No caso concreto que a consulente nos apresenta, as formulações canónicas, digamos assim, seriam pesadíssimo (grau superlativo absoluto sintético), muito pesado ou bastante pesado (grau superlativo absoluto analítico).
O grau superlativo é uma das flexões do adjetivo, usado para expressar um grau acentuado, máximo de uma qualidade. O superlativo dos adjetivos pode ser relativo ou absoluto. O grau superlativo pode expressar superioridade ou inferioridade, indicando o maior ou o menor entre os demais, por exemplo.
O grau superlativo está relacionado à intensidade atribuída a um adjetivo ou advérbio. O grau superlativo pode ser dos tipos: relativo ou absoluto. O grau superlativo relativo pode ser de inferioridade ou de superioridade. O grau superlativo absoluto pode ser sintético ou analítico.
Do mesmo modo, fala-se de ótimo como o superlativo absoluto sintético de bom, e não de melhor, embora se trate sempre do mesmo adjetivo. Por outras palavras, melhor diz respeito ao adjetivo bom e ao advérbio bem, no grau comparativo de superioridade.
Os adjectivos velho, esperto, forte e mau flexionam no grau superlativo absoluto sintético como velhíssimo, espertíssimo, fortíssimo e malíssimo/péssimo, respectivamente.
ADJETIVO É A PALAVRA QUE DÁ QUALIDADE OU CARACTERÍSTICAS AO SUBSTANTIVO. OS MENINOS SÃO CARINHOSOS, BONITOS E ALEGRES. AS MENINAS SÃO LINDAS, ELEGANTES E AMIGAS. AS PALAVRAS CARINHOSOS, BONITOS, ALEGRES, LINDAS, ELEGANTES E AMIGAS SÃO ADJETIVOS.
Como o próprio nome diz, os SUPERlativos transmitem ideia de aumento, podendo estar relacionados com os adjetivos, aquela classe de palavras que delimita e qualifica o substantivo. Eles podem ser de dois tipos: grau superlativo absoluto analítico e grau superlativo absoluto sintético. Não pare agora...
De facto, dicionários como o lexico.pt, em linha, atestam a forma dificilíssimo como uma das hipóteses do superlativo absoluto sintético do verbo difícil. Contudo, dicionários como Aulete, Michaelis, Dicionário da Língua Portuguesa, etc., não atestam esta forma, mas somente dificílimo.
_ Grau comparativo de superioridade e grau superlativo: quanto aos graus comparativo e superlativo, "mau" e "ruim" apresentam algumas divergências. superlativo absoluto seria “péssimo” (expressões que se alternariam no uso, segundo as gramáticas em estudo, com “o mais mau” e “muito mau”).
"Calorzão" ou "calorão"? A resposta é simples: a forma correta é "calorão". O sufixo "ão" é o aumentativo regular da palavra "calor", e é o que está presente nos dicionários.