O verbo “ver” é um verbo que pode tanto ser transitivo direto quanto intransitivo. Ele possui vários significados, que variam de acordo com o contexto.
A palavra “ver” é o próprio verbo no infinitivo. Já a forma verbal “vê” pode ser a conjugação desse verbo na 3ª pessoa do singular no presente do indicativo ou na 2ª pessoa do singular no imperativo afirmativo.
pessoa do singular do futuro do subjuntivo, é igual ao infinitivo do verbo vir. Assim, o correto é dizer “quando eu vir”, ou seja, quando eu “olhar”, “enxergar”, “notar”. Da mesma forma, não se deve jamais dizer “quando/se você ver”, e sim “quando/se você vir”.
Por “ver” se conjugam os derivados antever, entrever, prever, rever. Por “vir” se conjugam advir, avir-se, convir, desavir-se, intervir, provir, sobrevir.
Diferença entre o verbo VER e o verbo VIR | Prof. Carol Mendonça
Como usar ver?
A palavra “ver” é usada como verbo no infinitivo de forma impessoal. Desse modo, não precisa de sujeito. O verbo ver pode ser usado em muitos sentidos, a exemplo de presenciar, olhar e enxergar. A aplicação vai depender do contexto em que ele aparece.
pelo verbo enxergar. Já o verbo v com acento ele pode ser substituído, porém, enxerga. Observa a aplicação na frase, você enxergar tudo isso ou você enxerga tudo isso, você enxerga. logo é o verbo v com acento.
Neste caso, o sentido é de ter algo a receber. Já a expressão “a ver” é usado para dizer se uma coisa tem relação com a outra – ou mesmo afinidade. Por exemplo: o salário era bom, mas a vaga não tinha nada a ver comigo”.
Quando a frase se referir ao passado, use “vim”. Por exemplo: ontem, eu vim aqui. Agora, quando a frase não estiver no passado, use “vir”. Por exemplo: você vai vir hoje?
O verbo “ver” é um verbo que pode tanto ser transitivo direto quanto intransitivo. Ele possui vários significados, que variam de acordo com o contexto.
O infinitivo é VIR, e é com ele que se formam as locuções verbais. O correto, portanto, é “eu poderei vir, nós poderemos vir, eles poderão vir”. Outra construção pouco agradável de se ouvir é a locução construída com os verbos IR e VIR, como em “ele vai vir”. Prefira usar o tempo futuro de vir: “ele VIRÁ”.
Ambas as formas "ver ele" e "vê-lo" são compreensíveis, mas a forma mais correta e formal, de acordo com a gramática normativa do português, é "vê-lo". Explicação: "Ver ele" é uma construção coloquial e bastante usada na linguagem falada, mas não é considerada gramaticalmente correta.
Vamos, primeiro, diferenciar as duas palavras: ver é o verbo no infinitivo e vê é a forma verbal conjugada na terceira pessoa do singular no presente do indicativo. Para você não se perder, acompanhe a conjugação completa: eu vejo.
Ver (infinitivo) é o verbo que significa olhar, observar, enxergar. Já vir significa deslocar-se, até um lugar, encaminhar-se. A confusão está no fato de que o futuro do subjuntivo de ver é vir, já que é um verbo irregular.
Ao meu ver ou a meu ver, ele é honesto? Não se deve usar artigo nestas expressões, em que o substantivo ver significa “opinião, juízo”: a meu ver, a seu ver, a nosso ver – A meu ver, ele é honesto. Também não se usa artigo em estar a par: Estavam todos a par (e não ao par) dos últimos acontecimentos.