Os sacerdotes levitas, toda a tribo de Levi, não terão parte nem herança em Israel; das ofertas queimadas do SENHOR e da sua herança comerão. Pelo que não terão herança no meio de seus irmãos; o SENHOR é a sua herança, como lhe tem dito.
Na verdade, os levitas do Senhor recebem porção dobrada do Espírito Santo. “As primícias da tosquia das tuas ovelhas” (Dt 18:4): a lã retirada das ovelhas, material usado na produção de roupas, nos fala das vestes de Salvação.
Quando Josué conduziu os israelitas na terra de Canaã, os levitas foram a única tribo israelita que recebeu cidades, mas não foram autorizados a ser proprietários de terra "porque o Senhor Deus de Israel é sua herança" (Deuteronômio 18:2).
― Os sacerdotes levitas e toda a tribo de Levi não terão posse nem herança em Israel. Viverão das ofertas sacrificadas para o SENHOR, preparadas no fogo, pois esta é a herança deles.
Os levitas não receberam uma terra específica, mas ganharam 48 cidades e seus arredores dentro da herança das outras tribos. Isso permitiria que os levitas continuassem seu serviço sacerdotal entre os israelitas.
Números 18 Estudo: A HERANÇA DOS LEVITAS (Bíblia Explicada)
Qual era o trabalho dos levitas?
O trabalho dos levitas era ajudar os sacerdotes, os descendentes de Arão, no serviço da casa do SENHOR. Também cuidavam dos pátios e das salas laterais, ajudavam a realizar as cerimônias de purificação e serviam na casa de Deus de várias outras maneiras.
Quando um levita era enviado à outras cidades, dentro de Israel, para ministrar em nome do Senhor, como também os levitas que ali assistiam perante Deus, porção igual à deles teriam para comer, além do seu patrimônio. [...] O sustento dos sacerdotes era fruto do dízimo de todos os habitantes de Israel.
Qual foi a única tribo que não adorou o bezerro de ouro?
Os israelitas não fizeram o bezerro de ouro por ignorância, mas por serem 'inclinados ao mal' (ver Êxodo 32:22), pois sabiam os Dez Mandamentos e haviam prometido que fariam 'todas as palavras, que o Senhor tem falado' (Êxodo 20; 24:3–4)” (Ellis T.
E era para uma refeição coletiva de congraçamento, com todos comendo à vontade, e da qual todos da cidade participavam, os levitas, os estrangeiros, os órfãos, as viúvas e os próprios produtores. No Novo Testamento, ele foi modificado, e, no passado, a Igreja até abusou dele, mas ela evoluiu muito em tudo.
À tribo de Levi, porém, Moisés não deu porção alguma de terra como herança, pois o SENHOR, o Deus de Israel, havia prometido que ele próprio seria sua herança.
Atualmente, entre os judeus ainda há descendentes de Levi. Mas os levitas já não podem realizar todas as funções descritas no Antigo Testamento porque o templo foi destruído em 70 d.C. No Novo Testamento, Jesus instituiu uma nova ordem. Agora, todo cristão é dedicado a Deus e chamado para O servir (1 Pedro 2:9).
"Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu; segundo o zelo, perseguidor da igreja; segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo.
Mas os levitas, segundo a tribo de seus pais, não foram contados entre eles, porque o SENHOR havia falado a Moisés, dizendo: “Somente não faça a contagem da tribo de Levi, nem levante o censo deles entre os filhos de Israel.
41 Todas as cidades dos levitas, no meio da herança dos filhos de Israel, foram quarenta e oito cidades e os seus arrabaldes. 42 Estavam essas cidades cada qual com os seus arrabaldes em redor delas; assim estavam todas essas cidades.
Aarão era filho de Anrão e Joquebede (Êxodo 6:20), da Tribo de Levi (1Crônicas 6:1-3). Era bisneto de Levi. Tinha uma irmã mais velha, Miriã, (Êxodo 2:4). Casou com Eliseba, filha de Aminadabe, da Tribo de Judá, que lhe deu quatro filhos, Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar.
Dízimo para os Levitas: “Quanto aos levitas, dou-lhes como patrimônio todos os dízimos de Israel pelo serviço que prestam na tenda de reunião.” (Nm 18,21) “...
Não! Dízimo é um ato de generosidade da parte dos fiéis em sinal de agradecimento a Deus por aquilo que Ele providenciou em suas vidas. É um ato de generosidade do coração humano com a providência divina.
Nominalmente, o dízimo aparece pela primeira vez na Bíblia ainda no livro do Gênesis, que abre o Antigo Testamento. No capítulo 14, quando há a narrativa de que Abraão retornou vitorioso da guerra e foi tomar a bênção de Melquisedeque, enigmática figura apresentada como "sacerdote do Deus Altíssimo".
sua herança. Os levitas não receberam terras (13.33) mas somente cidades em que podiam habitar. Dependiam dos dízimos e ofertas do povo para seu sustento, e sofriam quando o povo se descuidava da vida espiritual (Ml 1.6-10; 3.8, 9).
O pecado do bezerro de ouro ocasionou, portanto, a transferência das responsabilidades sacerdotais, inicialmente desempenhadas pelos primogênitos[1], por causa da semelhança de função, para os levitas. E depois para os descendentes de Aarão, os sacerdotes, "Cohen", que permaneceram fiéis ao monoteísmo.
— O sacerdote não deverá tocar num morto porque, se fizer isso, ficará impuro. Mas poderá tocar no cadáver do pai ou da mãe, ou de um filho, ou de um irmão, ou de uma irmã solteira.
Seu papel principal era atuar como mediadores entre o povo e Deus, facilitando os rituais de adoração, oferecendo sacrifícios e conduzindo cerimônias sagradas. Eles também eram responsáveis pela manutenção e organização do templo, além de desempenharem funções administrativas.