Cuba. A Coca-Cola está proibida no país desde 1959, quando a Revolução Cubana atingiu o poder. Antes disso, o produto não apenas era comercializado por lá, como também era fabricado.
Pelo 10º ano consecutivo, a Coca-Cola continua sendo a marca mais escolhida do planeta, comprada 6,6 bilhões de vezes em todo o mundo durante o ano, um aumento de 3% em relação ao ano anterior, com base nas vendas de FMCG para consumo dentro do lar.
A Coca-Cola vai voltar a ser vendida em Mianmar após uma interrupção de 60 anos, e agora só dois países em todo o mundo não têm o refrigerante: Cuba e Coreia do Norte, devido a embargos comerciais dos Estados Unidos.
Atualmente possui mais de 24 milhões de pontos de venda em 200 países. Também possui um grau de reconhecimento de 94% da população mundial, sendo o segundo termo mais reconhecido no mundo depois da expressão “ok”.
“A Coca-Cola cria dependência e é perigosa para saúde” foram as palavras proferidas pelo político, para justificar a recusa do seu consumo em Portugal. A bebida só entrou no país, para ser produzida e apreciada, muito anos depois, mais precisamente três após a Revolução de Abril, em 1977.
É tuKola, o refrigerante de Cuba. A tuKola é produzida pela Los Portales S.A, uma joint venture entre uma empresa nacional cubana e o Grupo Nestle. O "refresco", pronunciado sem o 's' no espanhol da ilha, também possui as versões Naranja, Gaseosa (limão), Piñita e Mate.
Atualmente, o Brasil exporta óleo de soja, arroz, carnes de aves, milho, açúcar, café não torrado, papel, calçados e tubos de ferro e aço para a ilha caribenha. E importa de Cuba, charutos, bebidas alcóolicas e medicamentos.
Para celebrar o café, a bebida mais consumida no mundo, depois da água. Crescem a produção e o consumo no Brasil. Celebrado anualmente no dia 14 de abril, o Dia Mundial do Café é uma homenagem à bebida mais consumida no mundo, depois da água.
Nosso portfólio é composto pelas marcas Coca-Cola (Original e Sem açúcar), Fanta, Sprite, Schweppes, Chás Leão, Sucos Del Valle, Ades, Monster, Burn, Powerade, I9, cervejas como Therezópolis, Eisenbahn, Sol, Kaiser, Bavaria, Tiger, Estrella Galicia e a Água mineral Crystal.
O contador de Pemberton, Frank Mason Robinson, foi o responsável por nomear o produto e criar seu logotipo. Robinson escolheu o nome "Coca-Cola" por causa de seus dois ingredientes principais (folhas de coca e nozes de cola) e por ser uma aliteração.
Contudo, há dois países onde o rótulo Coca-Cola não entra. Cuba e Coreia do Norte são então os dois territórios no Mundo inteiro onde não há comercialização deste produto norte-americano.
O refrigerante surgiu em 1676 em Paris, numa empresa que misturou água, sumo de limão e açúcar. Naquela época, não havia ainda descoberto a água misturada ao gás carbônico. Em 1772, Joseph Priestley realizou experiências acrescentando gás em líquidos, mas foi somente comercializado em 1830.
Qual é o refrigerante mais consumido no mundo inteiro?
Pelo 10º ano seguido, a Coca-Cola foi a marca mais consumida do mundo, segundo o relatório Brand Footprint, da Kantar. O estudo aponta que a marca de refrigerantes foi escolhida pouco mais de 6,6 bilhões de vezes pelos consumidores no mundo todo em 2021.
O consumo médio mundial é de aproximadamente 112 litros/habitante/ano. O país que se destaca é a Finlândia, cujo consumo médio é de 431 litros de leite por pessoa.
Hoje, a Coca-Cola comanda 43,7% do mercado de refrigerantes carbonatados, enquanto a Pepsico tem 24,1%, de acordo. Porém, a Coca tem uma capitalização de mercado de US$ 185 bilhões, enquanto a PepsiCo chega aos US$ 188 bilhões.