A mita era um sistema de trabalho usado no Império Inca. Consistia, basicamente, no recrutamento de pessoas para trabalhos comunitários, como a construção de pontes, canais ou fortalezas.
A mita era uma instituição de origem inca, utilizada por essa civilização quando da formação de seu império, antes da chegada dos europeus. Consistia na exploração das comunidades dominadas, utilizando uma parte de seus homens no trabalho nas minas.
Foram responsáveis pela criação de grandes monumentos, como Machu Picchu. Eram um povo politeísta, com deuses embasados nos fenômenos da natureza e nos astros. Os incas eram um povo imperial e teocrático, ou seja, possuíam um imperador com amplos poderes e o tinham como um verdadeiro deus encarnado.
O imperador, era uma mistura de deus e governante, uma vez que era filho do deus Sol. Sob seu governo e autoridade estavam as populações que viviam nas quatro regiões do império. O Sapa Inca, era também o dono das terras e o responsável por gerir e proteger os bens do Estado.
A sociedade inca era hierárquica e rígida: formando uma pirâmide onde o Inca estava à frente, em um império onde havia grandes diferenças entre as classes sociais. Essas diferenças foram respeitadas por cada um dos habitantes do império e pelas pessoas que constituíam a base social.
Qual é a principal característica da sociedade inca?
A principal característica da sociedade inca era a
existência da igualdade social e da coletivização da terra. estrutura social desigual compensada pela coletivização de todos os bens. existência de mobilidade social, o que levou à composição da elite pelo mérito.
A observação astronômica fez os Incas conceberem um ano solar composto por 12 períodos, cada um com 30 dias (3 semanas de 10 dias). Segundo alguns cronistas, o último dia desse período era considerado o 'qhatu' (dia da feira) em que os produtos podiam ser trocados.
Huáscar (1491 – 1533) se autoproclamou inca e se estabeleceu na cidade de Cusco. Seu irmão Atahualpa (1500 – 1533) reuniu um poderoso exército na cidade de Quito, de onde tentou tomar o poder. As batalhas foram numerosas e com mortes de ambos os lados. Estima-se que entre 60 mil e 1 milhão e cem mil morreram.
O Império Inca era governado por um imperador chamado de Sapa Inca, e, de acordo com a história inca, o primeiro imperador chamava-se Pachacuti e assumiu o trono por volta de 1438.
O INCA é o órgão auxiliar do Ministério da Saúde no desenvolvimento e coordenação das ações integradas para a prevenção e o controle do câncer no Brasil.
A religião inca era politeísta, o que significa que ela possuía muitos deuses. A divindade suprema era Viracocha, mas o deus mais importante dos incas era Inti, o deus Sol. Outros deuses que os incas acreditavam eram Ilyap'a, considerado deus da chuva, e Mama Kilya, deusa Lua.
Por esses motivos, o diretor-geral do Inca, Roberto de Almeida Gil, fez defesa enfática das campanhas de controle do tabagismo e de diagnóstico precoce como “única forma de lidar com aumento dos casos em decorrência do envelhecimento da população”.
A mita era um sistema de trabalho forçado imposto pelos espanhóis aos povos indígenas, que consistia na obrigatoriedade de os indígenas trabalharem por um determinado período de tempo em minas ou em obras públicas.
A mita potosina implicava a migração forçada, na prática, por um período de um ano de indígenas tributários (homens entre 18 e 50 anos), provenientes de diversas províncias das terras altas – localizadas entre o sul do Peru e da Bolívia.
Uma das modalidades de trabalho utilizada pelos espanhóis foi a mita, que também era conhecida pelos nomes de “repartimiento” e “cuatéquil”. Nesse sistema, amplamente empregado na extração e beneficiamento de minérios, os índios eram escalados por sorteio para uma temporada de serviços compulsórios.
O Sapa Inca era considerado um descendente direto de Inti, o que reforçava seu poder. Os incas também veneravam outros deuses, como Viracocha, o criador do mundo, e Pachamama, a deusa da terra.
O Império Inca era governado por um imperador nomeado de Sapa Inca. As lendas desse povo afirmavam que o primeiro grande imperador inca havia sido Pachacuti, que teria assumido o trono a partir de 1438.
Em 1532, Francisco Pizarro, chefe militar de um pequeno grupo de espanhóis, chegou ao Império Inca. Após enganar os incas, os espanhóis capturaram o imperador Atahualpa e exigiram um grande resgate em ouro e prata. O resgate foi pago, mesmo assim o imperador foi assassinado pelos espanhóis.
Os incas em si compunham uma porcentagem muito pequena da população total do império, provavelmente numerando apenas 15 mil a 40 mil indivíduos, mas governando uma população de cerca de 10 milhões de pessoas.
O Império Inca foi um grande império que existiu nas regiões correspondentes aos territórios atuais de Equador, parte do Chile e Argentina. Assim como os povos astecas, os incas foram dominados a partir da chegada dos espanhóis. A expedição que levou à conquista dos incas foi organizada por Francisco Pizarro em 1532.
Os Incas tinham escrito? Os incas não tinham um sistema de escrita alfabética. No entanto, presume-se que eles tivessem um sistema de cordas chamado 'Quipu', que poderia ter servido como meio de comunicação para lembrar histórias e eventos no império.
Usado como moeda de troca entre os astecas e considerado um alimento sagrado para os incas e os maias, o cacau foi muito importante na economia da Bahia. É da sua semente, também chamada de amêndoa de cacau, que são obtidos, dentre outros produtos, o cacau em pó, os nibs de cacau e o tão amado chocolate.
No Império Inca o quéchua se transformou na língua geral para comunicação entre os povos que falavam diferentes línguas e se consolidou como língua da administração e controle, bem como para a transmissão de saberes5, por isso o conhecemos como a língua dos Incas, embora falassem as línguas puquina e aymara.