As frases também podem ser classificadas de acordo com os elementos que a compõem. Nesse caso, há dois tipos de frases: a nominal e a verbal. Frase nominal: é aquela em que não há nenhum verbo.
Para identificar o sujeito, é necessário buscar o termo sobre o qual se diz alguma coisa, verificar se ele pode ser substituído por um pronome pessoal do caso reto e se ele concorda com o verbo. Esse termo pode praticar ou sofrer a ação expressa na oração. Entretanto, existem também orações sem sujeito.
Portanto, a análise morfológica da frase "Choveu muito ontem" seria: Choveu: Verbo (pretérito perfeito do indicativo, 3ª pessoa do singular) Muito: Advérbio de intensidade. Ontem: Advérbio de tempo.
Os tipos de sujeito são sujeito simples, sujeito composto, sujeito oculto e sujeito indeterminado. O sujeito simples tem apenas um núcleo. O sujeito composto tem mais de um núcleo. O sujeito oculto não aparece na frase, mas sabe-se quem é.
Frase é um enunciado de sentido completo e pode ser formada por uma ou mais palavras; oração é uma frase que contenha um verbo (ou locução verbal); e período é uma frase formada por uma ou mais orações, podendo então ser simples ou composto.
A oração nada mais é do que uma frase verbal. Assim, toda oração é também uma frase, pois que constitui enunciado de sentido completo, e toda oração apresenta um verbo ou uma locução verbal em sua estrutura.
O verbo “é”, na primeira sentença, serve apenas como ligação, não expressa uma ação. O mesmo vale para “parece”: não se trata de uma ação, mas de um estado da cidade. Esta característica ao qual o verbo está ligando o sujeito, que pode ser permanente ou passageira, é chamada de predicativo do sujeito.
A oração se define como uma unidade sintática em que há verbos ou locuções verbais. Ela pode ser subdividida em: oração absoluta; oração coordenada; oração subordinada. Quando absoluta, a oração sempre será de período simples.
Quando as orações não são ligadas entre si por conectivos, são chamadas de orações coordenadas assindéticas. Quando as orações são ligadas por conectivos, são chamadas de orações coordenadas sindéticas.
d) Que os anjos te protejam! É uma frase e também é uma oração. É uma frase, principalmente porque tem sentido completo e uma pausa pontuada (neste caso, o ponto de exclamação).
É possível identificar o sujeito de uma oração analisando, primeiramente, se o termo em questão está realizando e/ou sofrendo a ação do verbo. Nesse caso, deve haver concordância verbal, ou seja, o sujeito deve concordar em número (singular ou plural) com o verbo do enunciado.