Qual é o próximo termo de progressão geométrica 2 10 50?
Para encontrar o próximo termo de uma progressão geométrica, precisamos primeiro determinar a razão da progressão. A razão q é encontrada dividindo qualquer termo pelo termo anterior. Portanto, a razão da progressão geométrica é q = − 5 q = -5 q=−5. Então, o próximo termo da progressão geométrica é -250.
O próximo termo da progressão geométrica dada é igual a 2. Uma progressão geométrica é caracterizada por uma sequência de valores crescentes, decrescentes ou alternados, onde a razão entre um valor e seu antecessor é sempre constante.
uma sequência numérica que se comporta de forma linear. Após o primeiro termo, somamos um valor fixo denotado algebricamente por r. Para encontrar os próximos termos da sequência, sempre somamos r ao termo anterior, esse valor r é conhecido como razão de uma progressão aritmética. A P.A.
Progressão arimética é uma sequência numérica em que a diferença entre um termo e seu antecessor resulta sempre em um mesmo valor, chamado de razão. Por exemplo, considere a sequência a seguir: (2, 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16, 18, 20...) Podemos então dizer que a razão (r) dessa sequência numérica é 2.
Para encontrar a razão, basta calcular a diferença entre dois termos consecutivos: 5 – 1 = 4; então, nesse caso, r = 4 . 2º passo: encontrar o termo geral. Como sabemos que a1= 1 e r = 4, vamos substituir na fórmula. 3º passo: conhecendo o termo geral, vamos calcular o 5º, 10º e 23º termo.
Qual é o próximo termo da progressão geométrica 20 10 5?
A razão r pode ser calculada dividindo qualquer termo pelo termo anterior. Portanto, o próximo termo da progressão geométrica é − 5 2 -\frac{5}{2} −25.
Como calcular a razão da progressão geométrica 10 20 40 80?
Esta é uma progressão geométrica, pois existe uma razão comum entre cada termo. Nesse caso, multiplicar o termo anterior na progressão por 2 resulta no próximo termo. Em outras palavras, an=a1rn−1 a n = a 1 r n - 1 . Esta é a forma de uma progressão geométrica.