Simão Pedro, atraído pelo olhar de Jesus deixou tudo para segui-lo e se tornar pescador de homens. “Eu vos farei pescadores de homens” (Lc 5, 10). A ele também foi deixada a missão de cuidar do rebanho: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” (Mt 16,18).
Pedro foi considerado como um dos pilares da primeira Igreja, juntamente com Tiago e João. Após a crucificação e ressurreição de Cristo, Pedro começou a pregar sua própria versão dos ensinamentos a todos os que ele encontrava. Ele começou a assumir a posição de líder e reuniu um grupo de seguidores.
O ministério de Pedro é caracterizado por milagres e curas, que são realizados pelo poder de Deus em resposta à sua pregação. No capítulo 3 de Atos, Pedro cura um homem que era coxo de nascença na porta do templo. O milagre atrai uma grande multidão, e Pedro usa a oportunidade para pregar sobre a salvação em Jesus.
E hoje o escolhido é justamente o nosso querido Pedro! Sobre a rápida biografia que recordamos de Pedro, faltou dizer que ele era do tipo impulsivo: fala – e faz – o que vem à cabeça.
O que podemos aprender com a história de Pedro na Bíblia?
Pedro incentivou os santos a estarem sempre prontos para testificar de Jesus Cristo e a viverem em retidão para que conseguissem eliminar as falsas acusações feitas contra eles. Ele ensinou que Jesus Cristo pregou o evangelho no mundo espiritual após Sua morte.
O Papa Francisco explicou, durante a homilia da Missa celebrada na Casa Santa Marta, os motivos pelos quais Jesus escolheu São Pedro como o primeiro Papa da Igreja, uma decisão que poderia parecer contraditória, levando em consideração que alguns dias antes da sua eleição o havia negado.
Ao dizer isso, Jesus estava dando a entender de que modo Pedro ia morrer e assim fazer com que Deus fosse louvado. Então Jesus disse a Pedro: — Venha comigo! Então Pedro virou para trás e viu que o discípulo que Jesus amava vinha atrás dele.
A comunidade de Roma foi fundada pelos apóstolos Pedro e Paulo e é considerada a única comunidade cristã do mundo fundada por mais de um apóstolo e a única do Ocidente instituída por um deles.
Quando Jesus deu a São Pedro a missão de ser líder da Igreja, disse a ele: tu és pedra, e sobre essa pedra edificarei a minha igreja. Pedro era um homem simples, extrovertido, falava sem pensar. Por outro lado, estava acostumado às dificuldades da vida de pescador.
Pedro é frequentemente descrito como um homem de temperamento explosivo e impulsivo. Ele era alguém que duvidava das coisas, frequentemente fazendo perguntas difíceis e, às vezes, agindo sem pensar.
Qual o motivo disso? Foi em razão da expectativa errônea de Pedro que veio à tona na ocasião em que Jesus ensinava a respeito da Sua morte, e Pedro expôs a sua falta de entendimento: "E isto Jesus expunha claramente.
Visão de Pedro de uma toalha com animais é um episódio do Novo Testamento relatado em Atos 10:9–16 no qual Simão Pedro, com fome depois de orar, tem uma visão de uma toalha repleta de diferentes animais sendo baixada do céu.
Pedro era uma pessoa de confiança para Jesus. Com humildade faz o pedido a Jesus para lavar não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça! Era um ser-humano com todas as dimensões, mas tinha fé no Messias, no Salvador Prometido e era verdadeiro.
Ele diz que Jesus não é apenas um mestre, não é apenas um profeta, mas é o Filho de Deus, em um relação muito intensa com Deus, que podemos expressar com a metáfora pai-filho.
O Senhor o escolheu para portar as chaves do reino na Terra (Mateus 16:13–18). (…) Pedro foi o principal dos apóstolos de sua época” (Guia para Estudo das Escrituras, “Pedro”, scriptures.LDS.org). Os escritos de Pedro demonstram seu crescimento — de simples pescador a extraordinário apóstolo.
Com Pedro, aprendemos que a fé em Cristo Jesus é algo que vai crescendo no dia a dia. A partir do momento em que vamos conhecendo melhor quem é Jesus, nossa confiança nEle vai se consolidando cada vez mais e com isso vamos amadurecendo como cristãos.
A promessa de Cristo que de que Pedro seria a Rocha sobre a qual a Igreja seria construída se concretiza ao pedir-lhe “apascenta minhas ovelhas”. Depois de Pentecostes, Pedro, fortalecido pelo Espírito Santo, reunia multidões em suas pregações.
Qual foi o primeiro milagre que Pedro viu Jesus fazer?
No início, integra Matias ao colégio dos Apóstolos para substituir Judas, depois faz o primeiro discurso no dia de Pentecostes, convertendo três mil pessoas e finalmente realiza o primeiro milagre, curando o homem coxo.
Se para Marcos, Jesus anuncia que Pedro o negará três vezes antes do galo cantar duas vezes, para Mateus (26, 34), como ficou referido, Jesus anuncia que Pedro o negará três vezes e depois o galo cantará.
Porque Pedro pediu para ser crucificado de cabeça para baixo?
Conta-se que ele pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, para não igualar-se a Jesus. No local onde foi sepultado, segundo a tradição, ergueu-se a basílica do Vaticano, mas as escavações feitas no local não são conclusivas quanto ao fato de ali ser ou não o túmulo do santo.
Pedro proclamou que Jesus é o “Senhor e Cristo” (Atos 2:36) e convidou as pessoas a se arrepender, ser batizadas e receber o dom do Espírito Santo. Cerca de 3 mil pessoas foram convertidas e batizadas naquele dia e continuaram fiéis na Igreja.