Belkis, a rainha de Sabá (atual Iêmen do Sul), era negra e rica. Contemporânea do rei Salomão, de quem se cogita que teve um filho (Menelik I, fundador da Monarquia etíope, 1.000 a.
Era negra, bela, subjugava pelo espírito. Guerreira, impôs a paz, nove séculos antes da nossa era, sobre o fabuloso reino de Sabá, país do ouro e do incenso. Contudo, a sua mais bela batalha foi a do amor e da inteligência. Desafiou o rei Salomão pelo jogo dos enigmas.
“Esta é a primeira peça de tecido já encontrada da época de Davi e Salomão que é tingida com o prestigioso corante púrpura. Na antiguidade, o traje púrpura era associado à nobreza, aos sacerdotes e, claro, à realeza.
O encontro da Rainha de Sabá com Salomão nos ensina que existem níveis de fé para honrarmos a Deus com a nossa vida material. Cada nível será determinado pela compreensão que temos de quem é Jesus Cristo.
A rainha lhe propôs um enigma: Conduziu-o até um dos aposentos do seu palácio, que os artesãos haviam enchido de flores artificiais. Era como se, num prado maravilhoso, flores das mais variadas espécies e dos mais diferentes aromas oscilassem suavemente ao sabor de uma brisa.
Na verdade, a púrpura tíria começou como um fluido transparente produzido pela família de caranguejos marinhos chamada Murex. Mais especificamente, ela era viscosa.
(“Rainha de Sabá”, O TEMPO, 7.7.2004). Belkis, a rainha de Sabá (atual Iêmen do Sul), era negra e rica. Contemporânea do rei Salomão, de quem se cogita que teve um filho (Menelik I, fundador da Monarquia etíope, 1.000 a.
E ficou chocado ao descobrir que em muitas pinturas da visita do Antigo Testamento ao Rei Salomão a rainha de Sheba - um outro nome para Saba - era apresentada como uma mulher branca.
O vestuário nessa cor, não por coincidência, eram a marca registrada da corte romana – e nos tempos de vacas magras, quando Roma já estava em colapso econômico, somente o imperador era autorizado a usá-las. Assim, a cor roxa se tornou um sinônimo de luxo e da realeza nos séculos subsequentes.
Esse corante era feito com moluscos conhecidos como múrex, eles produziam cores que variavam do vermelho ao roxo, dependendo da espécie. Coruja, golfinho e múrex, o molusco da púrpura tíria, gravados em moedas fenícias de prata, de Tiro, do século V a.C.
O pigmento roxo original foi criado há milhares de anos na região que hoje é o Líbano. Era obtido da seguinte forma: eles pegavam o caracol marinho comumente conhecido como búzio-canilha ou canilha (Bolinus brandaris), o colocavam de molho na água, extraíam uma pequena glândula e retiravam dela o muco.
Após analisar fósseis com mais de um 1 bilhão de anos, cientistas da Universidade Nacional da Austrália (ANU), em parceria com Japão e Estados Unidos, concluiu que o pigmento mais antigo do mundo é o Rosa Choque.
Porque a Bíblia diz em Apocalipse que a aparência de Jesus glorificado é como a de jaspe e sardônica. Jaspe e sardônio são pedras preciosas com aparência amarronzada, como as da imagem acima. Ainda na Bíblia Sagrada, o cabelo de Jesus é comparado à lã de cordeiro e seus pés à cor de bronze queimado (Apocalipse 1:15).
Como não há uma descrição física de Cristo na Bíblia, tampouco há espaço para dúvidas: o Jesus histórico, o homem que foi executado pelo Império Romano no século 1, era um judeu de pele escura, proveniente do Oriente Médio.
Muitos estudiosos e arqueólogos concordam agora que Jesus era provavelmente um homem de pele e olhos escuros – mais parecido com um “judeu do Oriente Médio” ou com um homem árabe.
Adão e Eva foram formados do pó da terra (Gênesis 2:7). E como o solo geralmente é de cor marrom, isso significa que eles também tinham pele marrom? Bem, sua pele “não era nem branca nem pálida, mas avermelhada, brilhando com a rica tonalidade da saúde” (Ellen White, Last Day Events 291.4). Não apenas isso.
Sua exata localização histórica é disputada pela região sul da península Arábica e o leste da África; o reino poderia tanto situar-se na atual Etiópia, no atual Iêmen, ou até mesmo em ambos.
Saba é uma das ilhas e município especial dos Países Baixos localizada nas Pequenas Antilhas, no mar do Caribe. Cód. telef. Foi descoberta por Cristóvão Colombo em 13 de novembro de 1493.
Ele foi sepultado ao lado do pai, o rei Davi. O segundo livro de Crônicas diz que, segundo os relatos do profeta Natã, Salomão foi realmente sucedido pelo seu filho Roboão. O príncipe, porém, não teve o mesmo prestígio que o pai e o avô –rejeitado por boa parte da população do reino.
No mundo antigo, o corante púrpura era associado à realeza e ao sacerdócio, além de confirmarem diversas passagens da Bíblia que citam sua existência. "O rei Salomão fez para si a carruagem de madeira do Líbano. Seus pilares ele fez de prata, sua base de ouro.