O quinto mês da gravidez compreende a semana 20 até a semana 24. No final desse período, o feto estará com 30 cm de comprimento — pesando cerca de 700 gramas. Continue a leitura e veja algumas das transformações que acontecem — com a mãe e com a criança — nesse estágio da gestação.
Nesse período, o bebê tem suas pernas aumentadas, e passa a desenvolver tecido gorduroso embaixo da pele. É no quinto mês que, provavelmente, os pais saberão o sexo do bebê, já que nesse período a genitália se desenvolve bastante. No quinto mês o bebê tem o hábito de chupar o dedo.
No final do quinto mês a gestante passa pelo segundo exame morfológico — que é tão importante quanto o primeiro para avaliar o bom desenvolvimento do feto. A maioria das mulheres já ganhou de 2,5 a 6,5 quilos a essa altura, e o útero está do tamanho de um melão.
O aborto espontâneo é definido pelos médicos como uma interrupção involuntária de uma gravidez que acontece antes da 20ª semana (cerca de 5 meses) de gestação. Apesar de ser relativamente comum, o aborto espontâneo é uma condição capaz de causar bastante tristeza e dor emocional para pacientes.
Nessas semanas, o bebê se movimenta muito. Vira para os lados, boceja, brinca com o cordão umbilical e chuta. Ele tem o hábito de chupar os dedos das mãos e a mãe já pode sentir os seus movimentos na barriga. As fases de sono do bebê, que agora já estão bem determinadas, não são idênticas às da mãe.
Sempre que possível, acaricie sua barriga por toda sua extensão. Estudos científicos já demonstraram que o feto pode ser capaz de sentir e reagir ao toque da mãe. Há mulheres que relatam que quando fazem algum tipo de carinho na região, o bebê faz alguns movimentos como resposta.
A maioria dos abortos espontâneos ocorre devido a um problema no feto (doença genética). Outras causas menos comuns envolvem a saúde da mulher, como anomalias no útero, infecções e alterações de coagulação do sangue (trombofilias).
Para si, que tem acompanhado a gravidez semana a semana, é fácil perceber de quantos meses está, mas se tentar falar de semanas com os seus familiares o mais provável é causar alguma confusão. Para ajudar a que todos se entendam neste assunto tao importante, doze semanas de gravidez correspondem a 3 meses.
Depende muito da transformação do corpo, e cada corpo é único. — O bebê não está sendo impedido de crescer. A musculatura é tão forte, que o útero não fica tão proeminente. Mas é importante acompanhar o crescimento da barriga.
Aos 5 meses de idade, os bebês já conseguem ver em três dimensões (3D). Nessa idade, ficam melhores em alcançar os objetos, porque já conseguem perceber melhor a que distância um objeto está deles: a percepção de profundidade já está mais desenvolvida.
O bebê geralmente começa a ser sentido acima do umbigo por volta da 20ª semana de gestação. Neste ponto, o útero cresce o suficiente para alcançar o nível do umbigo e, conforme a gravidez avança, o útero continua a subir, permitindo que a mãe sinta os movimentos do bebê em áreas mais altas do abdômen.
A grávida, geralmente, sente o bebê mexendo pela primeira vez na barriga entre a 16ª e a 20ª semana de gestação, ou seja, no final do 4º mês ou durante o 5º mês de gravidez. Porém, na segunda gravidez, é normal a mãe sentir o bebê mexer mais cedo, entre o final do 3º mês e o início do 4º mês de gestação.
8ª semana. Na oitava semana de gravidez, é normal você sentir mais fome. É importante se alimentar de maneira saudável. Afinal, agora, seus hábitos alimentares terão reflexo no crescimento e no desenvolvimento do bebê.
Estou grávida de 5 meses e não sinto o bebê mexer?
Os primeiros movimentos que se notam na primeira gravidez acontecem cerca do quinto mês. Não é nada estranho se durante este mês o notar pouco. Caso seja a segunda gravidez é normal notar os movimentos um pouco mais cedo, aos quatro meses e meio.
Aproximadamente 85% dos abortos espontâneos ocorrem durante as primeiras 12 semanas de gestação. Os restantes 15% dos abortos espontâneos ocorrem durante a 13ª até a 20ª semana.
Suas principais causas são os transtornos congênitos e perinatais, muitas vezes associados a agentes infecciosos deletérios à organogênese fetal, tais como os vírus da rubéola, da imunodeficiência humana (HIV), o vírus Zika, o citomegalovírus; o Treponema pallidum e o Toxoplasma gondii.
O que pode machucar o bebê dentro da barriga da mãe? Tombos e pancadas são as situações mais comuns que colocam em risco a vida do bebê. No entanto, alguns fatores externos como ondas de radiação e roupas apertadas também podem interferir na saúde e desenvolvimento do bebê durante a gestação.
O que o bebê sente quando a mãe passa a mão na barriga?
Os movimentos feitos pela mãe como sentar, levantar, deitar e entre outros, são sentidos pelo bebê a partir da 17ª semana, pois o sistema de equilíbrio do feto já está formado. A partir da 20ª semana, os bebês também conseguem sentir o toque. É muito importante estimular o bebê nesta fase fazendo carinho na barriga.
Tais ações são conhecidas como “movimentos fetais”, e estão relacionadas à oxigenação do bebê. É preciso lembrar que não há oxigênio no útero; portanto, o bebê recebe esse componente pelo sangue da mãe, e, quando ele se move, é um forte indício de que a oxigenação está em dia, bem como a nutrição do feto.