso português normalmente é mais apreciado pelos estrangeiros que o português de Portugal. Eles falam que nosso português é mais cantado e tem menos o som do "s" do português de Portugal.
O estudo realizado pela Preply entrevistou 700 internautas entre os dias 19 e 25 de maio, de diferentes regiões do Brasil. Os resultados apontaram o sotaque mineiro como o mais sexy, ganhando do baiano, que ficou em segundo lugar. O fluminense foi considerado o mais marcante, seguido pelo baiano.
Para alguns especialistas, os dialetos falados em Brasília, Espírito Santo e na região Sul Fluminense, no estado do Rio de Janeiro, são parecidos e bem próximos ao dialeto neutro por serem intermediários, ou seja, compostos por elementos de vários sotaques diferentes.
De acordo com a pesquisa, os mineiros conquistaram o primeiro lugar como o sotaque mais bonito do Brasil. A Preply argumenta que os participantes da pesquisa escolheram o sotaque mineiro devido à sua “maneira cantada” de falar e ao uso habilidoso do diminutivo.
Existe algum estado do Brasil que não tem sotaque? - Quora. A fala é … a fala. Tem uma realização sonora e não há como fugir disso. Então não existe o não tem sotaque.
O dialeto baiano é classificado como um dialeto brasileiro meridional (juntamente com o fluminense, o mineiro e o sertanejo) com características intermediárias entre os dois grupos, enquanto o Dialeto Nordestino, Recifense, Costa Norte e Nortista são classificados como setentrionais.