Para utilizar o emoji do Corinthians, os seguidores do Timão só precisam digitar uma das três seguintes hashtags: #Corinthians, #Timão ou #VaiCorinthians. Como uma celebração da inovação, as mangas do manto alvinegro estamparão o “Larry”, pássaro que é o logo do Twitter, na estreia do Brasileirão.
O Corinthians agora tem um emoji no Twitter! Basta entrar lá e tuitar uma das três hashtags: #Corinthians, #Timão ou #VaiCorinthians. Esta é mais uma iniciativa pioneira do Timão nas redes sociais.
Dentro de um brasão, o “C”, remetendo a uma ferradura, em referência ao campo para criar cavalo em que o time treinava, e o “P”, preenchido em preto, aparecem entrelaçados. A partir de 1919, o escudo passou a ter a bandeira do estado de São Paulo, o nome completo do clube e a data de sua fundação.
A âncora, os remos e a boia, elementos tão destacados em sua construção, foram obra do pintor Francisco Rebolo, ex-jogador do clube, em 1939. Eles fazem alusão ao sucesso do Corinthians nos esportes náuticos.
1939 – A âncora, os remos e a boia surgiram a partir de 1926, quando o clube comprou o terreno onde foi erguido o Parque São Jorge, como alusão aos esportes aquáticos. O distintivo passou a ter leitura e significado, mas apenas integrou as camisas em 1939.
O primeiro escudo foi feito em 1913 para a disputa de uma vaga na Liga Paulista. Ele utilizava apenas as letras C e P, de Corinthians Paulista. No ano seguinte, veio a primeira alteração. O segundo distintivo foi encontrado na camisa de uma partida contra o Germânia.
Torcedor roxo é aquele fanático pelo time do coração, que não o abandona nem mesmo nos momentos mais difíceis. Em outras palavras, é o corintiano que está mostrando, dia após dia, o amor que sente pelo time.
O escudo pioneiro do Timão utilizava apenas as iniciais "C" e "P", de Corinthians Paulista. Dois anos depois foi acrescentada a letra "S", e só em 1916 o formato circular presente até hoje foi atribuído.
O mascote do Corinthians é o Mosqueteiro, inspirado na história dos "Três Mosqueteiros", criada e publicada pelo escritor francês Alexandre Drumas em 1844.
De acordo com o site Notícias do Timão, o Gavião foi adotado como símbolo oficial da torcida em meados da década de 60, quando a torcida organizada começou a se formar. A escolha do Gavião como símbolo se deu por sua força, coragem e agilidade, características que a torcida corintiana sempre associou ao time.
São Jorge era o padroeiro do Corinthian Football Club, que excursionou pelo Brasil em 1910 e serviu de inspiração para a criação do Corinthians. Nesta versão, os cinco fundadores teriam resolvido também herdar a devoção do time inglês.
O que significa a estrela no símbolo do Corinthians?
Representa o Campeonato Brasileiro de 1985. O Corinthians não utiliza estrelas em seu atual escudo. Estrelas que formam a constelação Cruzeiro do Sul. Representa o Mundial de Clubes de 1981.
O adjetivo é 'corintiano', sem 'h'. '" Explicando melhor, o dígrafo "TH" não existe na língua portuguesa, mas por "Corinthians" assim como "Bahia" se tratarem de nomes próprios, o "TH" foi mantido. Porém, qualquer palavra derivada, como "corintiano", "bahiano", corintianismo e etc, não deverá ter o "H".
Em 1913, o Corinthians estreou em jogos oficiais, contra o Minas Gerais-SP. Para isso, o Timão bordou pela primeira vez em seu manto o lendário CP, que possuía dois significados: Clube do Povo ou Corinthians Paulista. Para a sua segunda participação na Liga Paulista, em 1914, o Corinthians criou um novo distintivo.
O gavião é uma ave de rapina e não apenas se tornou a mascote do Corinthians, mas dá nome a uma torcida organizada do clube, que também mantém uma escola de samba.
O nome Corinthians surgiu em homenagem ao Corinthian-Casuals Football Club, clube inglês que excursionou no Brasil pouco antes da fundação do Corinthians (1910).
Rebolo, um Modernista corintiano. Rebolo era como dizem os torcedores aficcionados pelo Timão, um “corintiano roxo”, de carteirinha e tudo. A paixão pelo Corinthians era tanta que Rebolo desenhou o emblema que o time carrega no peito até hoje, com a âncora e os dois remos cruzados.
Maior campeão paulista da história e um dos maiores campeões do futebol brasileiro, o Corinthians tem uma história repleta de glórias e conquistas. Em seus 113 anos de existência, o Timão já conquistou, contando apenas com títulos oficiais, 54 troféus ao longo de sua história.