Jeremias 21–38.Jeremias prega durante o reinado de Zedequias e profetiza que a Babilônia conquistará Jerusalém e que os que sobreviverem e forem levados para a Babilônia viverão em cativeiro por 70 anos. Ele também profetiza que, nos últimos dias, o Messias voltará, reinará e coligará Seu povo.
Durante o reinado do rei Josias, Deus chamou Jeremias, explicou a ele que havia sido preordenado a ser profeta para as nações do mundo e pregar arrependimento ao reino de Judá, ao sul. O povo havia rejeitado o Senhor e estava adorando a outros deuses.
Qual era a função de Jeremias antes de ser profeta?
Jeremias era pesquisador e historiador, além de profeta. Acredita-se que tenha sido ele o autor do livro que leva seu nome e possivelmente os dois livros de Reis (tenha escrito adicionando-lhe relativos dados por Natã e Gade (I Crônicas 29:29) e outros escritores.
Arrancar e destruir, construir e plantar: a vocação de Jeremias. Convido o leitor para uma viagem ao passado. Uma volta, no tempo, de uns 2600 anos. Primeira parada: Jerusalém, ano 605 a.C.
Quantos anos tinha Jeremias quando foi chamado para ser profeta?
Jeremias nasceu em uma família de sacerdotes e pregou ao reino do sul (Judá) por aproximadamente 40 anos, e “pregou contra a idolatria e a imoralidade” (Guia para Estudo das Escrituras, “Jeremias”).
Quanto tempo durou o Ministério do profeta Jeremias?
Jeremias nasceu de uma família de sacerdotes e pregou ao reino de Judá por aproximadamente 40 anos, “pregando contra a idolatria e a imoralidade” (Bible Dictionary na Bíblia SUD em inglês, “Jeremiah”).
Por que Deus proibiu Jeremias de casar e ter filhos?
Jeremias não casou, por intencionalidade de, com isso, ser uma ilustração viva. A vida solitária dele anunciava a desolação e a esterilidade espirituais e até físicas também que iriam reinar no reino de Judá. O estilo de vida dele era a parte ilustrativa da própria mensagem que ele pregava.
Um de seus grandes problemas era com os sacerdotes do templo. Por combater as injustiças contra o povo, teve uma vida de forte resistência e de perseguição por parte dos adversários, as cinco confissões revelam muito bem isso. O texto do livro de Jeremias está mesclado em várias etapas de sua vida.
Assim, aprendemos que é necessário assumir um compromisso com a história, e não negá-la. Jeremias fazia do cotidiano o lugar preferencial do encontro com Deus. Para ele, a construção de um melhor relacionamento com Deus passava pela maneira como as pessoas se relacionavam umas com as outras.
Ele foi, portanto, um homem corajoso, que fez a vontade de Deus e que sofreu profundamente em virtude disso. Porém, Jeremias se mantinha firme, apesar de toda a oposição e perseguição, pois “fazia a vontade de Deus e não a do povo”.
“Virá o dia, diz o SENHOR, em que farei por Israel e por Judá todo o bem que lhes prometi. “Naquele dia e naquele tempo, levantarei um Renovo, um descendente justo da linhagem do rei Davi. Ele fará o que é justo e certo em toda a terra. Nesse dia, Judá será salvo, e Jerusalém viverá em segurança.
Jeremias fala contra a idolatria, o adultério e os sacrifícios de crianças que correm soltos em Jerusalém. Os judeus conspiram para matá-lo, mas Deus o mantém seguro.
O profeta Jeremias nasce por volta de 650 AC, em Anatot, perto de Jerusalém. Exerceu sua missão profética entre 625 e 585. Profetizou durante o período conturbado que viveu Judá, quando foi invadido pelos babilônios. Portanto, ele presenciou a derrocada do Reino do Sul.
Jeremias anuncia que Deus irá julgar os pecados de Israel com um exílio para a Babilônia. E então, ele vive os horrores das suas previsões. Assista o nosso vídeo com a visão geral de Jeremias que explica o conceito literário do livro e as suas ideias principais.
Jeremias foi um profeta sensível ao sofrimento de seu povo, mas incompreendido por causa de sua visão além do tempo. Homem de profunda piedade e de crise, optou por não se casar para dedicar-se ao profetismo, entre os anos de 626 e 587 a.E.C., em Jerusalém.
Deus então passou a explicar que Jeremias deveria permanecer solteiro por que um destino horrível aguardava todos os pais e crianças daquela terra: “Eles morrerão de doenças graves; ninguém pranteará por eles; não serão sepultados, mas servirão de esterco para o solo.
O que o livro de Jeremias nos ensina nos dias de hoje?
Jeremias nos ensina que os seres humanos são rebeldes contra Deus. Como violadores da aliança, eles não ficarão impunes. Mas Jeremias não para com o julgamento. Ele declara que Deus não rompeu com seu povo e ainda decidiu fazer uma nova aliança com eles.
Quantos anos tinha Jeremias Quando o senhor falou com ele?
Jeremias foi um profeta que viveu durante um período conturbado no Reino do Sul de Judá. Nascido em Anatote e criado em um ambiente de idolatria e apostasia, ele foi chamado por Deus para ser profeta aos 13 anos de idade, mesmo resistindo devido à sua juventude e falta de confiança.
A famosa profecia de 70 anos de cativeiro se encontra no capítulo 25. Capítulos 26 a 45 relatam vários episódios importantes na vida de Jeremias, ao mesmo tempo mostrando o que acontecia com o povo de Judá durante algumas décadas da vida do profeta.
Eis um dos textos chaves deste livro: Jeremias 7:23-24. Como ele é útil ainda hoje para as nossas vidas! "Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e andai em todo o caminho que eu te mandar, para que você vá bem".
Quem foi a pessoa que começou a escrever o livro de Jeremias?
Acredita-se que o livro tenha começado a ser escrito por volta de 605 a.C., quando Jeremias, preso, começa a ditá-lo a seu secretário Baruc (36:1.2.4), no quarto ano do reinado de Jeoaquim, quando iniciou-se efetivamente o ministério do profeta, e Deus teria lhe ordenado que escrevesse suas experiências num rolo.