Em resumo, o valor da obediência é fundamental para o desenvolvimento pessoal, profissional e social. Através da obediência, aprendemos a respeitar as autoridades, a seguir regras e normas, a desenvolver a disciplina e a responsabilidade, entre outras virtudes.
O valor da obediência é medido pelas motivações do coração. Deus não aceita comportamentos corretos baseados em hipocrisia. Por isso, ore para que o Espírito Santo encha sua mente de amor a Deus e à Sua Palavra. Assim sua fidelidade expressará a entrega de sua vida a Cristo.
Receberemos um conhecimento da verdade e as respostas para as nossas maiores dúvidas à medida que formos obedientes aos mandamentos de Deus. Amados irmãos e irmãs, sinto-me imensamente grato por estar com vocês nesta manhã.
Quando obedecemos voluntariamente, Ele pode abençoar-nos sem restrições. O Senhor disse: “Eu, o Senhor (…) deleito-me em honrar aqueles que me servem em retidão e em verdade até o fim” (D&C 76:5). A obediência também nos ajuda a progredir e a tornar-nos mais semelhantes ao Pai Celestial.
1) Promessas e declarações a serem cridas, e 2) mandamentos a serem obedecidos. Obviamente a fé é necessária em primeiro lugar e a obediência em segundo. A única coisa que podemos fazer com uma promessa ou a afirmação de um fato é crer nele.
A obediência é a forma que temos para glorificar a Deus, Ele sendo glorificado derrama sobre nós bênçãos sem medidas, mas como nossa escolha tem sido nos afastar do criador e enveredarmos pelo prazer do pecado não conhecemos sua graça.
A obediência aos mandamentos traz liberdade, crescimento pessoal, proteção contra o perigo e muitas outras bênçãos temporais e espirituais. Por fim, nossa obediência pode levar-nos à vida eterna na presença do Pai Celestial. Identificar essas bênçãos pode inspirar-nos e a outras pessoas a obedecer aos mandamentos.
Quem quer obedecer a Deus precisa renunciar à própria vontade e fazer da vontade de Deus a sua própria. Obedecer a Deus é renunciar ao pecado e viver a santidade, pois a carne não quer rezar, a carne não quer ouvir a Palavra, não quer sair do seu conforto para fazer a vontade do Pai.
A palavra obediência, no nosso falar comum, parece significar a fidelidade ao cumprimento de ordens ou leis emanadas dos superiores; uma observância cuidadosa, se não escrupulosa, de tudo o que é mandado.
Se obedecermos ao chamado de Deus para servi-Lo em Sua missão, que recompensa ganharemos? Alguns ensinam que a obediência a Deus nos trará segurança, riqueza e saúde. A sociedade nos verá como cidadãos bons e respeitáveis. Se fizermos o bem para Deus e para as pessoas, obteremos o bem de Deus e das pessoas.
1 Ato ou efeito de obedecer. 2 Qualidade ou estado de obediente. 3 Total submissão a algo ou alguém; sujeição, vassalagem: “Não é só o imposto que se dá a César, ou não é só o imposto em dinheiro; é também a obediência às suas leis” ( JAl2 ) . 4 Esfera de jurisdição ou autoridade.
A obediência é um dos resultados de amar a Deus. A Bíblia diz em João 14:15, 23: “Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. [...] Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada.”
Obedecer é praticar aquilo que foi ensinado. Envolve coragem e firmeza nas decisões para agir em conformidade com a ordem recebida. Esse princípio deve ser aplicado em todas as áreas da vida: financeira, sentimental, física, ministerial, etc.
Ao ensinar obediência a uma criança lembre-se de demonstrar amor e carinho. Se a criança desobedece as regras dê-lhe uma segunda chance. Proporcionar mais uma oportunidade à criança irá motivá-la a fazer a coisa certa da próxima vez.
O cumprimento das ordens hierarquicamente superiores não é um fim em si mesmo. Elas visam garantir que aqueles que possuem mais experiência e informações sobre como proceder possam organizar a atuação dos militares por ocasião de operações militares ou administrativas.
Quando deixamos de obedecer a Deus estamos desprezando as Suas bênçãos sobre nossas vidas. Se de fato amamos a Deus, devemos obedecê-lo, não apenas por interesse ou obrigação, mas como resposta de seu amor por nós. Quando realmente obedecemos a Deus com uma motivação correta e um coração puro, prosperamos em tudo.
A obediência aos pais é preciso que seja “no Senhor” mas quanto a honrá-los o texto bíblico não coloca condição alguma. A honra devida aos pais é incondicional, portanto devemos honrá-los em quaisquer situações. Sejam os pais bons ou não, merecem honra.