Para os antigos egípcios, a água era relacionada ao conceito de reanimação, libertando os seres vivos do domínio da morte (Osíris). Na Babilônia, a deusa Ishtar, representada freqüentemente pela lua, descia à região dos mortos para recolher a água da vida. Nun, elemento aquático, dava origem à terra.
A água é descrita como Purificadora e por isso assume um papel tão importante nos rituais das mais diversas religiões em todos os tempos e lugares. Acredita-se que ela tem o poder de lavar os pecados e nos prepara para entrarmos em contato com a divindade.
A água é símbolo da vida, cuja conservação e crescimento dependem de Deus; através da ação divina e da colaboração humana, torna-se fecunda em boas obras.
A água simboliza a purificação e é elemento central em diversas atividades religiosas, como no batismo, nas benzeções e nas cerimônias de religiões afro-brasileiras.
Sabemos que a água é fundamental para diversas ações do nosso cotidiano: para se hidratar, preparar alimentos, manter a higiene, lavar, é usada na irrigação de jardins e hortas, na agricultura, na pecuária, no saneamento, na geração de energia (energia hidráulica), na indústria, no transporte e no lazer.
Descomplica Ep. 20 - O que a água na bíblia representa.
Qual a mensagem da água?
A água está nos dizendo para olharmos muito mais profundamente os nossos egos. Quando nós olhamos nossos egos através do espelho da água, a mensagem torna-se surpreendente, límpida, inteligível. Nós sabemos que a vida humana está conectada diretamente à qualidade de nossa água, dentro e em torno de nós.
A água é considerada um símbolo sagrado na maioria das religiões, incluindo o hinduísmo, cristianismo, judaísmo, islamismo, xintoísmo, xamanismo e Wicca. É simbolizado na alquimia pelo triângulo com a ponta voltada para baixo.No Cristianismo a água é usada para batismos. Símbolo alquimístico da Água.
A água é um recurso natural fundamental para a existência de todas as formas de vida: pessoas, animais e plantas. Ela é composta por dois elementos químicos: 2 átomos de hidrogênio e 1 de oxigênio (H2O). É uma substância incolor (sem cor), insípida (sem sabor) e inodora (sem odor), e é um solvente universal.
No cristianismo, o termo Água da Vida é utilizado no contexto de água viva, especificamente nas passagens do Apocalipse (Apocalipse 21:6 e Apocalipse 22:1), assim como no Evangelho de João. Nelas, o termo "Água da Vida" se refere ao Espírito Santo .
A Bíblia fala sobre a água de muitas maneiras diferentes – como um símbolo de destruição (Gênesis 6–9), um símbolo de limpeza (ex. Êxodo 30:18), um símbolo de benção (Jeremias 17:8) e como um símbolo de necessidade espiritual (Salmo 42).
No Cristianismo a água é utilizada no batismo para fazer o renascimento da pessoa, para se purificar dos pecados e ter uma vida nova. No catolicismo: Tem-se a água benta que é considerado como uma espécie de medicação espiritual.
A “água” faz aqui um paralelo com “carne”. Fazendo um paralelo de João 3:5 com 1 Coríntios 15:44 entende-se que para transformar o corpo físico animal em corpo espiritual necessário é nascer da água e do Espírito, é necessário semear o corpo por um processo que será visto no item seguinte, na análise de João 4.
As doenças de veiculação hídrica, como o próprio nome já diz, são doenças em que a água é o principal veículo de transmissão. As principais são: amebíase, giardíase, gastroenterite, febre tifoide e paratifoide, hepatite infecciosa (Hepatite A e E) e cólera.
Na natureza, o poder da água vai muito além de ser uma substância fundamental para os seres humanos, já que esse também é um elemento espiritual. Isso porque, no âmbito da espiritualidade, a água tem um significado e valor muito maior que para a manutenção da vida, ela tem um poder de cura e proteção e purificação.
A água é o elemento natural responsável pela existência de vida na Terra, compõe não só a camada da Terra conhecida como hidrosfera mas também o corpo humano. A água é um elemento natural abundante na Terra que é encontrado em três estados físicos: líquido, gasoso e sólido.
A água é fonte da vida. É um recurso natural essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, como elemento representativo de valores sociais e culturais e até como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário.
A água é uma substância composta por um átomo de oxigênio e dois átomos de hidrogênio (H2O) que se ligam por meio de ligações covalentes. É uma molécula polar em virtude da presença de um ângulo de 104,5° entre as ligações O-H. Uma molécula de água liga-se à outra molécula de água por meio de ligações de hidrogênio.
Com notável regularidade entre as culturas humanas, a água tem sido usada para comunicar o valor sagrado da vida; a dimensão espiritual da purificação, proteção e cura; e o profundo significado do sofrimento e da redenção na vida humana.
14:10). O cristão deve aprender a sujeitar-se à voz de Deus, deixando-a prevalecer sobre as demais vozes em sua vida. Sempre que a bíblia menciona a voz de muitas águas, faz menção do barulho que elas produzem, o que nos mostra que a palavra de Deus deve falar mais alta em nossas vidas.
A água é um mineral presente em toda a Natureza, nos estados sólido, líquido e gasoso. É um recurso natural peculiar, pois se renova pelos processos físicos do ciclo hidrológico em que a Terra se comporta como um gigantesco destilador, pela ação do calor do Sol e das forças da gravidade.
A água é elemento fundamental para a vida humana, regula a temperatura corporal e participa de toda a fisiologia e do metabolismo. Por isso é tão importante a hidratação continua para nossa saúde.