NBR 7199 e os Vidros de Segurança O Vidro de Segurança é aquele aprovado em testes de impacto, que não deve quebrar ou deve quebrar com segurança. Atualmente, existem três principais tipos de vidro de segurança: laminado, temperado e aramado. Os mais utilizados, e também com mais procura são o laminado e o temperado.
Para fornecer maior segurança às pessoas o ideal é optar por vidros temperados ou vidros laminados. Diferentemente do vidro comum que se quebra em pedaços cortantes, estes dois tipos oferecem menos riscos de acidentes graves.
O vidro temperado é até cinco vezes mais resistente a choques térmicos do que o vidro comum mesmo com espessuras semelhantes. Não à toa é considerado um vidro de segurança e muito utilizado em aplicações estruturais autoportantes, que tornam desnecessário o uso de caixilhos.
Porém, dentre os dois mais seguros para os usuários, estão o vidro laminado e o vidro temperado. Por oferecer um nível extra de segurança contra acidentes graves esses dois tipos são classificados como Vidros de Segurança. E, exatamente por essa classificação, tornaram-se os mais populares, logo após o vidro comum.
China desenvolve o vidro mais resistente do mundo, batizado de AM-III, que é duas vezes mais duro que diamante e pode ser utilizado em painéis solares.
Vidro laminado X Vidro temperado - Entenda as diferenças
O que é mais resistente vidro ou cristal?
Afinal, o vidro é feito principalmente de sílica, soda e cal, enquanto o cristal é uma mistura de minerais que inclui chumbo. Essa composição confere ao cristal maior brilho, transparência e peso em comparação ao vidro. Além disso, o cristal é mais resistente a arranhões e tem maior capacidade de refratar a luz.
1 – Vidro temperado. É um dos principais tipos de vidro, categorizado como um modelo de segurança, sendo 5 vezes mais resistente do que o vidro comum. ...
2 – Vidro laminado. Também é um tipo de vidro de segurança. ...
Geralmente, o vidro laminado costuma ser mais caro que o vidro temperado. Isso acontece devido à sua versatilidade de uso e características singulares do modelo, que fazem com que o vidro laminado seja indicado para compor a maioria das estruturas envidraçadas no segmento da arquitetura e construção civil.
– Procure por identificações nos cantos da placa. O vidro temperado precisa ser identificado nos quatro cantos, obrigatoriamente. Uma outra forma de como saber se o vidro e temperado acontece caso a placa se estilhace.
Qual a diferença entre vidro blindex e vidro temperado?
Os produtos Blindex seguem os mesmos padrões de qualidade e segurança do vidro temperado tradicional, passando pelo processo de têmpera para garantir sua resistência e segurança. A principal diferença entre o “vidro temperado” e o “vidro Blindex” está, portanto, na marca e não nas propriedades físicas do material.
Inicialmente é importante você saber que esse modelo de vidro é cerca de 5 vezes mais resistente que o vidro comum. Isso se deve ao processo de têmpera, no qual o material é submetido a uma tensão de compressão, aquecimento e resfriamento, tornando-o mais seguro e resistente a impactos frontais, por exemplo.
Já que o fato do vidro temperado estourar é bastante comum, iremos pontuar neste conteúdo algumas possíveis causas desse problema e falaremos também sobre a importância de uma produção e beneficiamento de qualidade para amenizar essa questão.
Qual a cor de vidro mais caro? Geralmente, o vidro fumê é um pouco mais caro que outros modelos, em tese, 25% mais caro que o vidro comum transparente.
Entre os profissionais o termo “vidro fixo” remete à peça temperada que é utilizada como sustentação em uma instalação de box ou em fechamento tradicional, com ferragens ou perfis.
O problema pode estar na fabricação do vidro, no armazenamento (das processadoras ou vidraçarias) ou, ainda, na instalação da peça na casa. Um exemplo é quando há fendas ou bolhas no vidro, imperfeições que, dependendo do tamanho e da localização, podem contribuir para a quebra espontânea.
O laminado é um vidro de segurança, classificação atribuída também aos temperados e aos aramados. É composto de duas ou mais lâminas de vidro fortemente interligadas, sob calor e pressão, por uma ou mais camadas de polivinil butiral (PVB) ou resina.
Uma série de fatores pode levar o vidro laminado a quebrar. Apesar de ser mais resistente, um vidro laminado pode se quebrar devido à choques intensos com objetos pontiagudos, por exemplo, mas essa não pode ser considerada a única causa.
Ele é mais propenso a quebrar em grandes pedaços afiados quando sujeito a fortes impactos, o que pode representar um risco de segurança em algumas situações.
Muito utilizadas na separação de cômodos ou delimitação de espaço em uma área, as divisórias em vidro temperado possuem um custo médio de instalação que gira em torno de R$ 350,00. Esse valor leva em conta uma peça de 3 m².
Os vidros que oferecem algum tipo de privacidade estão se tornando tendência no mercado atual, e um dos exemplos mais conhecidos é o vidro refletivo. A depender da iluminação – tanto interna quanto externa –, este tipo de vidro é capaz de impedir a visibilidade de fora para dentro da construção.
Vale destacar que, entre os vidros coloridos na massa – como o vidro fumê – o vidro verde é o mais eficiente em barrar parte da radiação solar que entraria em um ambiente. O vidro verde ganha sua coloração diretamente na massa vítrea devido a presença de elementos como cromato de ferro oxidado, cobre, cromo e ferro.
Para isso é necessário o cuidado de usar uma régua limpa onde vai cortá-lo utilizando um riscador manual dos dois lados para que o corte coincida, por fim, flexione a chapa para baixo de forma a destacá-la, até a área cortada das laminas abrir e corte a película intermediária com um estilete.