O Chamado de Mateus (ou Vocação de Mateus) é um episódio da vida de Jesus que aparece nos três evangelhos sinóticos (Mateus 9:9–13, Marcos 2:13–17 e Lucas 5:27–28) e que retrata o primeiro encontro entre Jesus e São Mateus.
Na terça-feira (2), Dia Mundial da Conscientização do Autismo, o perfil da série no Instagram explicou que ilustrar Mateus autista veio a partir de uma análise do comportamento do apóstolo de acordo com a Bíblia. Além disso, o diretor e roteirista Dallas Jenkins tem uma filha autista e conhece bem o espectro.
Em uma entrevista para o site acadêmico logos, a produção de The chousa revelou. porque Mateus é retratado autista na série. Isso foi ideia de Dallas, o criador, diretor e roturista de The chowser. Ele tem uma história pessoal e familiar, próxima com o espectro de autismo.
A série The Chosen, que traz a história de Jesus, tem a representação do discípulo Mateus como autista, interpretado pelo ator Paras Patel. O criador, diretor e roteirista da série, Dallas Jenkins, tem uma filha autista e, por isso, quis retratar Mateus.
O personagem Mateus, interpretado pelo ator Paras Patel, discípulo de Jesus e ex-cobrador de impostos é autista. Em uma entrevista a equipe de produção de The Chosen explicou por que o personagem de Mateus é retratado como autista na série.
Num dos episódios de The Chosen, pergunta-se a Tiago por que Jesus não o curou de sua deficiência. Ross disse que a cena mostra “a luta de seu personagem pela propria aceitação e contra suas inseguranças”, o que o levaria a “se dar conta de que nem todo mundo precisa ser curado.”
Os evangelistas Lucas e Marcos também o chamam de Levi, o nome dado pelo seus pais – ele mudou o nome como uma forma, típica da época, de indicar a mudança de vida. O nome Mateus, algumas vezes, foi citado nos Atos dos Apóstolos. O anúncio de Cristo foi a sua missão.
Depois da morte e ressurreição de Jesus, os apóstolos espalharam-se pelo mundo e Mateus foi para a Arábia e a Pérsia para evangelizar aqueles povos. Porém foi vítima de uma grande perseguição por parte dos sacerdotes locais, que mandaram arrancar-lhe os olhos e o encarceraram para depois ser sacrificado aos deuses.
Nicodemos, fariseu, doutor da Lei e príncipe dos Judeus, era uma figura presente apenas no Evangelho de João. Encontramo-lo, pela primeira vez, quando Jesus chegou a Jerusalém. Fascinado pela sua pessoa, Nicodemos vai até Jesus, à noite, para não ser visto, e o interrogou sobre a natureza da sua missão.
Jonathan Roumie é o ator americano que dá vida a Jesus na série, que conta ainda com outros atores como: o israelense Shahar Isaac (Pedro), o indiano Paras Patel (Mateus) e a americana Vanessa Benavente (Maria). Há no elenco a brasileira Lara Silva, que interpreta a mulher de Pedro, Éden.
Mas, entre os personagens principais desta saga bíblica, Mateus, interpretado por Paras Patel, se destaca. A série optou por uma releitura do discípulo, retratando-o dentro do espectro autista.
Provavelmente era chamado de “o menor” por ser de estatura menor ou por ser mais jovem que o outro Tiago. Era também chamado de “o justo”, devido a sua grande piedade. Ele trabalhou nas proximidades de Jerusalém, onde se acredita que tenha sido Bispo. Ele é o mais controverso e estudado dos apóstolos.
Mateus, também chamado de Levi, era filho de Alfeu conforme os Evangelhos de Marcos e Lucas (Marcos 2,14) (Lucas 5, 27). Antes de ser chamado para seguir Jesus, Mateus era um coletor de impostos do povo hebreu, durante a dominação romana.
Ele se sobressaiu durante o concílio de Jerusalém (At 15). Paulo não conheceu Jesus pessoalmente, ele prega o Cristo ressuscitado, e o prega nos pequenos grupos que ele ia organizando.
Lucas Evangelista viveu no século I da era cristã. De pagão, converteu-se a cristão através do apóstolo Paulo. Escreveu, depois de Mateus e Marcos, o terceiro Evangelho de Jesus Cristo. Exerceu a profissão de médico, conforme se lê no novo testamento da Bíblia Sagrada em Colossenses, capítulo 4, versículo 14.