Judô é uma arte marcial praticada como esporte. Criada por Jigoro Kano em 1882, o judô é uma adaptação do jiu-jitsu, que tem por objetivo desenvolver técnicas de defesa pessoal, fortalecer o corpo, o físico e a mente de forma integrada.
Então um jovem professor universitário de 23 anos e após estudar a fundo as técnicas de jiu-jitsu, Kano tratou de selecionar, modificar e aprimorar vários dos golpes da arte marcial, sempre com o cuidado de eliminar os mais perigosos. Assim, criou um novo estilo de luta, batizado de “judô”.
Qual era o nome dos estilos de jujutsu praticados por Kano?
Kano estudou os estilos Tenjin Shinyo-ryu e Kito-ryu do Jujutsu clássico, eventualmente dominando seus ensinamentos mais profundos, e complementou esse treinamento com um ávido interesse em outras formas combativas também.
Qual foi o principal objetivo de Jigoro Kano ao fundar o Judô?
A arte marcial criada pelo professor Jigoro Kano, em 1882, no Japão, tem por objetivo não apenas formar lutadores mas, sim, pessoas mais preparadas para enfrentar as adversidades que existem no dia a dia da sociedade.
Embora de personalidade marcante, possuía físico franzino, medindo 1,57 metro de estatura e pesando 48 kg, o que dificultava o seu ingresso na maioria dos esportes. Em 1870 com 10 anos de idade mudou-se com sua família para Tóquio onde estudou caligrafia, o idioma inglês, etc.
QUEM FOI JIGORO KANO E COMO ELE CRIOU O JUDÔ - HISTÓRIA DO JUDÔ
Qual é a história de Jigoro Kano?
Jigoro Kano ocupou diferentes cargos na administração pública, sempre lutando em prol do esporte. Em 1909, o mestre Kano se tornou o primeiro japonês a integrar o Comitê Olímpico Internacional. Em 1935, recebeu um prêmio por sua contribuição na organização do esporte no Japão.
O judô foi inventado em 1882 pelo japonês Jigoro Kano, praticante de jiu-jitsu. A ideia era criar uma luta cujos golpes fossem aplicados com mais inteligência do que força. Depois de muito pesquisar as artes marciais da época, Kano divulgou o judô – “caminho suave”, em japonês.
📜Jigoro Kano, o fundador do Judô, nasceu em 28 de outubro de 1860 no Japão. Considerado um dos maiores educadores físicos da história, Kano dedicou sua vida a desenvolver uma arte marcial que fosse mais do que apenas um método de luta.
Shihan Jigoro Kano tornou-se amigo íntimo do sensei Funakoshi e o apresentou às pessoas certas nos círculos sociais da elite japonesa e o ajudou a demonstrar o karatê ao imperador. Tudo isso foi decisivo para que o karatê fosse aceito e respeitado em todo o Japão.
No Japão, Jujutsu significa "feitiçaria" ou "mágica". Por isso, muitos personagens do anime são chamados de Jujutsu Sorcerers ("Feiticeiros Jujutsu", traduzindo), uma vez que utilizam seus poderes em forma de energia para combater seus inimigos.
Rei do judô, Ono Shohei - Eu quero que o Japão ame o judô como a Europa. O campeão Olímpico de -73kg é considerado o melhor judoca da sua categoria e pretende manter seu título em Tóquio nessa classe de peso desafiadora....
O primeiro aluno inscreveu-se em 5 de Junho de 1882, chamava-se Tomita. Depois vieram Higushi, Arima, Nakajima, Matsuoka, Amano Kai e o famoso Shiro Saigo. As idades oscilavam entre quinze e dezoito anos. Kano albergou-os e ocupou-se deles como se fosse um pai.
Quais os estilos que influenciaram a escola de judô de Jigoro Kano?
Além da escola Kito Ryu, Kano & Lindsay (1887) e Cunningham (1996) listam outras diversas escolas de jujutsu que influenciaram na criação do Judô de Jigoro Kano, tais como: escola Yoshin Ryu fundado por Shirobei Yoshitoki Akiyama; escola Shin No Shindo Ryu fundado por Katsunosuke Matsuoka, escola Takeuchi Ryu fundado ...
Nascido em 28 de outubro de 1860, em Mikage, distrito de Hiogo, filho de Jirosaku Maresiba Kano, Jigoro Kano com apenas onze anos de idade transferiu-se para Kioto para estudar o idioma inglês, mais tarde tornou-se professor e tradutor dessa língua e ainda, pode montar sua própria escola em Tóquio, o Kobunkan.
No entanto, a escolha de um golfinho como símbolo vai muito além da aparência amável deste animal. Em primeiro lugar, se o Judô é conhecido como a Arte Suave, poucos animais são tão suaves quanto os golfinhos.
Acredita-se que as raízes do jiu-jítsu (em português, também jujútsu ou jiujutsu) tenham vindo do Japão, como acontece com a maioria das artes marciais, mas foi no Brasil que essa luta ganhou a forma como é conhecida hoje. A família Gracie é a grande responsável pela popularização da modalidade no mundo todo.
Ainda jovem, o japonês Jigoro Kano decidiu dedicar anos da sua vida a estudar as técnicas do estilo de combate e entendê-los. Unindo o que considerava ser as melhores técnicas de cada estilo do Jiu-Jitsu, ele criou, em 1882, o "caminho suave", ou como é popularmente conhecido, Judô.
O termo Kodokan se decompõe em ko (palestra, estudo, método), do (caminho ou via) e kan (Instituto). Assim, significa "um lugar para estudar o caminho", o que explica muito bem a intenção do fundador da arte.
Por definição, um ippon ocorre quando um lutador projeta seu oponente de costas no tatame com considerável força e controle. Para ser considerado um ippon, a projeção deve ter os seguintes elementos: O lutador que está sendo projetado precisa cair de costas, com o torso inteiro tocando o tatame.
Acredita-se que o kung-fu tenha surgido na Índia e tenha sido levado à China apenas por volta de 500 d.C. pelo monge Bodidharma, que teria incluído a meditação como parte integrante da arte marcial. Sua origem budista foi parcialmente modificada ao se instalar no templo chinês Shaolin.
Shotokan: Fundado pelo Mestre Gichin Funakoshi , Shotokan, significa "Academia de Shoto". Shoto em japonês significa Pinheiro - pseudônimo artístico que o mestre Funakoshi assinava seus poemas. O estilo Shotokan é ideal para longa distância, por ser uma técnica longa e ao mesmo tempo rápida.
Todê jukun (唐手十訓) é o código de conduta do caratê idealizado por Anko Itosu, que estabelece a ética e expõe os princípios gerais do caratê em seus estágios iniciais como uma das artes marciais japonesas. É composto por dez regras.