O consórcio Via Mobilidade, formado pelas empresas CCR e RuasInvest, venceu nesta terça-feira (20) uma concorrência internacional realizada na B3, a Bolsa de Valores em São Paulo, para a concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Em 2022, as linhas 8 - Diamante - e 9 - Esmeralda - da CPTM passaram a ser operadas pela Viamobilidade, consórcio formado pela CCR e pelo Grupo Ruas. Primeiras linhas do sistema de trens metropolitanos de São Paulo a serem privatizadas, ambas apresentaram falhas sucessivas no início da concessão.
A ideia de Tarcísio é privatizar todas as linhas do Metrô e da CPTM até o fim de seu mandato, em 2026. Segundo ele, as duas estatais não seriam extintas, mas ganhariam um "novo papel", de planejamento de novos projetos de expansão e obras e não de administração diária dos serviços.
Numa tacada só, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), privatizou a construção do Trem Intercidades Eixo Norte (TIC), ligando São Paulo a Campinas, e a Linha 7-Rubi da CPTM.
SP | Governo de São Paulo planeja privatização de novas linhas da CPTM
O que significa privatizar os trens?
A privatização significa que um serviço público ou uma empresa pública não está mais sob o controle de empresas privadas. Aquela propriedade não é mais administrada pelo estado; em vez disso, fica totalmente sob a responsabilidade do proprietário privado.
A COMPANHIA PAULISTA DE TRENS METROPOLITANOS - CPTM (“Com- panhia” ou “CPTM”) é uma empresa pública, formada por ações e de capital fechado, tendo como acionista controlador a Fazenda do Estado de São Paulo.
Salário mensal de Maquinista da empresa Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) A faixa salarial estimada do cargo de Maquinista na empresa Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) é de R$ 4 mil a R$ 5 mil por mês.
Última atualização em 1 de março de 2024 às 23h21. A linha 7-rubi da CPTM de São Paulo foi concedida à iniciativa privada em um leilão na quinta, 29, junto ao projeto de trem São Paulo a Campinas. No entanto, levará mais de um ano para que o consórcio C2, vencedor da disputa, assuma a operação por completo.
O Consórcio C2 Mobilidade sobre Trilhos, que tem como líder o grupo Comporte, junto com construtores e fabricantes chineses venceram o leilão do Trem Intercidades eixo norte, entre São Paulo e Campinas. Será o mesmo operador da Linha 7-Rubi e do Trem Intermetropolitano, entre Jundiaí e Campinas.
Em 2022, no governo João Doria (PSDB), a empresa assumiu as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. O atual governador já sinalizou que pretende conceder à iniciativa privada todas as linhas do Metrô e as linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM. As linhas 7-Rubi, 14-Ônix e 17-Ouro também estão na mira.
O TUE Série 8500 (CPTM) é um trem-unidade elétrico fabricado pela empresa basca CAF, entre os anos de 2015 e 2019, para a frota do Trem Metropolitano de São Paulo.
O Conselho Fiscal é o órgão de funcionamento permanente cujas principais atribuições são fiscalizar as atividades da Administração, examinar as demonstrações contábeis e emitir opiniões sobre os relatórios financeiros, nos termos das Leis n° 6.404/1976, e 13.303/2016 e do Estatuto Social.
Para se tornar maquinista de trem, é necessário fazer um curso profissionalizante no setor ferroviário e passar em um teste federal, além de demonstrar experiência e técnica para manter as mercadorias e os passageiros em segurança.
O governo do Estado está privatizando as linhas em blocos. Em 2021, as linhas 8-diamante e 9-esmeralda foram assumidas pela ViaMobilidade. A linha 7-rubi é a que está com o processo mais adiantado.
A receita líquida da estatal teve queda de 5,05% atingindo o valor de R$ 2,2 bilhões em 2023. O valor dos serviços prestados teve um aumento de 4,9% atingindo R$ 2,2 bilhões.
A Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô foi constituída no dia 24 de abril de 1968. É controlada pelo Governo do Estado de São Paulo sob gestão da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM).
As linhas a serem privatizadas são as que mais levam passageiros na cidade. A 3-vermelha transportou mais de 300 milhões em 2022, seguida da 1-azul (295,9 milhões) e da 2-verde (167 milhões). A 15-prata, um monotrilho na zona leste, é marcada por problemas constantes de operação.
Cidades onde a iniciativa privada cuida da maior parte do sistema são raras. Dois exemplos são o metrô de Buenos Aires, na Argentina, e o do Rio de Janeiro.
SE PRIVATIZAR, A QUALIDADE E A SEGURANÇA DO SERVIÇO VAI PIORAR. As linhas privatizadas registram o TRIPLO de falhas. Quem é usuário das linhas 8 e 9 da Via Mobilidade sabe disso. E quem não é, pode acompanhar pelas notícias.