Ele ensinou a Timóteo quais eram os deveres dos bispos e diáconos, e quais as qualificações necessárias para que esses cargos fossem ocupados. Além disso, Paulo falou com profunda gratidão do quanto Jesus Cristo foi misericordioso com ele por ocasião de sua conversão.
Quais são as três metáforas de Paulo para ensinar Timóteo?
Paulo testifica que foi chamado por Jesus Cristo para pregar o evangelho (ver 2 Timóteo 1:11). 2 Timóteo 2 Paulo emprega as metáforas do soldado, do atleta vitorioso e do lavrador trabalhador para ilustrar a necessidade de enfrentar dificuldades para receber a glória eterna.
Paulo então chamou Timóteo para zelar pela Igreja e ajudar a restaurar a fé dos santos de Éfeso. Ele escreveu essa epístola a Timóteo da Macedônia, para incentivá-lo e fortalecê-lo em seu chamado.
Propagou o evangelho de Jesus crucificado e ressuscitado para lugares distantes, como a Ásia Menor, Grécia e até Roma. Seu trabalho na evangelização e construção das comunidades é tão grande que muitos estudiosos lhe atribuem o título de um dos fundadores do cristianismo.
Como apóstolo, Paulo foi testemunha de Jesus Cristo e de Seu poder redentor. “O tema principal de todos os seus escritos é como Jesus Cristo redimiu o mundo e como os santos podem desfrutar as bênçãos de Sua Expiação.”
Timóteo recebeu um dom espiritual pela imposição das mãos do apóstolo Paulo (veja Atos 8:18), e precisa usá-lo sem medo e de acordo com o poder, amor e moderação de Deus (1:6-7).
Qual é o objetivo principal da segunda carta do apóstolo Paulo a Timóteo?
A Segunda Epístola de Paulo a Timóteo dá ênfase ao poder que advém de termos um testemunho de Jesus Cristo (ver 2 Timóteo 1:7–8). Ela também contém uma profecia sobre os “tempos trabalhosos” que aconteceriam tanto na época de Paulo e Timóteo como nos últimos dias (ver 2 Timóteo 3:1–7).
Porque Paulo mandou Timóteo tomar um pouco de vinho?
Paulo orientou Timóteo a tomar um pouco de vinho por causa de seu estômago e de suas frequentes enfermidades, porém se tratava de suco de uva não fermentado. Ele não aconselharia Timóteo a usar o que o Senhor havia proibido” (Signs of the Times, 6 de setembro de 1899, 2º parágrafo).
Qual é a principal exortação de Paulo a Timóteo na carta?
Próximo de seu martírio, Paulo deseja rever Timóteo e o exorta a manter-se perseverante, mesmo que para isso seja necessário sofrer por causa do Evangelho.
Qual era o objetivo do apóstolo Paulo com suas cartas?
Lutou muito para difundir o cristianismo à luz dos ensinos de Jesus. A igreja cresceu, surgiram problemas e Deus o usou para ajudar os crentes a prosseguirem na fé. Escreveu várias cartas que foram direcionadas às necessidades das igrejas daquela época que se refletem também nas igrejas de hoje.
Os estudiosos da Bíblia concordam que ela foi escrita pelo apóstolo Paulo aos romanos para explicar como a salvação é oferecida por meio do Evangelho de Jesus Cristo. É a primeira e a mais longa das Epístolas Paulinas, e é considerada a epístola com o "mais importante legado teológico".
Paulo define a aflição do pecado que acontece a toda a humanidade e ensina que a solução de Deus para esse problema a todas as pessoas é a Expiação de Jesus Cristo. Por meio da aceitação fiel da Expiação de Jesus Cristo, toda a humanidade pode ser justificada (perdoada) e receber a salvação.
O que motivou Paulo? Apesar dos espancamentos e das prisões injustas, Paulo escreveu: “Já aprendi a contentar-me com o que tenho” (Filipenses 4:11). Ele tudo suportou devido à sua profunda esperança e confiança em Jesus Cristo.
Antes de sua conversão, Paulo, então conhecido como Saulo, era um fariseu "observador da lei", que "intensamente perseguiu" os seguidores de Jesus. Alguns estudiosos afirmam que, segundo a Epístola aos Gálatas, Paulo era um zelota.
Qual era o objetivo missionário do apóstolo Paulo?
At 13-20). Paulo em sua missão se dirigia aos grandes centros urbanos. Aí buscava pessoas da periferia, inicialmente aos judeus. Após ter a rejeição dos judeus e conflitos com estes passou anunciar o evangelho aos pagãos, isto é aos helenistas.
Quando São Paulo passou por aqueles lugares, no início da sua segunda visita missionária, escolheu Timóteo como companheiro de viagem, por que “ele era muito estimado pelos irmãos de Listra e Icônio” (At 16,2), mas o fez circuncidar “por causa dos Judeus que viviam naquela região” (At 16,3).
Conta-nos a tradição que, no ano de 95, o santo havia sido atingido por pagãos resistentes à Boa Nova do Senhor e, por isso, martirizado. São Timóteo, homem de oração, um apóstolo de entrega total a Jesus Cristo. Viveu a fé em família, mas também propagou a fé para que todos conhecessem Deus que é paz.
No texto em análise, Paulo aconselha Timóteo a não seguir bebendo somente água; mas a tomar também um pouco de vinho, por causa do seu estômago e das suas frequentes enfermidades [astheneia].