Provavelmente por isso, na ritualística, Exu aparece rindo, gargalhando, girando em movimentos espiralares e falando, trazendo recados, mensagens de outros Orixás.
Já os Exus e as Pombogiras gargalham não apenas por alegria. Suas gostosas gargalhadas são também potentes mantras desagregadores de energias deletérias, emitidos com o intuito de equilibrar especialmente pessoas e ambientes.
Em uma reunião de umbanda, chamada de gira de esquerda, Pombagira se manifesta com sua gargalhada estridente, seu ar de mulher da noite e gosto por rosas, perfume e champanhe.
A pombagira é risonha e dá gargalhadas estridentes para afastar o mal e amedrontar os espíritos obsessores, que buscam vingança. Gosta de beber, fumar e de se vestir bem e está sempre com a mão na cintura, por vezes segurando a barra da saia ou jogando-a por cima da perna.
Essas gargalhadas servem praticamente como um banho energético que ao percorrer a vibração do corpo do médium ou consulente acaba alinhando todos os chakras e afastando as energias que não deveriam estar ali.
Nos terreiros, é comum ouvir que a gargalhada da Pomba-gira limpa, descar- rega a energia acumulada abrindo caminho para o novo que vem, ou para que os caminhos de quem a procura fiquem abertos. A crença nesta competência do riso reflete a crença no próprio feminino e em seu poder.
Por exemplo, a entidade pomba-gira Maria Padilha se apresenta nos rituais umbandistas com trejeitos, posturas, indumentária, maquiagem e vestimentas relacionadas a um universo multicultural, cujo conhecimento representa um rico mosaico de investigação no âmbito da religiosidade e do imaginário social.
Ao gargalhar, ao requebrar o quadril e os ombros, como assim faz a pomba gira, é possível sentir uma presença da pomba gira na interpretação da pomba gira.
Pomba-Gira 7 Gargalhadas Dona Sete Gargalhadas vem, normalmente, na falange de Maria Padilha. Juntamente com o Exu Sete Gargalhadas comanda a Legião (ou Povo) da “Encruzilhada do Espaço”.
Manifesta-se como um sopro que conduz a fala e o gesto. É animado por um dinamismo que o movimenta e o faz circular. Quando representado por Exu, é o akotô, o caracol espiralar, símbolo autoexpansivo de crescimento.
Oxum é a mãe que chora junto. É orixá dos sentimentos. Coincidentemente, também da generosidade, da capacidade de gerar frutos de várias formas. É pelos sentimentos que frutificamos ou secamos.
É um Exu que tem um sarcasmo sutil, inteligência brilhante e conversa divertida. Protetor dos Atores e das artes, atrás de sua gargalhada que ecoa em vibrações que o ouvido humano não pode ouvir trabalha limpando.
No Brasil, Irocô é considerado um orixá e tratado como tal, principalmente nas casas tradicionais de nação Queto. É tido como orixá raro, ou seja, possui poucos filhos. Raramente se vê Irocô manifestado. Para alguns, possui fortes ligações com os orixás chamados Iji, de origem daomeana: Nanã, Obaluaiê e Oxumarê.
E sim como a Bíblia diz: “unção de alegria”. O RISO é a manifestação do efeito da unção da alegria quando vem SOBRE alguém. Um outro ponto seria RIR PELA FÉ.
Ela atua como mensageira dos Orixás, cumprindo sua tarefa de evoluir através da ajuda aos outros. Suas cores são o vermelho e o preto, e ela é representada com saias rodadas, blusas rendadas, colares, flores e muitos enfeites. Suas oferendas são o champanhe, o vinho, as bijuterias e os batons.
As entidades têm a capacidade de emanar cheiros, emanar sons, emanar vibrações. e quando a gente tá ali. com a nossa energia mais afinizada, mais calibrada, a gente vai ter essa percepção. através de uma mediunidade. que se dá através do olfato.
Em uma reunião de umbanda, chamada de gira de esquerda, Pombagira se manifesta com sua gargalhada estridente, seu ar de mulher da noite e gosto por rosas, perfume e champanhe.
Maria Padilha é uma entidade Pomba-Gira presente nas religiões de matriz africana, como Umbanda e Candomblé. Ela possui fama de feiticeira, atraindo amor romântico, amor próprio e prazeres da vida. Além disso, essa força espiritual proporciona saúde, prosperidade e abertura de caminhos.
Porém, todo ser humano possui uma Pomba Gira, inclusive os homens. Isso não depende de religião, crença ou orientação sexual. Se aproximar dela traz mais sensibilidade e força interior para lidar com as situações da vida.
Maria Padilha, Cigana, Sete Saias, Maria Mulambo, Maria da Praia, Princesa Malvada e Rosa Vermelha são as mais conhecidas e marcam presença na Festa da Moça.
Respeito e Intenção: Sempre aborde a sua Pomba Gira com respeito. Use palavras gentis e mostre gratidão pela proteção e orientação que ela oferece. Ritual ao Acordar: Ao acordar, você pode acender uma vela vermelha (se for seguro) e dizer algo como: "Bom dia, minha querida Pomba Gira Sete Saias.