Os registros do uso do sal pelos homens remontam há cinco mil anos. Ele já era usado na Babilônia, no Egito, na China e em civilizações pré-colombianas, principalmente como moeda, como forma de conservar alimentos e para lavar, tingir e amaciar o couro.
O sal é usado como tempero desde a Pré-História, cerca 2,5 milhões de anos antes de Cristo. Primeiro, era aplicado na conservação de alimentos, pois não existia geladeira (criada apenas em 1856). O homem pré-histórico mergulhava a carne caçada na água do mar.
Inicialmente, retirava o sal da carne de caça. No período da Pré-História conhecido como Neolítico, quando começamos a nos dedicar à agricultura, surgiu a necessidade de novas fontes de sal (um tempero para os vegetais).
Assim, os sacerdotes usavam o sal estragado para derreter a neve no pátio onde se aglomeravam as pessoas. Eles retiravam diariamente o sal dos depósitos e o jogavam no chão, onde a multidão iria pisar. Por isso, Jesus declarou que esse sal para nada mais servia, senão para ser pisado pelos homens.
O sal no tempo de Jesus (como também nos nossos tempos) era usado no alimento para dar-lhe sabor e usado como adubo na terra para produzir fertilidade. O “sal” tornou-se um símbolo da “sabedoria bíblica”, que justamente era a arte de “dar sabor e fertilizar” a criação.
Quais Eram as Utilidades do Sal Nos Tempos Bíblicos? | Estudo Sobre o Sal da Terra
O que simboliza o sal na Bíblia?
Consciente da incorruptibilidade que o sal pode dar para a conservação dos alimentos, a liturgia cristã usa-o como elemento ritual de purificação e, de forma simbólica e premonitória, para indicar a pureza moral, a sabedoria espiritual, que um baptizado em Cristo deve conservar.
Celebramos o Quinto Domingo do Tempo Comum. No Evangelho, escutamos umas frases de Jesus que nos são velhas conhecidas, tão antigas, que riscam não significar muita coisa: “Vós sois o sal da terra; vós sois a luz do mundo”(cf. Mt 5,13) – diz-nos o Senhor!
No sentido que Jesus usou, podemos dizer que o sal significa graça, vivacidade e luz significa brilho, fulgor. A passagem que antecede a afirmação 'Vocês são o sal da terra.
É usado no esoterismo e bruxaria para afastar as energias ruins e os maus espíritos. O sal grosso e o sal marinho são muito usados para eliminar a energia negativa de ambientes e das pessoas. O sal tem a propriedade de atrair a os íons negativos dos ambientes e das pessoas.
Para os hebreus, o sal era um elemento purificador, símbolo da perenidade da aliança entre Deus e o povo de Israel. O ritual de batismo da Igreja Católica Romana, em que grãos de sal são colocados nos lábios dos recém-nascidos, reproduz a crença judaica no sal como purificador.
Foi no Império Romano que isso aconteceu, pois o sal era fundamental para conservar os alimentos por longos períodos. Sua importância era tão grande que ele era usado como moeda. Foi assim que surgiu a expressão em latim "salarium", que deu origem ao nosso termo "salário".
O trabalho nos tempos mais remotos da civilização era pago em proteção, abrigo ou em mercadoria, podendo ser o sal. O sal era valioso por ser uma das poucas maneiras de preservar carne. Soldados romanos eram pagos com sal em troca de seu serviço.
O SAL NA ROMA ANTIGA ERA UTILIZADO COMO MOEDA PARA COMPRAR ALIMENTOS, ROUPAS E ATÉ PARA FAZER O PAGAMENTO DE SOLDADOS. A ESSE PAGAMENTO DAVA-SE O NOME DE SALARIUM. SE VOCÊ LEMBROU DA PALAVRA SALÁRIO, LEMBROU BEM. O TERMO SALÁRIO SE ORIGINOU DA PALAVRA SALARIUM.
A denominação "ouro branco" vem de uma época quando o sal era extremamente valioso para a economia dos reinados locais. Além de ser usado como moeda, o sal conservava os alimentos.
O cristão selou com o Criador uma aliança e, por isto também, se faz sal da terra, anunciando a amigável união do Senhor com seu povo redimido. Aliás, o Antigo Testamento já falava de uma “aliança de sal”.
Em suma, o sal protege da deterioração. É claro, então, que Jesus está convidando seus discípulos a preservar a boa vontade que “tempera” as relações positivas entre as pessoas e que “protege” a comunidade de ser corrompida, “preservando” em bom estado.
O sal grosso é considerado um potente purificador de ambientes. Povos distintos usam o sal para combater o mau-olhado, e deixar a casa a salvo de energias nefastas.
Além de ser um grande aliado na cozinha na hora de temperar aos pratos, o sal também possui poderes místicos. Poucos sabem, mas ele é capaz de livrar as pessoas e os ambientes das energias negativas - entende-se por energia negativa toda vibração que prejudica a saúde física, espiritual e emocional dos indivíduos.
No Velho e no Novo Testamento, entre índios, no candomblé, o sal é elemento sagrado na história humana. O povo fala que, para se conhecer alguém, é preciso “comer um saco de sal com ele”. O sal está na memória dos povos desde a mais remota antigüidade, como símbolo de alimento, de vida, de memória.
O sal grosso é um cristal formado por duas partículas, uma positiva e outra negativa; e a combinação dessas duas partículas é responsável por proporcionar o equilíbrio energético, além disso, os cristais são capazes de emitir ondas eletromagnéticas que atuam diretamente na eliminação das energias ruins e negativas.
Ser sal da terra significa então ser a presença de Deus em meio à vida terrena. Salgar o caminho por onde passamos com o Evangelho, temperar com o amor de Deus quem nunca provou o seu sabor e ser esse fator fundamental que mesmo sem vê-lo, faz a diferença por onde passa.
Qual é a função da sal? O sal é uma substância vital para os seres humanos; nosso corpo possui sais que são regulados pelos rins e pela transpiração. O sódio está envolvido na contração muscular, incluindo os batimentos cardíacos, nos impulsos nervosos e na ingestão de proteínas.
Como podemos ser sal segundo o pedido que Jesus nos faz?
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens.
Qual o significado do sal grosso no mundo espiritual?
“Além de eliminar as energias negativas, ele também elimina as energias positivas. Então, para aproveitar as propriedades desse banho é preciso finalizar com outro banho”, afirma. O banho de sal grosso é um dos mais famosos quando se trata de afastar o mau-olhado, a inveja e as energias negativas.