O valor do algarismo 0 que ocupa a casa das unidades é 0. O valor do algarismo 0 que ocupa a casa das dezenas é 0. O valor do algarismo 0 que ocupa a casa das centenas é 0 . Podemos visualizar um número exibindo as suas casas e ordem dos algarismos.
Para representar o valor de um algarismo, devemos utilizar os algarismos indo-arábicos (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). A posição em que um esses algarismos encontram-se no número pode trazer-nos muitas informações a seu respeito.
O zero (0) é um número e também um algarismo usado para representar número nulo no sistema de numeração. Desempenha um papel central na matemática como a identidade aditiva dos números inteiros, dos números reais e de muitas outras estruturas algébricas.
Não existe o número zero em algarismo romano, ele só foi inventado no sistema numérico posicional. O zero surgiu por uma necessidade de operações em que demonstrasse a a anulação de uma quantidade prévia.
O algarismo 1 representa uma unidade de milhar (mil). O algarismo 2 representa duas centenas (duzentos). O algarismo 0 representa zero dezenas (zero). O algarismo 5 representa cinco unidades.
Quando lemos um número decimal usando os valores posicionais, devemos mencionar primeiro a parte inteira e, em seguida, a parte decimal na sua totalidade, dizendo as menores partes contidas no número. Por exemplo, o número é lido assim: "Quinhentos e sessenta e nove e seis milésimos".
Numericamente, o zero representa “nada”, uma ausência de valor, todavia, semanticamente, esse algarismo tem um valor infinitamente grande, sendo totalmente indispensável!
Bem, o zero indica que não há nenhuma dezena inteira fora da centena. Veja que, sem dúvida, podemos ter uma interpretação do valor posicional como senso comum “1 vale 100, o 0 não vale nada, o 2 vale 2”. Mas é sempre melhor compreender pelo sentido do sistema de numeração decimal.
Concluímos, então, que a resposta à pergunta “Quem inventou o zero?” é a seguinte: os babilónios inventaram o primeiro símbolo do zero, os gregos foram os primeiros a compreender o conceito de zero e os indianos utilizaram o zero pela primeira vez como número de pleno direito.
O número zero (0) é um elemento particular na matemática, devido às suas características e comportamentos em diversas situações. Este número é considerado o número nulo no sistema de numeração e pertence ao conjunto dos reais.
Algarismo: São os símbolos numéricos utilizados para expressar qualquer número. O sistema de numeração decimal possui dez algarismos principais, que são: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9. Com esses algarismos, é possível escrever qualquer número.
O valor relativo ou posicional de um número depende da ordem em que o algarismo se encontra. Por exemplo: O algarismo 9 no número 986 ocupa a 3º ordem, isto é, a casa das centenas. Assim, seu valor relativo é 900. Algarismos iguais podem formar números distintos.