Qual era a ideia de Hegel sobre a beleza?

Para Hegel existe uma diferenciação fundamental entre o belo artístico e o belo natural. O belo da arte está diretamente relacionado com a pureza do espírito enquanto que o belo natural encontra-se diretamente submisso a realidade da natureza.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cursoderedacao.net

Qual a visão de Hegel sobre o Belo?

Segundo Hegel, “o belo é a Idéia enquanto unidade imediata do conceito e de sua realidade”5 e, portanto, é verdadeiro. Tal afirmação só fará sentido se tivermos em mente de modo claro o significado de cada termo ali em jogo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ufsj.edu.br

Qual a concepção estética de Hegel?

A estética para Hegel é a ciência que se ocupa do belo artístico e não do belo natural, pois o belo natural é produto do espírito (Geist), e, por ser um produto do espírito, portanto, partícipe da verdade, é superior ao que existe na natureza (Hegel, 1996).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sistemas.uft.edu.br

Qual é a idéia de Hegel?

Hegel, que para muitos é considerado o "grande aristotélico moderno", pensa o homem a partir de uma ordem necessária que o antecede, ou seja, sua possibilidade enquanto homem só é possível dentro do Estado, a pólis moderna, cuja finalidade consiste numa eticidade pelo Direito, pelo plano da normatividade 12.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em scielo.br

Qual era o pensamento de Hegel?

Georg Wilhelm Hegel pensava que a consciência deveria passar por uma série de desenvolvimentos para superar as contradições percebidas em conceitos que seriam aparentemente opostos; buscou uma interpretação racional da multiplicidade sensível, tentando enxergar no finito o que havia de absoluto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mundoeducacao.uol.com.br

Introdução à Estética — Hegel e o Fim da Arte

Qual era o objetivo de Hegel?

Principal representante do idealismo alemão, Georg Wilhelm Friedrich Hegel nasceu em 27 de agosto de 1770. Ele se empenhou em reconsiderar a relação do pensamento com o mundo externo, buscando uma forma de superar a dicotomia posta pela subjetividade moderna entre o sujeito e o objeto, entre o homem e o mundo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em fflch.usp.br

Qual a lógica de Hegel?

Resumo: Com a Lógica hegeliana propõe-se uma série de encadeamentos categoriais que expressam o próprio movimento do real. A filosofia nada mais seria senão a compreensão desse processo de auto-exposição, que significa também uma auto- apresentação do absoluto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em marilia.unesp.br

Qual a corrente filosófica de Hegel?

Hegel pode ser incluído naquilo que se chamou de Idealismo Alemão, uma espécie de movimento filosófico marcado por intensas discussões filosóficas entre pensadores de cultura alemã do final do século XVIII e início do XIX. Essas discussões tiveram por base a publicação da Crítica da Razão Pura de Immanuel Kant.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.wikipedia.org

Quais as premissas do pensamento de Hegel?

Hegel trata na sua lógica Idéia, Razão e Espírito como sinônimos. Esse primeiro momento, da Idéia, representa a interioridade e subjetividade, isto é, é a Idéia em si, ou, o ser em si. O segundo momento é a exteriorização da Idéia e a negação do primeiro momento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em scielo.org.co

Por que segundo Hegel a reflexão estética deve abandonar a idéia da beleza natural?

O que interessa a Hegel em sua investigação filosófica sobre o reino do belo é a produção de obras espirituais. Por isso, o termo estética não lhe agrada. Se o utiliza para intitular suas lições sobre arte, é porque o vocábulo já entrara em domínio acadêmico.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em repositorio.ufmg.br

O que é o belo natural?

Pode-se considerar, então, o belo natural como um momento em que a dinâmica entre natureza e história se processa, uma vez que na obra de arte a objetividade surge como um distanciamento da natureza – pois ela não é dominada – para que ela possa ser respeitada em seu ser em si.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em periodicos.ufop.br

Como Hegel pensa o ser?

Em Hegel, a relação entre ser e pensar não permanece imutável ou inalterada, como ele acusa a antiga metafísica, identificada na figura de Descartes, Leibniz e Wolff. Muito antes, ela é mediatizada pelo entendimento, que separa estas duas instâncias e as relaciona.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em opiniaofilosofica.org

Qual é o conceito da estética?

A estética é conhecida também por ser a ciência do belo, a filosofia da arte que dedica-se a estudar aquilo que é belo nas manifestações da natureza e também nas manifestações artísticas. A estética é uma área da filosofia, é portanto, um ramo filosófico que dedica-se a estudar e investigar a essência da beleza.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em querobolsa.com.br

Qual o conceito de espírito para Hegel?

Sob essa perspectiva, a ideia é caracterizada por Hegel como o conceito do Espírito, que tem efetividade. O Espírito é resultado do desenvolvimento da ideia lógica, que se pôs livremente em seu outro, a natureza, retornando a si mesma enquanto Espírito.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ibb.unesp.br

Qual a frase mais famosa de Hegel?

1. Somente os corajosos cometem erros. “Tenha a coragem de estar errado.” Provavelmente já lemos esta primeira frase de Hegel em várias ocasiões; estar errado, infelizmente, ainda é algo desaprovado pela sociedade de hoje.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em amenteemaravilhosa.com.br

Quem refutou Hegel?

Feuerbach, ao mesmo tempo que refuta o idealismo hegeliano, refuta também sua preciosa medula filosófica: a dialética de Hegel.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em marxists.org

Como explicar o pensamento hegeliano?

Este filósofo acreditava no poder do racional e, consequentemente, que tudo poderia ser explicado através de categorias reais. Tendo em vista a capacidade de se compreender todas as coisas e ordená-las através de categorias, Hegel tinha o objetivo de reduzir a realidade em uma unidade que fosse sintética.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em infoescola.com

Qual é a teoria de Hegel?

A síntese de Hegel: Tudo no universo oscila indefinidamente de uma tese para uma antítese, de que resulta uma síntese (processo que Hegel denomina de dialética). A síntese, porém, pode ser contestada por uma antítese, e assim o processo continua, perpetuamente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que diz a teoria de Hegel?

Segundo Hegel, a filosofia sempre é pertinente na medida em que se manifesta sobre o que é fundamental para o homem, isto é, sobre sua vida com as questões que lhe dizem respeito. Para tanto, a filosofia deve assumir o homem como seu objeto de consideração.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em scielo.br

Qual a crítica de Hegel?

Para Hegel, o esforço da filosofia está em unir o que está à parte, ou seja, um esforço para unir opostos, e isso é melhor identificado em sua crítica ao dualismo kantiano e sua separação entre sujeito e objeto, e entre fenômeno e coisa em si.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ibb.unesp.br

Como a filosofia enxerga Deus?

De acordo com o conceito filosófico Deus é espírito, concreto; e se indagarmos mais de perto o que seria o espírito, então o conceito fundamental de espírito seria aquele desenvolvido em toda a doutrina religiosa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em periodicos.ufjf.br

O que é a liberdade para Hegel?

Para Hegel, a liberdade está na política, no Estado, sociedade política consubstanciada como a síntese da dialética, visto que o Estado se configura como a melhor manifestação do Espírito absoluto, entidade essencialmente ontológica.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em dialnet.unirioja.es

Qual era o ponto de partida da filosofia de Hegel?

O ponto de partida da filosofia de Hegel é a identidade do pensamento (consciência) e do ser, essa identidade é a unidade concreta substancial do mundo. O pensamento absoluto objetivo é a força motriz de todas as coisas e atua como uma ideia absoluta que está se desenvolvendo continuamente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em monografias.brasilescola.uol.com.br