O tubarão baleia é conhecido tanto por ser o maior e mais pesado peixe vivo, quanto por ser um dos animais mais dóceis que existem no mundo. Possui dentes extremamente pequenos e viaja grandes distâncias por quase todos os oceanos, filtrando pequenos seres conhecidos como plâncton.
Ao contrário do comportamento violento de espécies como tubarão-branco e martelo, os tubarões-baleia são criaturas bastante dóceis. Cerca de 75% da população global da espécie está no Indo-Pacífico e 25% no Oceano Atlântico.
Também chamado de gigante gentil, o tubarão-baleia é uma espécie que quebra completamente todos os estereótipos com sua aparência simpática. Porém, essa docilidade é recebida de forma hostil pelos humanos, que vêm dificultando a vida desses gentis peixes gigantes.
TUBARÃO BALEIA! UM GIGANTE DOS OCEANOS! O MAIOR PEIXE DO MUNDO! CONHEÇA ESSE ANIMAL INCRÍVEL!!!
Qual é o tubarão mais valente?
O tubarão-branco, também chamado de grande branco, tem a fama de ser o mais feroz e agressivo de todos os tubarões, característico por atacar quem encontra pela frente e acompanhar navios oceanos afora, o que o tornaria um flagelo nos naufrágios.
O cação-lixa (Ginglymostoma cirratum), também encontrado no litoral nordeste, o pequenino cação-frango (Rhizoprionodon lalandii) e o tubarão-martelo (Sphyrna sp.), presentes na costa sul e sudeste, são reconhecidamente inofensivos, assim como muitas outras espécies.
Seja por seu tamanho (ele pode chegar a 6,4 metros de comprimento) ou por seu comportamento predador, o tubarão-branco permanece no topo da lista de tubarões mais temidos.
O tubarão-da-Groenlândia reapareceu nas proximidades de Belize, no Caribe. Considerado o animal mais longevo do planeta, com idade aproximada de 518 anos, ele continua a impressionar cientistas.
Mais ataques letais são atribuídos a ele do que a qualquer outro tubarão. Esta espécie é encontrada em oceanos temperados e tropicais. Grande tubarão branco, África do Sul. Entre todos os predadores dos mares, o tubarão mais perigoso do mundo é o grande tubarão branco (Carcharodon carcharias).
Habitat: O tubarão-duende é registrado nas plataformas continentais externas, nas encostas superiores e fora dos montes submarinos até os 1.300 metros de profundidade, sendo mais comum entre os 270-960 metros de profundidade. Raramente encontrado perto da costa. Hábito de vida: Solitário.
Com tamanho que pode superar os 12 metros de comprimento, o tubarão-baleia costuma habitar as superfícies dos mares e oceanos de quase todo o mundo, exceto o Mar Mediterrâneo, segundo a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).
"O tubarão-lixa é uma espécie que apresenta um comportamento mais tranquilo, observado muitas vezes em repouso durante o dia, em tocas ou locais protegidos.
Mesmo tendo um nome que parece bastante pertencer a um grande predador humano, o Tubarão-Baleia é uma espécie completamente inofensiva ao ser humano e incapaz de realizar algum ataque mortífero.
Os tubarões podem ser atraídos por sangue, então as pessoas devem evitar nadar caso possuam feridas abertas. Objetos brilhantes também podem atrair tubarões, que são curiosos por natureza. Neff sugere evitar nadar sozinho ou se afastar muito da praia.
Glyphis é um gênero de tubarões da família Carcharhinidae. São tubarões de água doce, e existem três espécies descritas oficialmente e três ainda em processo de descrição. O primeiro exemplar filmado por uma câmara foi pescado por Jeremy Wade.
Embora a época exata talvez ainda precise ser definida, o que temos certeza é que o megalodonte não existe mais. Considerando que ele caçava em áreas imensas, muitas vezes buscando animais grandes como baleias, é impossível que não o tivéssemos observado se ele ainda vivesse.
"Há várias espécies na região mas as responsáveis pela grande maioria dos acidentes são duas: Carcharhinus leucas, o tubarão cabeça-chata, e o tubarão-tigre, Galeocerdo cuvier.
Do que um tubarão branco teria medo, afinal de contas? Pois um novo estudo resolveu responder essa pergunta, e descobriu que há sim um animal de quem até mesmo os tubarões brancos têm medo: as orcas.
O tubarão branco tem fama de ser o mais assustador do mar, mas o explorador Jacques Cousteau considerou o Galha-branca-oceânico “O mais perigoso de todos os tubarões…” Duas equipas de especialistas mergulham no mundo do Galha-branca-oceânico para revelar o que torna esta espécie uma candidata de excelência ao título de ...
As estimativas mostram que sua extinção ocorreu há cerca de 2,6 milhões de anos. Mas antes de ser extinto, o megalodonte teve uma presença significativa nas águas salgadas. Acredita-se que esse tubarão gigante tenha crescido até 18 metros de comprimento.