Qual era a personalidade de Mateus discípulo de Jesus?
Mateus: Com um perfil comunicador, tinha bons relacionamentos, foi um grande contribuinte financeiro do grupo pela sua generosidade, tinha qualidades de manter com facilidade uma comunicação harmoniosa com todos, buscava a aceitação social e tinha o reconhecimento dos demais.
São Mateus é identificado com o apelido de “publicano”, termo carregado de consequências negativas e socialmente relevantes. O desprezo pelos cobradores de impostos, no tempo de Jesus, estava muito enraizado: eram cobradores de impostos, e não se odeia alguém só porque trabalha no que hoje chamamos de finanças.
A série The Chosen, que traz a história de Jesus, tem a representação do discípulo Mateus como autista, interpretado pelo ator Paras Patel. O criador, diretor e roteirista da série, Dallas Jenkins, tem uma filha autista e, por isso, quis retratar Mateus.
Quem foi Mateus na Bíblia (estudo bíblico) | # 111
Qual problema Mateus tinha?
O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado por padrões de comportamentos repetitivos e dificuldade na interação social, que afeta o desenvolvimento da pessoa com autismo. A Produção de The Chosen revelou o porquê Mateus é retratado autista na série.
O personagem Mateus, interpretado pelo ator Paras Patel, discípulo de Jesus e ex-cobrador de impostos é autista. Em uma entrevista a equipe de produção de The Chosen explicou por que o personagem de Mateus é retratado como autista na série.
Na terça-feira (2), Dia Mundial da Conscientização do Autismo, o perfil da série no Instagram explicou que ilustrar Mateus autista veio a partir de uma análise do comportamento do apóstolo de acordo com a Bíblia. Além disso, o diretor e roteirista Dallas Jenkins tem uma filha autista e conhece bem o espectro.
Lucas Evangelista viveu no século I da era cristã. De pagão, converteu-se a cristão através do apóstolo Paulo. Escreveu, depois de Mateus e Marcos, o terceiro Evangelho de Jesus Cristo. Exerceu a profissão de médico, conforme se lê no novo testamento da Bíblia Sagrada em Colossenses, capítulo 4, versículo 14.
Evangelhos. Os Evangelhos de Marcos e de Mateus também mencionam Tiago como sendo irmão de Jesus, em Mateus 13:55–56 e em Marcos 6:3, os nomes dos quatro "irmãos" de Jesus estão listados, com Tiago aparecendo primeiro.
O apóstolo Paulo era colérico. Foi um grande perseguidor da Igreja Primitiva antes de ser salvo. Mais tarde, foi implacável em pregar o Evangelho por todos os lugares que visitou.
Mateus foi um dos doze apóstolos de Cristo e o primeiro dos quatro evangelistas. Antes de sua conversão, era o mais rico e o mais inteligente de todos eles. Escreveu o relato das pregações de Cristo por volta dos anos 50 d.C na língua siro-chaldaico.
Ambicioso, perseverante e disciplinado. Pode ter tendência para se isolar e para colocar a fasquia muito alta nas expectativas que coloca para si e para os demais. É um conformista, com génio suave e propenso a crises de melancolia.
Mateus, também conhecido como Levi, o filho de Alfeu, é o autor desse livro. Ele era publicano, ou coletor de impostos, antes de sua vida mudar para sempre quando atendeu ao convite de Jesus Cristo de segui-Lo.
Ele queria uma nova vida que só Jesus poderia oferecer. Ele era tão especial para Jesus, que além de ter sido chamado para ser seu discípulo, posteriormente foi escolhido para ser apóstolo (Lucas 6:15).
Depois da morte e ressurreição de Jesus, os apóstolos espalharam-se pelo mundo e Mateus foi para a Arábia e a Pérsia para evangelizar aqueles povos. Porém foi vítima de uma grande perseguição por parte dos sacerdotes locais, que mandaram arrancar-lhe os olhos e o encarceraram para depois ser sacrificado aos deuses.
Num dos episódios de The Chosen, pergunta-se a Tiago por que Jesus não o curou de sua deficiência. Ross disse que a cena mostra “a luta de seu personagem pela propria aceitação e contra suas inseguranças”, o que o levaria a “se dar conta de que nem todo mundo precisa ser curado.”
Você sabia desta curiosidade? Achei fantástico, porque além de fazer sentido, Mateus realmente pode ter sido autista, isso nos mostra o quão diferente eram os 12 discípulos.
Elias sentiu-se profundamente deprimido, mesmo depois de uma vitória sobre os profetas de Baal. Por causa do desgaste emocional durante a batalha, ele se deprimiu diante de uma simples ameaça de Jezabel. Ele se sentiu tão angustiado que chegou a pedir a morte para si mesmo, ou seja, chegou ao fundo do poço.
Tiago aqui é retratado com uma deficiência na perna. E Jesus o convocou para uma missão de curar pessoas, deu este dom à ele. Então, Tiago questiona Jesus porque até agora Ele não o curou e como ele poderia curar outras pessoas sendo que ele mesmo não tinha sido curado.