Qual o número do último fio do aparelho? O número do último fio usado em um tratamento ortodôntico pode variar de acordo com o plano de tratamento específico e o sistema de aparelho utilizado. Geralmente, os fios de aço inoxidável são usados nas fases finais do tratamento e podem variar em espessura.
Chegou o momento mais esperado: a retirada do aparelho ortodôntico! Porém, esteja atento. Isso não significa que o tratamento ortodôntico está finalizado. Agora, será necessário usar outro dispositivo, mais simples do que aqueles que movimentavam os dentes: o aparelho de contenção.
Os fios ortodônticos fazem parte do aparelho ortodôntico e apresentam como função principal a movimentação dos dentes com forças leves e contínuas para reduzir o desconforto do paciente e as chances de reabsorção dentária.
Esse fio foi desenvolvido justamente para os estágios iniciais e intermediários do tratamento, quando há muitos dentes para serem alinhados e o paciente não está acostumado com o aparelho. Isso porque, esse fio possui a capacidade de movimentar os dentes gradativamente, porém, sem exercer força e provocar dores.
FIOS DO APARELHO ORTODÔNTICO FIXO | EXPLICANDO A SEQUÊNCIA E OS TIPOS DE CADA FIO DO APARELHO!!!
Qual a diferença dos fios do aparelho?
Os fios ortodônticos variam de formato (quadrado, redondo ou retangular), calibres (de 0,010 a 0,022) e materiais. No início, são usados os tipos mais redondos, leves, de calibre menor e flexíveis — o enrijecimento e a espessura vão aumentando com o passar do tempo: arcos redondos: variam de 010”/ . 012”/ .
Uma das razões frequentes para o fio se soltar é a mastigação de alimentos duros, pegajosos ou fibrosos, que podem exercer pressão excessiva sobre o aparelho.
Em média, os fios tem ação por 30 dias. Por isso, as manutenções são marcadas mensalmente, aonde fazemos novamente a ativação do mesmo ou outro arco. Nem sempre é necessário trocar o fio a cada manutenção, tudo vai depender da condição do arco, e também da fase que estamos no tratamento.
Como saber se já está na hora de tirar o aparelho?
O ideal é que o paciente faça uma consulta com o dentista para examinar a sua saúde bucal e, a partir disso, receba a indicação do método adequado para a harmonização do seu sorriso. O tratamento dura no mínimo 8 meses, e a pessoa pode ficar com o dispositivo na boca por um período de até 30 meses.
O tempo de duração do tratamento com aparelho nos dentes vai variar de acordo com a situação específica. Geralmente, o período dura entre 18 e 24 meses, mas também pode durar um pouco menos ou um pouco mais. Diversos fatores vão influenciar nesse tempo de duração.
À medida que o tratamento se aproxima do seu término, a fase de finalização envolve refinamentos finais. Neste momento, o ortodontista assegura que a oclusão está correta, realizando ajustes adicionais conforme necessário e preparando o paciente para a próxima fase crucial: a contenção.
Como saber se estou na fase final do aparelho ortodôntico?
Quando os dentes se aproximam da posição correta, é chegada a hora da finalização, que pode exigir o uso de elásticos verticais, dobra nos arcos ou instalação de brackets e acessórios.
O bracket de aparelho é aquela pecinha que é colada pelo ortodontista com resina diretamente nos dentes e serve como o ponto de aplicação da força necessária para manter o fio ortodôntico, o que causará a movimentação dentária para o alinhamento dos dentes.
“No caso do fio se soltar e não tiver nenhuma intercorrência maior, é aconselhado o paciente avisar e retornar ao consultório do dentista o mais rápido possível”, orienta o profissional. Além disso, não deixe de conversar com o ortodontista e pedir orientações para cuidar do seu aparelho ortodôntico.
O fio ortodôntico de Níquel-titânio também é conhecido como NiTi e sua principal característica é possuir pequeno diâmetro e alta elasticidade. Hoje em dia, é um fio bastante conhecido e muito utilizado em tratamentos ortodônticos com aparelhagem fixa, especialmente porque é o mais indicado para o início do tratamento.
Como funciona a manutenção do aparelho? A manutenção dos aparelhos ortodônticos consiste no ajuste do arco, nome dado ao “fio” que passa pelos bráquetes. Esse processo também é chamado de “apertar o aparelho” e a sua função é fazer com que o alinhamento dos dentes tenha a progressão desejada.
Se o fio ortodôntico se quebrar e ficar alguma ponta machucando, você pode usar um cortador de unhas ou alicate pequeno para (com muito cuidado) cortar a pontinha.
Quais são os 3 tipos de fios ortodônticos mais utilizados?
São muitas as marcas disponíveis no mercado, mas apesar disso, pode-se dizer que os fios ortodônticos mais utilizados atualmente se distribuem em 3 tipos principais: Níquel-titânio (NiTi) com suas variações durante o processo de fabricação; Aço inoxidável; Beta-titânio.
A verdade é que sim: os dentes podem se desalinhar novamente após o uso do aparelho. E isso é até algo comum. A boa notícia, no entanto, é que você pode ficar tranquilo continuando o seu tratamento ou se vai iniciar um porque é perfeitamente possível evitar que os dentes voltem a entortar.