Por não produzir sementes viáveis, o tifton é cultivado por meio de estruturas vegetativas, os estolões. As maneiras mais comuns de implantação da gramínea são em sulcos, em covas ou a lanço. Recomenda-se realizar o plantio durante o período das águas (outubro a janeiro).
Qual a melhor época para o plantio de Tifton 85 ? A melhor época de plantio é a época das águas (chuvas), que na maioria das regiões do Brasil se concentram nos períodos de setembro a março. Mas se o sistema for dotado de irrigação, o plantio pode ser feito em qualquer época do ano.
Esta gramínea sobressai pela sua elevada produtividade e valor nutricional, sendo uma escolha superior para a dieta animal. Tempo de Crescimento do Tifton: Normalmente, o Tifton leva entre 45 a 60 dias para amadurecer suficientemente para o primeiro corte ou pastejo, após o seu plantio.
A dose de 600 kg/ha/ano de N e os intervalos de cortes de duas a seis semanas, na época das chuvas, e quatro semanas, na época da seca, podem ser recomendados para garantir elevados teores de proteína bruta na matéria seca do tifton 85 (Figs.
TIFTON 85 O MELHOR CAPIM E O MENOS PLANTADO | PORQUE É TÃO DIFÍCIL PLANTAR TIFTON E CAPIAÇU??
Pode plantar tifton no inverno?
O tifton, gramínea do gênero Cynodon, foi desenvolvido com o objetivo de obtenção de alta produtividade e qualidade forrageira, sendo uma ótima opção para pastejo e também para produção de feno. Pode ser plantado tanto em regiões frias, quanto quentes, de clima subtropical e tropical.
O Tifton 85 apresenta elevado potencial produtivo, com produções de 28 a 32t de MS/ha/ano (Tifton 85 + sobressemeadura de pastagens anuais de inverno), com ciclo produtivo entre 300 e 330 dias (Figura 8).
Com essas condições ideais, a produção pode ultrapassar 20 toneladas de matéria seca por hectare ao ano, destacando-se como uma opção altamente produtiva para sistemas de produção animal intensiva.
Recomenda-se espaçamento de 0,5 a 1,0 metros e profundidade de 10 a 15 cm. Corte das mudas As mudas de tifton podem ser cortadas manualmente com uma enxada ou com uma ceifadeira acoplada ao trator. Prefira cortá-las no dia do plantio. Além disso, se precisar armazená-las, mantenha-as à sombra e molhe-as diariamente.
Objetivou-se avaliar os índices de crescimento do capim-tifton 85 adubado com quatro doses de nitrogênio (0, 33, 66, 100, e 133 kg/ha de N) e colhido em três alturas da planta (30, 40 e 50 cm).
A aplicação de Atrazina e Cletodim, embora não tenha registro para a aplicação no capim Tifton é uma alternativa muito eficiente no controle químico de plantas daninhas, tanto gramíneas quanto plantas de folhas largas, infestantes em pastagens.
A diferença básica entre o Vaquero e o Tifton 85 é que o Vaquero se propaga por sementes, já o Tifton 85, por mudas. Ambas as plantas são do gênero cynodon e possuem uma boa produção de forragem, sendo que o Tifton 85 produz um pouco mais do que o Vaquero.
O Tifton é uma gramínea perene de verão que se estabelece por meio de rizomas e estolões, a área para implementação deve ser bem drenada, a época de plantio é de agosto a janeiro.
São indicados para o controle de plantas daninhas dicotiledôneas herbáceas, semi-arbustivas, arbustivas. Quando destinados ao controle de arbustos, elimine a parte aérea da planta, próximo ao solo e logo em seguida aplique o herbicida sobre o toco.
O Tifton 68 é uma Estrela portanto menos resistente à geadas e à seca que as Bermudas, além de possuir estolões mais grossos. O Tifton 85 é mais nutritivo, resistente ao estresse hídrico e geadas, mais nutritivo e permite ganhos de peso 40% maiores.
O capim tifton 85 (Cynodon nlemfüensis x Cynodon dactylon) é uma espécie perene, com folhas extensas, estolonífera, rizomatosa com colmos compridos que se expandem rapidamente (Ribeiro & Pereira, 2011), de coloração verde escuro que possui alta capacidade de produção de matéria seca (55 kg. ha-1.
Nesse período a planta acumula reservas nas raízes. A partir do décimo oitavo dia a planta diminuiu a intensidade de crescimento até começar a amadurecer, onde nesse ponto Voisin chamou de ponto ótimo de repouso da pastagem.