Qual é o último pedido de Paulo a Timóteo na carta?
Paulo estava ciente do pouco tempo que tinha e queria ver Timóteo, a quem figurativamente chamava de “meu amado filho” (2 Timóteo 1:2). No final dessa carta, Paulo pediu que Timóteo e Marcos o visitassem e levassem algumas coisas que ele tinha deixado quando partira (ver 2 Timóteo 4:9–13).
Paulo declarou a Timóteo: "Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas." II Tim 4:3 e 4.
Paulo sabia que seu tempo se aproximava e desejava ver Timóteo, a quem ele chamou, figurativamente, de “meu amado filho” (2 Timóteo 1:2). No final de sua carta, Paulo pede que Timóteo e Marcos o visitem e tragam alguns itens que ele havia deixado para trás (ver 2 Timóteo 4:9–13).
Paulo adverte Timóteo de que algumas pessoas serão enganadas pelos falsos ensinamentos relacionados ao casamento e a práticas alimentares. Ele fala sobre a importância do casamento e de receber as criações de Deus com gratidão.
O apóstolo Paulo em Efésios 6.24, encerra sua carta dizendo: “A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo com amor incorruptível.” Esse amor incorruptível está associado a glória, honra e vida. Um amor puro e sincero que não se corrompe.
Ao fim de sua vida, aprisionado por sua fé, o apóstolo Paulo fala sobre a sua morte. Ele diz: “Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado” (v. 6). Ele está consciente que será morto pelos seus perseguidores, pela pregação do evangelho de Jesus.
Paulo disse a Timóteo que ele enfrentaria perseguições ao seguir Cristo no caminho do discipulado cristão (3.12), mas o encorajou a permanecer na “fé em Cristo Jesus” – a perseverar (3.15). O chamado hoje é o mesmo: 2Timóteo 2.8-13 8Lembre-se de que Jesus Cristo, descendente do rei Davi, ressuscitou dos mortos.
No texto bíblico que está em destaque acima, o apóstolo Paulo escreve para Timóteo no intuito de cuidar de um jovem levantado para ser um líder na igreja, e faz questão de dizer que percebe nele uma fé especial. Uma fé que Paulo classifica como “sem fingimento”.
1 Timóteo 2–3 Paulo ensina que é preciso orar e adorar da forma correta. Ensina também que Jesus Cristo pagou o preço da redenção por todos e é nosso Mediador junto ao Pai. Ele ensina como homens e mulheres devem comportar-se durante a adoração.
Meditar nas cartas do apóstolo Paulo é extrair delas grandes ensinamentos para uma vida de retidão e perseverança no Senhor; é trazer para si mesmo o valor de viver os padrões daquilo que Deus deseja para cada um de nós; é entrar na história do tempo dele e nos fartar de um conteúdo saudável.
Um princípio que podemos aprender com o conselho de Paulo a Timóteo é que, ao buscarmos sinceramente ter o Espírito conosco, podemos vencer o medo e não ter vergonha de nosso testemunho de Jesus Cristo.
Observava-se que os que bebiam vinho não ficavam sujeitos às doenças associadas com a água contaminada. Vale notar que o vinho foi recomendado não apenas para o estômago, mas também para “frequentes enfermidades”. Timóteo deveria beber "um pouco de vinho" para MELHORAR sua saúde.
Quais são as três metáforas de Paulo para ensinar Timóteo?
Paulo testifica que foi chamado por Jesus Cristo para pregar o evangelho (ver 2 Timóteo 1:11). 2 Timóteo 2 Paulo emprega as metáforas do soldado, do atleta vitorioso e do lavrador trabalhador para ilustrar a necessidade de enfrentar dificuldades para receber a glória eterna.
O que Paulo quis dizer na segunda carta de Timóteo?
Nesta segunda carta, o tema central desloca-se da comunidade de Éfeso para a relação pessoal entre Paulo e Timóteo. Próximo de seu martírio, Paulo deseja rever Timóteo e o exorta a manter-se perseverante, mesmo que para isso seja necessário sofrer por causa do Evangelho.
De acordo com uma tradição posterior, Paulo consagrou Timóteo como bispo de Éfeso no ano 65, um cargo que Timóteo teria servido por 15 anos. No ano 80 (ou 97, segundo outras fontes), Timóteo tentou impedir uma procissão pagã e, em resposta, os pagãos, furiosos, atacaram-no, arrastaram-no pelas ruas e apedrejaram-no.
Em Atos dos Apóstolos 22, 3, Lucas afirma que Paulo foi trazido a Jerusalém e instruído aos pés de Gamaliel, “educado em toda a observação da Lei de nossos pais”.
Ensinar é principalmente um dom do Espírito (que deve ser exercido com esmero e dedicação, Rm 12.7) e pode ser exercido por todos os cristãos, mutuamente (Cl 3.16). Todavia, é preciso cautela, pois falsos mestres pervertem casas inteiras mediante o “en- sino”, por motivações falsas (Tt 1.11).
Paulo escreveu a epístola aos colossenses na primeira vez que foi preso em Roma, cerca de 60–62 d.C. (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Epístolas Paulinas”, scriptures.LDS.org). Ele provavelmente a escreveu na mesma época em que escreveu Filipenses, Efésios e Filemom.
No texto em análise, Paulo aconselha Timóteo a não seguir bebendo somente água; mas a tomar também um pouco de vinho, por causa do seu estômago e das suas frequentes enfermidades [astheneia]. Astheneia é traduzida na bíblia como doença ou como fraqueza física em geral.
Por isso, deseja-lhe não somente a graça e a paz de Deus como também a Sua "misericórdia" (v. 2) - repetida na saudação da Segunda Epístola. É unicamente nestas duas Epístolas que Paulo inclui "misericórdia" na saudação.
Paulo convida Timóteo a reavivar o dom do Senhor e é bem esse aspecto que somos chamados também a pedir ao Senhor nesse final de semana, nos colocarmos a servir.
Paulo recomenda a Timóteo que não bebesse somente água, mas que usasse “um pouco de vinho” (1Tm 5.23). Alguns eruditos vêem neste versículo certo embaraço para o entendimento vigente em nossas igrejas, de abstinência total de vinho ou de quaisquer bebidas alcoólicas.
Sua vida nos ensina a confiar em Deus, perseverar em meio às adversidades, ser humildes e submissos, buscar a Deus em oração e viver como um exemplo para os outros. Que possamos aprender com Timóteo e aplicar essas lições em nossa própria jornada de fé.
Porque Paulo mandou Timóteo tomar um pouco de vinho?
Paulo orientou Timóteo a tomar um pouco de vinho por causa de seu estômago e de suas frequentes enfermidades, porém se tratava de suco de uva não fermentado. Ele não aconselharia Timóteo a usar o que o Senhor havia proibido” (Signs of the Times, 6 de setembro de 1899, 2º parágrafo).